Coaching Financeiro

Alliance/Shutterstock O Coaching Financeiro ajuda a pessoa a organizar suas finanças, mudar seu mindset e a administrar melhor o seu dinheiro

Antes de falar sobre Coaching Financeiro, quero mostrar um estudo realizado pela Serasa Experian, que revelou que no início de 2016, mais de 59 milhões de brasileiros estavam com suas contas atrasadas, ou seja, inadimplentes na praça. Este número altíssimo de pessoas devendo, se deve, em grande parte, a alta no desemprego, fator presente na vida de 26% dos devedores do país.

Além disso, segundo a mesma pesquisa, o descontrole financeiro é outro fator que tem impactado negativamente as contas do brasileiro, sendo o motivo para que 17% das pessoas estejam com déficit em suas contas. Outros 7% afirmam que tanto “empréstimos do nome para terceiros” como o esquecimento de pagar suas contas; são dois outros motivos para entrarem no vermelho.

Portanto, não é apenas o cenário econômico que afeta as finanças, mas também os comportamentos adotados pela população em relação ao dinheiro. Porém, se as questões do desemprego estão além do nosso alcance, aprender a administrar melhor os recursos que temos, está sim, em nossas mãos.

Coaching Financeiro – Benefícios e Vantagens

O Coaching Financeiro é uma modalidade do Coaching voltada para a estruturação, organização e mudança financeira dos indivíduos. A metodologia oferece a pessoa oportunidade de identificar os comportamentos negativos em relação ao dinheiro e trabalhar de forma assertiva para eliminar as dificuldades de gestão dos seus ganhos mensais.

Para isso, o coachee (cliente) recebe todo o suporte necessário para trabalhar os aspectos que prejudicam sua saúde financeira e para elaborar planos de ações que permitam reverter esta situação no menor tempo possível. Para isso, o primeiro passo é entender como é o mindset da pessoa, o que ela pensa sobre o dinheiro, sobre pagar as contas em dia, quanto ganha e, especialmente o quanto gasta.

Se, por exemplo, o cliente alimenta a crença de que viver apenas o “hoje” é o seu lema de vida e, por isso, gasta tudo sem se preocupar com o futuro, logicamente ela não terá economias e pode afundar-se em dívidas. Do mesmo modo, se o indivíduo usa o cartão de crédito para comprar tudo, mas nunca paga integralmente sua fatura, os juros vão acabar engolindo todo seu dinheiro.

Mude seu Mindset. Mude seus Comportamentos Financeiros!

PSC

O Coaching Financeiro, com suas técnicas, métodos e ferramentas, abre a possibilidade para o coachee repensar seus comportamentos e, especialmente, para modificá-los efetivamente. Esta transformação começa pela forma como a pessoa pensa o dinheiro e investe seus recursos e carece de muito foco, comprometimento e determinação para se tornar duradoura e positiva.

Quando fazemos uma gestão financeira de forma correta, sempre estamos no azul e não fazemos compras impensadas. Por outro lado, quando não temos uma administração efetiva do nosso salário, o dinheiro nunca é suficiente para pagar as contas, fazer economias ou investimentos e ter mais qualidade de vida, pois se há um tema que nos tira a paz, com certeza, é a falta de recursos.

O Coaching Financeiro além de trabalhar na mudança efetiva de crenças, incentiva também a mudança dos comportamentos. Para tudo isso, mostra os prejuízos causados pela falta de organização, bem como as vantagens de fazer um controle financeiro melhor. Além disso, apresenta modelos de gestão eficientes, a exemplo das planilhas de orçamento, que nos ajudam a listar todas as entradas e saídas de dinheiro e fazer um mapeamento completo de suas finanças pessoais.

Quer desenvolver novos comportamentos, potencializar seus resultados e também aprender a controlar melhor seu dinheiro de forma rápida, planejada e assertiva? Invista no Professional & Self Coaching – PSC e obtenha os recursos do Coaching para ter a vida que você sonha e merece ter.