produtividade e qualidade de vida no trabalho

haru_natsu_kobo/Shutterstock Produtividade e qualidade de vida no trabalho devem ser aliadas e fortalecer o desempenho do profissional

Muitas pessoas acreditam que quanto maior é a produtividade no trabalho menor é a qualidade de vida no trabalho também. Em decorrência disso, fica parecendo que produtividade e qualidade, ao invés de aliadas do bom desempenho profissional, são, na verdade, forças contrárias e que não combinam com o ambiente de uma empresa.

De fato é muito importante buscar um equilíbrio que permita ao colaborador ser altamente produtivo, mas sem deixar de ter um ambiente laboral propício à sua satisfação profissional e desenvolvimento na carreira. Para isso, é importante que a empresa tenha um posicionamento e uma cultura organizacional que também favoreça a qualidade de vida dos seus funcionários.

Para isso, a atuação dos líderes é essencial, pois é deles a responsabilidade de criar uma atmosfera positiva, que permita aos seus liderados realizar suas demandas da forma correta, dentro de ambiente favorável, onde eles possam sentir-se valorizados e reconhecidos, estar sempre motivados e engajados, contar com uma estrutura adequada e ter condições reais de oferecer dinamismo e alta produtividade no trabalho.

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Conquistando Equilíbrio entre Produtividade e Qualidade de vida no Trabalho

Para fazer com que produtividade e qualidade de vida no trabalho caminhem juntas e se alcance um equilíbrio entre as partes, é essencial que as demandas estejam adequadas ao perfil da equipe, condizentes com seus conhecimentos e habilidades e bem orientadas e delegadas, para evitar retrabalhos e erros.

Os prazos também precisam ser realistas e a forma do líder cobrar precisa ser educada e respeitar os limites do bom senso, afinal, a qualidade de vida se relaciona diretamente com o modo como os profissionais são tratados em seu trabalho, e impacta exatamente no alcance das metas e resultados.

PSC

Para ter equilíbrio, o profissional também precisa entender qual é o seu limite e não pegar mais demandas do que humanamente pode dar conta. Digo isso porque o excesso de trabalho acaba deixando o colaborador estressado, tenso, cansado, comprometendo sua saúde física e emocional, sua vida pessoal e social, bem como sua produtividade na empresa.

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Para evitar todos estes tipos de problemas, busque cultivar a lei do equilíbrio, dar o seu melhor, colaborador com ideias, soluções, inovações, atender suas demandas dentro dos prazos, fazer um bom gerenciamento do tempo, mas sempre dentro do limite do bom senso. Produtividade não é simplesmente fazer muitas coisas ao mesmo tempo, mas sim, fazer muito bem aquilo que foi demandado, pois muitas vezes, o funcionário cai no erro de pegar tarefas demais e não consegue entregar nem metade delas no tempo esperado.

Como então ter produtividade e qualidade de vida no trabalho? Dê o seu melhor, coloque excelência no que você faz, faça uma boa gestão do tempo, pois sua dedicação, foco e comprometimento sempre é o que fará grande diferença e guiará seu desempenho para o alcance de grandes resultados.