equipe de mãos unidas

Konstantin Chagin / Shutterstock Para ter uma equipe coesa e de alta performance, é necessário que o gestor saiba exatamente qual perfil de profissional deve ser contratado.

Em tempos de crise, é essencial que as empresas contem com líderes e equipes assertivos. Para isso, é necessário recrutar e selecionar os melhores profissionais do mercado e trazer estes talentos para a organização, aumentando as chances de alcançar o sucesso e os bons resultados.

Na prática, formar uma equipe de alta performance é o objetivo de todo gestor com visão de futuro. Pensando estrategicamente, todo bom líder sabe que dispor dos profissionais certos melhora progressivamente o desempenho do grupo como um todo.

Contratando com assertividade

Para ter uma equipe coesa, é necessário que o gestor saiba exatamente qual perfil de profissional deve ser contratado. Esta compatibilidade entre o que a empresa deseja e as qualidades e aptidões do candidato é fundamental para alinhar os objetivos e alcançar o sucesso almejado.

Processos de seleção feitos sem foco específico acabam desperdiçando tempo e o dinheiro da empresa.

O que os profissionais querem?

Grandes talentos não estão em busca apenas de um salário. Eles querem muito mais: que as empresas valorizem suas competências e ofereçam oportunidades reais de ascensão profissional e pessoal. Confira algumas das principais ambições dos talentosos:

Plano de carreira

PSC

Empresas que oferecem planos de carreira são consideradas mais sólidas e atraentes. Por isso, os profissionais preferem locais que oferecem projeção de crescimento e que sejam condizentes com sua visão de futuro.

Pacote de benefícios

Plano de saúde, seguro de vida, vale–alimentação/transporte, auxílio–creche e bolsa de estudos são alguns dos benefícios que os profissionais esperam encontrar nas empresas.

Investimentos em capacitação

Empresas que investem em seus colaboradores são bem vistas e disputadas pelos profissionais. Cursos internos e externos, congressos e programas de atualização são alguns atrativos para os talentos.

Reconhecimento profissional

Para os talentos, não basta apenas trabalhar em uma boa empresa: é preciso ser reconhecido por seus feitos, projetos e demandas executadas com excelência. Isso é essencial para manter o profissional motivado e disposto a superar novos desafios.

Lideranças preparadas

Profissionais talentosos esperam que seus líderes tenham postura correta e capacitação técnica, intelectual e emocional, além de disponibilidade para compartilhar seus conhecimentos e experiências.

Coaching

Processos de Coaching são considerados um diferencial para reter talentos. Isso porque a metodologia proporciona o desenvolvimento rápido e assertivo de competências e habilidades.

Cargos de Liderança

Muitos profissionais desejam alcançar postos de gestão, e empresas que oferecem a oportunidade de chegar à liderança são mais muito bem vistas.

Retorno financeiro

Profissionais de alta perfomance também buscam salários compatíveis com suas responsabilidades, funções desempenhadas e cargos.

Quer formar ou fazer parte de uma equipe de alta perfomance? Faça a Formação Professional & Self Coaching e torne-se o profissional que o mercado deseja.