ARENA Creative/Shutterstock Saber controlar a raiva é o primeiro passo para aprender a usá-la a seu favor

Você sabe como controlar a raiva? Com que frequência você tem este tipo de rompante? Já parou para avaliar como isso prejudica suas relações de trabalho e pessoais? Começo fazendo estes questionamentos porque quando não controlada adequadamente, a raiva pode causar sérios prejuízos à nossa vida e carreira.

Pessoas com este perfil geralmente explodem quando qualquer coisa não sai como o desejado. No trabalho, as vemos representadas por colegas e chefes impacientes e intolerantes aos erros. Em âmbito pessoal e social; os raivosos são aqueles que sempre brigam no trânsito e, que ao menor sinal, já estão prontos para armar alguma confusão.

Os Perigos da Raiva

Os efeitos deste descontrole emocional são realmente desastrosos. Costumam se refletir em pessoas difíceis de lidar, inflexíveis, resistentes a mudanças e com sérios problemas no relacionamento interpessoal.

Porém, este excesso de raiva não vem do nada. Muitas vezes, ele é proveniente de uma educação rígida, violenta, sem limites; que resulta numa incapacidade da pessoa em lidar com frustrações ou ser contrariada.

Entretanto, como bem sabemos, não é reagindo de forma violenta e agressiva que poderemos resolver nossos problemas. Esta postura opressora apenas causa medo e afasta as pessoas e as oportunidades à nossa volta.

Por isso, é importante, o quanto antes, buscar auxílio especializado para identificar as causas de tanta raiva e impulsividade. Na prática, isso representa buscar meios efetivos para controlar ou mesmo para eliminar estes comportamentos tão nocivos.

Use a Raiva a Seu Favor

PSC

Muitos atletas dizem que antes das competições, foi à “raiva do adversário” e sua gana de vencer que os ajudou a conquistar grandes resultados. Este mesmo método também pode ser aplicado para catalisar a raiva que sentimos de pessoas e situações; numa força interior para vencer nossas dificuldades pessoais e profissionais e ir além.

Se por exemplo, um colega ou gestor dizem que você não é capaz de fazer determinada demanda, que tal, ao invés de ficar triste ou responder de maneira agressiva, fazer destas palavras motivação para superar suas limitações e mostrar que você é plenamente capaz? Ou então, ao invés de fechar quem lhe fechou no trânsito, fazer o oposto e tratar as pessoas com mais gentileza?

Tudo depende do ângulo que você se coloca na questão e da sua capacidade de controlar seu ímpeto raivoso. Entretanto, para desenvolver maior controle emocional você precisa estar atento aos seus comportamentos e sempre respirar e tentar fazer diferente.

Então, não deixe que a raiva controle sua vida. Pelo contrário, use-a para potencializar seus resultados e mostrar o quanto você é ser humano extraordinário! Permita-se!