Conexão Empreendedora As obra de Peter Drucker influenciam até hoje as organizações e líderes na melhoria contínua de seus processos de gestão e administração

“A melhor maneira de prever o futuro, é criá-lo”. Esta frase célebre, do vienense Peter Ferdinand Drucker; a maior referência mundial na Administração Moderna; exemplifica perfeitamente o legado criado por este homem que, com sua obra e seu trabalho fenomenal, contribuiu e ainda contribui para o desenvolvimento da gestão de pessoas e processos nas organizações.

Peter nasceu em, 19 de novembro, de 1909, na Áustria. Viveu sua infância, adolescência e parte de sua juventude na Europa, onde se formou em Direito e tornou-se doutor em Direito Internacional. Logo depois mudou para os Estados Unidos; onde construiria uma parte importante de sua carreira.

O Legado de Peter Drucker

Mesmo após seu falecimento, em 11 de novembro, de 2005; Peter Drucker ainda inspira e influencia: estudantes, empresários, profissionais e líderes, de todo mundo, com suas fantásticas teorias da Administração.  Isso acontece porque suas teorias, conceitos, estudos e teses são tão profundos, poderosos e bem embasados que se tornaram fontes de novos estudos e de conhecimentos para as novas gerações.

Este brilhante legado foi construindo com uma brilhante carreira como consultor, pesquisador, professor e, especialmente, como escritor. Neste papel lançou mais de 39 livros abordando temas relevantes sobre: Gestão de Pessoas, Administração de Empresas, Gerenciamento, Negócios, Liderança, Capitalismo, Sociedade e Economia, por exemplo.

 Obras Importantes de Peter Drucker

As obras de Peter Drucker contribuíram e até hoje contribuem para o desenvolvimento de empresas melhores, mais organizadas no que tange os seus processos administrativos, estratégicos e também àqueles relativos às relações humanas; fatores hoje considerados essenciais ao crescimento organizacional e à sua evolução contínua.

Inovação e Espírito Empreendedor: Prática e Princípios (1985) – O livro aborda o empreendedorismo tendo como base a inovação e a criatividade para se alcançar resultados efetivos e, principalmente, estudos aprofundados que guiem o empreendedor para a condução de uma empresa moderna e lucrativa. No livro, entre muitos tópicos, Peter apresenta as “Sete Fontes de Oportunidade Inovadora”.

PSC

A Prática da Gerência (1954) – Neste poderoso livro, um dos primeiros de sua carreira, Drucker mostra sua visão do gerenciamento e das ações, comportamentos e visões; para se administrar, efetivamente, uma empresa, e obter resultados extraordinários, mas não de forma teórica, e sim prática.

Administração: Tarefas, Responsabilidades, Práticas (1974) ­– Neste fantástico livro, Peter faz uma abordagem completa da Administração e apresenta suas ideias do que seria um modelo mais assertivo para se implantar nas empresas. Suas teses vão além do senso comum e trazem reflexões importantes para os líderes e administradores até hoje.

Desafios Gerenciais para o Século XXI (1999) – Neste livro, Peter Drucker antecipa quais, segundo ele, seriam os principais desafios das empresas, gestores e líderes atuais e como enfrentar as dificuldades e superá-las efetivamente.

Estes são apenas três livros importâncias do acervo de Peter Drucker, este mestre que compartilhou com a humanidade seus conhecimentos e ajudou a transformar a administração antiga na Administração Moderna que conhecemos. Um salve ao mestre, à sua história e ao seu legado!