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Como Absorver um Feedback Negativo

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Feedback negativo

Phoelix/Shutterstock Não existe feedback negativo, pois todo feedback é na verdade uma oportunidade de cresccimento

Não existe feedback negativo! Esta é a primeira coisa que todo profissional deve ter em mente. Negativa pode ser a forma como o gestor ou colega pode ter lhe dado este retorno. Entretanto, é importante compreender que um feedback, é, antes de tudo, uma grande oportunidade de melhoria e não um puxão de orelha.

Deste modo, mesmo quando ouvirmos algo que não desejávamos ouvir, poderemos tirar boas lições e aprendizados deste acontecimento. Para que isso aconteça tenho algumas dicas poderosas que podem ser usadas em seu dia a dia para absorver um “feedback negativo” e crescer com ele. Continue lendo e confira!

Dicas Para Aproveitar Bem o Feedback Negativo

Ouça Tudo Atentamente

Por mais difícil que seja ouvir calado algumas coisas, busque escutar em silêncio cada ponto apontado pelo seu interlocutor. Ouça com atenção, se necessário anote as questões levantadas e evite interromper e retrucar a pessoa enquanto ela dá seu feedback.

Reflita antes de retrucar -

Após ouvir tudo, pense um pouco sobre o que foi dito e, só então, calmamente, exponha seu ponto de vista sobre a situação. Se precisar, peça ao seu gestor ou colega um dia para pensar em tudo que foi dito. Quando sentir-se preparado, chame a pessoa para conversar e explique o que houve. Caso tenha falhado em algum aspecto, peça desculpas e comprometa-se em estar mais atento. Caso não tenha sido falha sua, agradeça também e comprometa-se ainda mais com seu trabalho.

Tire lições e aprendizados –

De tudo podemos tirar algum aprendizado ou lição positiva. Se você errou, busque aprender com seus erros, crescer com eles e fazer disto motivação para ser um profissional ainda melhor. Procure fazer seu trabalho com mais assertividade, construir relacionamentos interpessoais sempre sadios e ter uma comunicação assertiva. Assim os feedbacks serão sempre para ressaltar seus resultados e não erros.

Tenha Inteligência Emocional

A melhor forma de transformar um limão em limonada é tendo inteligência emocional. Você tem a opção de escolher ficar chateado e revoltado com um feedback ou então desafiar-se a eliminar os comportamentos ou qualquer imagem negativa que possa ter passado aos demais.  Para isso é preciso controlar as emoções negativas e saber usar suas habilidades e competências para reverter à situação. Assim, além de mostrar maturidade profissional você mostra-se também aberto a ouvir os feedbacks de seus gestores e colegas e a, especialmente, aproveitá-los para ser o melhor profissional que você pode ser. Permita-se crescer com os feedbacks, seja ele um feedback negativo ou positivo e boa sorte!

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