Coaching Financeiro

Dotshock/Shutterstock O Coaching Financeiro ajuda o atleta a estruturar suas finanças e a impedir que problemas desta natureza afetem seu sucesso dentro e fora do esporte!

Sabemos que no mercado de trabalho, cada profissão possuiu suas próprias particularidades e com a carreira esportiva não é diferente, por isso mesmo quando falamos na gestão e administração do dinheiro, o Coaching Financeiro se destaca como uma metodologia fantástica par ajudar os atletas neste gerenciamento dos seus rendimentos e crescimento dos ganhos.

Geralmente no mundo dos esportes as atividades não têm uma vida tão longa, pois embora os profissionais comecem cedo, eles acabam encerrando cedo suas carreiras também. Outro ponto é que nem todas as profissões são bem remuneradas como o futebol, o que faz da luta por patrocínios e incentivos uma batalha constante.

Por isso mesmo é essencial saber o que fazer com o dinheiro proveniente da profissão e encontrar meios efetivos para aprender gerenciá-lo com mais sabedoria e assertividade. Neste sentido, acredito que todo atleta deve se perguntar, desde cedo, o que vai fazer quando encerrar seu ciclo e também encontrar formas efetivas para poupar, acumular dinheiro e ter uma aposentadoria tranquila.

Como o Coaching Financeiro Apoia os Atletas

Coaching Financeiro

Pressmaster/Shutterstock Entender e cuidar as finanças é importante para garantir um futuro tranquilo pós carreira

A lógica do Coaching Financeiro aplicado ao universo esportivo é a mesma que usamos para qualquer outro profissional, uma vez que de modo geral todos nós precisamos desenvolver uma educação financeira que nos permita fazer uma boa gestão do nosso capital. Portanto, se você ainda não começou a cuidar das suas contas e daquilo que ganha e gasta mensalmente, é hora de começar. Vale ressaltar ainda que esta estruturação é importante para que o atleta possa manter o foco em sua carreira e ter um bom desempenho, livre deste tipo de preocupação.

No processo voltado para finanças o cliente é convidado a refletir sobre a forma como se relaciona com o dinheiro. Quando a pessoa tem um perfil mais conservador e contido nos gastos, fica mais fácil definir metas e planos de ação para que em determinado tempo consiga atingir seu objetivo financeiro. Por outro lado, quando o atleta tem a característica de “gastador”, o processo demandará uma forte reprogramação mental e uma mudança real de mindset.

PSC

Obviamente é importante viver o hoje, mas ainda mais aprender a gastar com responsabilidade, uma vez que estar preparado para a instabilidade da carreira esportiva é fundamental para garantir que o esportista possa manter seu padrão de vida independente de estar no topo ou não. Por isso mesmo, o Coaching Financeiro trabalha no sentido de ajudar a definir os seus alvos e também a identificar os comportamentos positivos e negativos que tanto podem potencializar seu sucesso como dificultar a conquista dos resultados que deseja.

Para isso, a metodologia vai ajudar o atleta a organizar sua vida financeira, mapear suas despesas e rendimentos e apoiá-lo a definir quais são os melhores investimentos de curto, médio e longo prazo sempre alinhando tudo isso com suas metas e objetivos profissionais e pessoais. Este alinhamento é muito importante, pois quando falamos em dinheiro, a falta de conhecimento, respeito e disciplina são adversários importantes que devem ser combatidos.

Conhecimento é importante para saber o que fazer com seus ganhos, já o respeito é essencial para entender que não podemos brincar com ele, o dinheiro, e disciplina para manter uma rotina de gastos, investimentos e aplicações que lhe permitam ter um futuro com mais tranquilidade e uma aposentadoria planejada, ou seja, sem problemas financeiros e com a possibilidade de fazer o que quiser.

Estas são alguns benefícios e lições importantes do Coaching Financeiro, que somado a um comprometimento real por parte do atleta com suas finanças pode ajudá-lo a ter resultados também extraordinários na competição da vida real.