Um indivíduo é considerado autoconfiante quando confia em si mesmo, o que inclui as suas competências, talentos, conhecimentos e habilidades. Mais do que isso, a autoconfiança consiste em saber que a pessoa não é perfeita e que também tem pontos que ainda precisa desenvolver, mas que nem por isso deixará de lutar pelo alcance dos seus objetivos.

Assim, é sabido que pessoas autoconfiantes tendem a alcançar as suas metas com mais rapidez e precisão, justamente porque não desanimam diante dos obstáculos. A questão é: em um mundo tão competitivo, como manter-se autoconfiante? Como não desanimar diante das adversidades? Neste artigo, você vai entender como isso é possível e como o processo de coaching pode ser decisivo nesse processo. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

O que é autoconfiança e qual a sua importância?

A autoconfiança pode ser definida como a capacidade de honrar e respeitar a sua história, de reconhecer as próprias competências e habilidades, bem como as suas realizações, resultados e potenciais.  Esse autorreconhecimento está diretamente ligado à imagem pessoal que cada um tem de si, e desenvolvê-lo é fundamental para uma vida com mais equilíbrio emocional e conquistas diversas!

Se você gosta de quem é e do que vê em si mesmo e se enxerga de forma positiva, a tendência é aumentar progressivamente o nível da sua autoconfiança. Por outro lado, quando a pessoa não consegue reconhecer ou visualizar as suas próprias qualidades e feitos, o nível de estima dela tende a ser baixo, impactando negativamente a sua vida pessoal e a sua carreira.

De que maneiras o processo de coaching auxilia no desenvolvimento da autoconfiança?

A autoconfiança está diretamente ligada à resiliência, que é a capacidade de lidar com as dificuldades e não se abater por conta delas. Todas as pessoas têm problemas. A diferença é que a pessoa autoconfiante faz com que os desafios sejam estímulos para conquistar novas oportunidades e alcançar crescimento.

Em geral, os profissionais com a autoestima equilibrada são aqueles que mais se destacam no mercado de trabalho. Isso acontece porque eles possuem maior confiança, segurança em suas capacidades e sabem tirar melhor proveito delas. Isso, porém, não significa que sejam indivíduos prepotentes ou inconsequentes — correndo riscos desnecessários. Tudo é uma questão de equilíbrio!

PSC

Se você ainda não conseguiu desenvolver essa competência ou se sente que ela pode melhorar, saiba que o coaching pode ser um aliado extraordinário nesse processo. A metodologia proporciona ao indivíduo um profundo autoconhecimento, permitindo a identificação dos fatores que prejudicam a sua autoconfiança e o desenvolvimento de ações para eliminar estas influências ruins. Entenda os benefícios do processo na sua autoconfiança a seguir!

1. Reconhecimento das forças pessoais

Por meio de perguntas poderosas e diversos testes individuais, o coaching estimula o cliente a refletir sobre a sua história e os seus comportamentos. Esse entendimento leva o indivíduo a sentir, perceber e valorizar todos os seus pontos fortes, bem como os seus diferenciais e competências. A partir daí, é possível desenvolver a autoconfiança e aumentar a autoestima. Muitas vezes, o indivíduo não enxerga as suas forças, precisando de um auxílio externo para visualizá-las com mais clareza.

2. Reconhecimento dos pontos de desenvolvimento

Assim como as forças pessoais, essas mesmas ferramentas também apontam ao indivíduo os aspectos do seu ser que podem melhorar. Não significa que sejam defeitos, mas apenas pontos que podem ser melhores. O coach ajuda o indivíduo a progredir nesses aspectos, por meio de mudanças de comportamento, de alterações nas crenças limitantes, de organização das tarefas, de estudos e pesquisas, enfim, de tudo aquilo que possa contribuir para que a pessoa supere esses itens.

3. Desenvolvimento da capacidade de planejar-se estrategicamente

Muitas vezes, o processo de coaching evidencia que as pessoas que têm problemas de autoestima desenvolveram essa questão por não conquistarem as suas metas. Isso ocorre, em grande parte, por falta de planejamento estratégico. Por isso, o coach auxilia o cliente a compreender o seu estado atual, a definir com precisão e realismo o seu estado desejado e a traçar um caminho estratégico que conecte os dois pontos. Isso demanda estudo, trabalho e determinação, realizando cada etapa gradativamente.

4. Desenvolvimento da capacidade de processar feedbacks

Ao longo do processo de coaching, o desempenho do cliente é continuamente monitorado pelo coach. O profissional dá feedbacks de tempos em tempos, reconhecendo os progressos do indivíduo, mas também apontando o que precisa ser corrigido e melhorado, com sugestões práticas para que isso ocorra. Isso exercita no indivíduo a capacidade de receber elogios e críticas construtivas, sem que isso amenize a sua confiança em si mesmo. Ele fortalece também a própria autoestima.

5. Equilíbrio das emoções diante dos obstáculos

Quando falamos em traçar um caminho que una o estado atual ao estado desejado, podemos cair na ilusão de que se trata de uma linha reta ascendente. Na verdade, trata-se de um caminho cheio de curvas, pedras, altos e baixos. A resiliência é a capacidade de superar esses obstáculos, reunindo forças emocionais que se renovam para seguir em frente. O coach ajuda o indivíduo a desenvolver essa capacidade, de modo que não desanime ou desista diante dos problemas.

O processo de coaching, portanto, ajuda as pessoas a alcançarem as suas metas com autoconhecimento, planejamento estratégico, feedback contínuo e resiliência. Esses são os pilares que ajudam o indivíduo a chegar aonde deseja, com mais equilíbrio emocional. Não se trata de um processo fácil, mas o auxílio profissional certamente torna as pessoas mais autoconfiantes e capazes de encontrar aquilo que tanto procuram nas diferentes áreas das suas vidas.

E você, ser de luz, também quer aumentar a sua autoconfiança? Então, invista na formação em coaching que vai maximizar todos os seus potenciais. Faça o Professional & Self Coaching — PSC!

Gostou deste conteúdo? Então, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!