Depositphotos – autor: Wavebreakmedia Dinâmicas de apresentação são eficientes instrumentos na integração de novos colaboradores na empresa.

Iniciar em um novo emprego implica em um período de adaptação, conhecimento e entrosamento com a equipe, assimilação das atividades a serem desenvolvidas e também dos valores organizacionais. Tal experiência é mais facilmente vivenciada por pessoas que possuem maior desenvoltura em suas relações interpessoais e melhor capacidade de assimilar novas informações e rotinas. Porém, a grande maioria das pessoas necessita de um certo tempo e, também, de condições favoráveis a sua integração. Tais condições são pensadas e implementadas pelo departamento de recursos humanos a fim de que esse período de adaptação seja superado rapidamente e com um bom aproveitamento.

Como o RH poder incrementar o processo de integração de um colaborador?

O departamento de recursos humanos, RH, através de algumas atividades simples, como a realização de dinâmicas, pode proporcionar aos novos colaboradores uma integração mais ampla e eficiente, de modo que as pessoas não se sintam alheias às suas equipes, mas que se percebam como uma nova parte dessa. Muitas organizações optam por oferecer, também, um treinamento de integração a seus colaboradores.

A seguir, relaciono algumas dicas de dinâmicas de integração para entrosar novos funcionários às equipes organizacionais.

Quer revolucionar o Departamento pessoal da sua Empresa?
Clique aqui! Preparei um conteúdo excepcional para te ajudar!

Dinâmica da teia

Essa dinâmica é mais indicada para as situações em que vários colaboradores são novos e poucos, ou nenhum do novo grupo se conhecesse.

O facilitador, pessoa que conduz o desenvolvimento da atividade, pede a todos que se organizem em um círculo e dá início à atividade: com um rolo de barbante nas mãos, ele amarra a ponta em seu dedo e se apresenta, mencionando aspectos como hobbies, time do coração, estilo musical favorito, sonhos e um pouco mais sobre sua personalidade.

PSC

Dando sequência à atividade, o facilitador joga cuidadosamente o rolo de barbante para outra pessoa, que fará o mesmo: amarrará o barbante a sua mão, se apresentará e o lançará à outra pessoa e assim consecutivamente. Quando a última pessoa se apresentar, será nítida a formação de uma grande teia que conecta todos. No centro dessa rede, sobre os fios, coloca-se o símbolo da organização, ilustrando que a rede de ligações entre pessoas e a coesão do grupo é o que sustenta a organização.

Um discurso enaltecendo a importância dessa interligação para o atingimento de resultados significativos, ressaltando também a importância do relacionamento interpessoal para o sucesso nas atividades, pode ser feito antes de começar a desfazer a teia.

A última pessoa, que possui o rolo de barbante em mãos, desenrola sua mão do fio e prepara para atirá-lo à pessoa que o entregou anteriormente. Antes de fazê-lo, deve falar o nome dessa pessoa para a qual lançará o rolo de barbante, se esforçando para lembrar todas as informações que mencionou, para que todos busquem fixar as informações dos colegas.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Dinâmica: características e manias

Essa dinâmica demanda a utilização de folhas e canetas para sua realização e objetiva promover um maior entrosamento entre os colaboradores de uma equipe.

Dispostos confortavelmente em um círculo, cada participante deve escrever em um pedaço de papel duas características e duas manias que acreditam possuir. O facilitador então recolherá os papéis e os misturará, redistribuindo-os posteriormente. Um voluntário inicia a dinâmica realizando mímicas para os demais, tentado expressar as características e manias escritas no papel para que se adivinhe quem é a pessoa responsável por aquele papel.

Ao final, cada pessoa discorrerá um pouco sobre os motivos que a levaram a escolher tais características e manias, explanando porque quis exteriorizá-las aos demais colaboradores.

Tal dinâmica é muito eficiente para um melhor entrosamento, dado seu aspecto lúdico e divertido, e certamente promoverá um conhecimento mútuo mais profundo.

 

Promover a integração dos funcionários, fazendo com que se sintam parte do grupo e também satisfeitos com o clima organizacional e com as condições de trabalho que possuem para se desenvolver profissionalmente, e também pessoalmente, é muito importante para que sigam motivados e felizes no desempenho de suas atividades.

 

E você, o que faz em sua empresa para tornar o ambiente mais agradável aos novos colaboradores? Comente e compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais!