Voltar

Como Aplicar Dinâmicas Para Estagiários

Publicado em | 0 comentários

Racorn/Shutterstock As dinâmicas ajudam a integrar os estagiários, possibilita à empresa mostrar seu plano de carreira e motivar seus novos colaboradores

Muitas empresas, no Brasil e no mundo, tem em sua cultura organizacional o hábito de contratar estagiários. Esta atitude é essencial para dar aos jovens talentos oportunidades de inserção no mercado de trabalho, novos aprendizados e também para formar mão-de-obra realmente qualificada.

Entretanto, assim como as organizações esperam comprometimento, bom desempenho e produtividade destes funcionários, os futuros profissionais também buscam encontrar, em seu ambiente, novas experiências, oportunidades de crescimento e de transformar seu estágio em um emprego.

Para isso, não basta apenas contratar e alocar o estagiário para determinado departamento. Sendo um aprendiz é preciso acompanhar seu desenvolvimento e dar todo o suporte para que possa desempenhar bem seu trabalho, absorver novos conhecimentos e acumular know-how.

Dicas de Dinâmicas Para Desenvolver Estagiários

Embora normalmente não se dê muito atenção a dinâmicas para estagiários, estes treinamentos são importantes aliados para engajar estes colaboradores e dar o suporte necessário ao seu trabalho na empresa. Neste sentido, separei duas dicas de preparação. Confira e utilize-as em seu dia a dia!

Dinâmica de Apresentação – O objetivo é apresentar a empresa e o gestor direto ao estagiário, apresentar-lhe a cultura da organização, suas regras, os direitos, horários, colegas e as atividades que irá desempenhar diariamente.

Esta dinâmica de integração pode ser realizada no próprio ambiente onde o novo colaborador vai atuar, numa sala em separado ou mesmo por meio de uma apresentação em slides ou vídeos. Este mesmo processo é o realizado com os demais profissionais e serve para que fiquem inteirados sobre a empresa e suas atividades.

Ponte ao Futuro – A intenção desta dinâmica é mostrar ao estagiário os caminhos que ele pode trilhar na empresa e as oportunidades que pode ter se fizer um bom trabalho. Aqui, seu gestor deve mostrar os exemplos de outros estagiários que começaram, assim como ele, e posteriormente foram efetivados.

Mostrar bons exemplos é essencial para motivar o novo contratado, evidenciar que a empresa reconhece os talentos e que oferece planos de carreira para que os melhores profissionais continuem a trabalhar por ela.

Fazer a dinâmica da Ponte ao Futuro proporciona enxergar as possibilidades de crescimento e trabalhar sabendo que seu esforço, dedicação e bom desempenho serão recompensados no futuro.

Como podemos perceber, esta dinâmica simples podem trazer grandes resultados e aumentar ainda mais a motivação dos estagiários. É importante que este colaborador tenha, desde sempre, a consciência de suas responsabilidades na empresa e sua importância no alcance dos objetivos.

Por mais simples que possam ser suas atividades, elas fazem parte de uma corrente de ações que geram os resultados da empresa. Assim, valorize seu estagiário e faça com que ele também valorize a oportunidade que lhe foi dada.

E se você quer ser o líder que todo estagiário deseja ser e ter e inspirar gerações de novos profissionais, invista em seu desenvolvimento. Faça a Formação Professional & Self Coaching e conquiste resultados extraordinários!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!