A virtude da perseverança consiste na determinação para persistir até alcançar aquilo que objetivamos para a nossa vida. Inclui terminar uma tarefa, seguir focado (apesar das dificuldades) e persistir, com satisfação, até concluir cada ação. Ser perseverante envolve, ainda, alimentar a automotivação, mes­mo diante de forças contrárias. É a firmeza para seguir em frente e eliminar sabotadores, como: tédio, aborrecimentos, frustrações, inseguranças e dificuldades, sem desistir.

Estudos mostram que as pessoas persistentes, quando acredi­tam que terão sucesso, costumam seguir firmes em prol dos seus objetivos, independentemente de serem tarefas fáceis ou difíceis. Pessoas determinadas têm também mais autocontrole e, por isso, tendem a atribuir a razão dos seus fracassos à falta de esforço, e não a má sorte, criando, assim, uma maior sensação de controle pessoal.

Neste artigo, você vai compreender melhor os benefícios de ser perseverante e os meios pelos quais podemos e devemos desenvolver essa virtude no dia a dia. Para saber mais sobre o tema, siga em frente e tenha uma ótima leitura!

Quais são os benefícios da perseverança?

A perseverança potencializa o desenvolvimento de habi­lidades, talentos e sabedoria, bem como a construção de outras forças de caráter. Além disso, constrói a autoconfiança e ali­menta a crença positiva de que, sim, podemos conquistar aquilo que almejamos para a nossa vida. Também fortalece o controle pessoal e estimula as pessoas a se responsabilizarem pelos seus resultados (sem atribuir culpas a terceiros), o que as incentiva a executar as suas ações de forma cada vez melhor.

Consideradas confiáveis, as pessoas perseverantes são vistas desse modo por cumprir os seus compromissos até o fim, o que remete também à qualidade de autocontrole. Como objetiva a conclusão das tarefas, e não a perfeição delas, a pessoa com a força da perseverança pode ser considerada flexível.

Dentro de uma equipe, essa força pessoal torna os indivíduos ainda mais valorizados, pois a sua perseverança transmite aos demais a sensação de confiança, elemento essencial à construção de bons relacionamentos interpessoais.

Quais são as características da pessoa perseverante?

PSC

Esse indivíduo se reconhece como sendo capaz de fazer grandes esforços para alcançar os seus objetivos e persistir focado neles, ainda que a sua realização demore um longo período de tempo.

É visto pelas outras pessoas como alguém que trabalha arduamente e que sempre alcança as metas que se propõe a realizar. Por isso, não procura “brechas” para tornar uma tarefa mais fácil e resiste à tentação de postergar as suas demandas.

Essa perseverança estimula a pessoa a não sucumbir diante dos obstáculos cotidianos, como: frustrações, fracassos e momentos difíceis. Essa virtude é um dos fatores de motivação para que o indivíduo trabalhe com prazer em tarefas desafiantes por longos períodos, além de concluí-las com qualidade.

Questionamentos essenciais sobre a perseverança

  • Quando a perseverança não é apenas uma obrigação?
  • O que motiva você como indivíduo a perseverar?
  • O que faz com que você pare de ser perseverante?
  • No que os outros ajudam ou dificultam a sua perse­verança?
  • Quando você é bem-sucedido em perseverar, como isso afeta na abordagem dos próximos desafios?

Por que algumas pessoas subutilizam essa força?

A perseverança, muitas vezes, é motivada pela esperança e a confiança de que os nossos esforços serão recompensados. Assim, muitos indivíduos sentem-se mais confiantes em determinados âmbitos das suas vidas do que outros. Por exemplo: uma pessoa pode sentir que é mais bem-sucedida nas suas relações amorosas do que nas suas relações interpessoais com colegas de trabalho.

Assim, ela pode concluir que é mais perseverante em determinados relacionamentos e que subutiliza a sua perseverança em outros.  Ao explorar as subutilizações dessa virtude, é preci­so examinar o quão realistas são as expectativas da pessoa em relação à efetividade dos seus esforços.

Por exemplo: um indivíduo subestima a sua eficácia ao orientar colegas de trabalho e, por isso, escolhe não perseverar na tentativa de ajudá-los. No entanto, por dispor de autoconhecimento, esse fator permite ao perseverante reconhecer em quais situações pode ou não ajudar.

Por outro lado, muitas vezes, pela falta de direcionamento claro de responsabilidades, mesmo a pessoa perseverante pode não direcionar os seus esforços para a realização de uma tarefa, por achar que é função de outra pessoa. Como diria John Quincy Adams: “Paciência e perseverança têm o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem”.

Como podemos ser mais perseverantes?

Compreendendo melhor o conceito de perseverança e os seus benefícios para as diferentes áreas da vida, é hora, então, de descobrir como podemos ser mais perseverantes. Para isso, confira as dicas a seguir!

  • Defina pequenas metas pessoais e profissionais semanalmente. Divida-as em etapas práticas, execute-as com pontualidade e disciplina e monitore o seu progresso toda semana;
  • Busque ressignificar os fracassos e visualizar neles oportunidades de aprendizados, ou seja, de recomeçar e fazer melhor;
  • Trabalhe com maior foco e dedicação em um objetivo importante;
  • Escolha um modelo de comportamento que exemplifique a perseverança e determine como seguir os seus passos;
  • Procure conviver com pessoas que também sejam perseverantes, pois aqueles com quem mais convivemos têm um poder muito grande sobre o nosso mindset e sobre o nosso comportamento;
  • Da mesma maneira, afaste-se de quem só reclama e não sai do lugar;
  • Seja realista ao definir metas, pois almejar o que está fora da sua realidade fará com que você desista mais facilmente;
  • Compreenda a diferença entre insistir e perseverar. Insistir é fazer sempre a mesma coisa, mesmo sabendo que os resultados não estão sendo positivos. Perseverar, porém, é tentar novamente de jeitos diferentes, até encontrar um meio eficaz para alcançar o seu objetivo.

Inspire-se nessas dicas e busque perceber como ser uma pessoa perseverante é positivo para você, suas relações, resultados, bem-estar e felicidade de modo geral. Com certeza, essa atitude vai mudar os seus dias e potencializar o seu sucesso em todos os sentidos!

E você, ser de luz, considera-se uma pessoa perseverante? Por quê? O que poderia ser melhor? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!