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Como Conduzir Dinâmicas de Grupo para Seleção de Emprego?

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Monkey Business Images/Shutterstock As dinâmicas de seleção são importantes e representam uma etapa decisiva da entrevista de emprego

Se você está empregado ou mesmo procurando um novo trabalho, com certeza, já passou ou tem passado pelas famosas dinâmicas de grupo para seleção de emprego. Esta é uma ferramenta muito usada pelos selecionadores nas empresas para avaliar diversos aspectos comportamentais nos candidatos e também o tema deste artigo.

As dinâmicas são uma parte importante da entrevista de emprego, pois é neste momento que as competências práticas, técnicas e emocionais, são colocadas à prova e identificadas. Comunicação; liderança; trabalho em equipe; tomada de decisão; visão estratégica, resolução de conflitos: são alguns dos quesitos avaliados. Por isso, os profissionais devem se preparar para este momento decisivo do processo seletivo e para corresponder com o esperado.

Condução de dinâmicas de grupo para seleção de emprego

Geralmente quem aplica as dinâmicas de grupo para seleção de emprego é um profissional de Recursos Humanos destacado para esta função. Antes, entretanto, ele deve definir quais serão os materiais utilizados, os métodos aplicados e quais ferramentas o recrutador irá utilizar.

Serão dinâmicas escritas, orais ou com a participação integrada de todos? Terão que desenhar; escrever ou terão de encenar situações; desvendar um dilema ou resolver uma questão?

Para isso, o selecionador deve reunir os candidatos num local adequado, explicar-lhes como se chama à dinâmica, o modo de fazer e o tempo dado. Caso necessário também será necessário dividir o grupo e dar tarefas individuais, para que cada um possa demonstrar como age em determinada situação e, se realmente tem as competências que a empresa está buscando naquele momento.

È muito importante também que o profissional do RH, antes de conduzir à dinâmica, observe como estão os nervos do grupo e busque deixá-lo o mais tranquilo e calmo possível.  Ter esta sensibilidade é essencial para que os profissionais sintam-se mais à vontade e seguros para mostrar o que sabem fazer e como agem nas situações apresentadas.

Como sair-se bem em dinâmicas de grupo para seleção de emprego

De modo geral, nesta fase da entrevista de emprego, os candidatos naturalmente vão mostrando seu perfil comportamental e dinamizando o processo. Os líderes sempre tomam à frente e chamam a responsabilidade para si. Os mais experientes demonstram mais estratégia e tato para resolver os problemas apresentados. Os mais jovens e menos tímidos, mesmo sendo mais inexperientes, demonstram boa vontade e sempre tentam ajudar de algum modo. Os com perfil mais analista, embora não gostem de se envolver diretamente, observam e sempre sugerem boas alternativas e assim por diante.

Tendo bem definidos os objetivos das dinâmicas de grupo para seleção de emprego, fica mais fácil reconhecer os candidatos que se destacam mais e aqueles que se mostram menos.  Algumas empresas após fazerem esta seletiva já dizem quais sãos os aprovados para a próxima fase e os que não foram. Pode haver outras dinâmicas depois ou mesmo a entrevista direta com o gestor da área, que irá avaliar e decidir qual profissional será admitido em sua equipe.

O certo é que sair-se bem nesta avaliação em grupo é muito importante para deixar uma boa impressão e aumentar suas chances de ser contratado. Fique atento, ouça bem todas as orientações dos recrutadores, deixa a timidez de lado, tenha boas atitudes e demonstre o seu melhor. Boa sorte!

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