Voltar

Como a sua Noite de Sono Interfere no seu Dia

Publicado em | 0 comentários

Andrey Popov/Shutterstock Ter uma boa noite de sono é essencial à nossa saúde, bem como para nossa motivação e equilíbrio emocional

Dormir não é apenas uma necessidade fisiológica, pois emocionalmente também precisamos deste tempo de descanso para processar as informações e relaxar. Isso quer dizer que necessitamos de nos desconectar dos acontecimentos, preocupações e sentimentos e, aliviar nossa mente, dos inúmeros estímulos que sofremos ao longo do dia.

Ter uma boa noite de sono é essencial para acordamos: reenergizados, dispostos e motivados. Também é fundamental para melhorar o nosso humor, ter mais qualidade de vida, saúde, bem-estar e enfrentar nossos desafios diários. Isso vale para todo ser humano, pois durante o sono, o nosso cérebro, por meio de sua neuroplasticidade, passa por uma renovação celular muito importante e que é extremamente benéfica para o nosso organismo.

Este processo natural do nosso corpo é fundamental à nossa saúde, pois ajuda a reforçar as defesas de nosso sistema imunológico, a melhorar nossa memória, o poder de concentração, revitalizar nossas energias e ainda ajuda no combate ao envelhecimento precoce; entre outros tantos benefícios.

Os Males da Insônia

Pessoas que sofrem de insônia sabem bem o que é ter uma noite maldormida, pois sofrem, constantemente, com dificuldades para adormecer ou manter-se dormindo. Em decorrência disso, acordam cansadas e como a sensação frequente de que foram “atropeladas por um caminhão”.

Esta dificuldade para dormir está relacionada desde aos desequilíbrios físicos relacionados a problemas de saúde (excesso de peso e dores), como também a dificuldades financeiras, pessoais, familiares e profissionais. Estas, por sua vez, desencadeiam consequências emocionais graves, como: estresse, ansiedade, tristeza e depressão; que também tem o poder de nos tiram o sono.

Mas como evitar isso? O que acontece em nossa rotina quando não conseguimos dormir bem? Existe algum jeito de mudar esta situação? A resposta é sim! Mas para isso, antes, precisamos mudar alguns comportamentos em relação à alimentação, prática de exercícios físicos, formas de descanso e também à nossa forma de pensar e agir.

Como Dormir Bem

Como sabemos inúmeros fatores podem diminuir a qualidade do nosso sono e, consequentemente, nossa disposição e produtividade diárias. Assim, se as dificuldades para dormir se tornarem constantes, o ideal é procurar um médico neurologista, especializado em Medicina do Sono, e verificar quais são os fatores, externos e internos, que estão provocando sua insônia.

Caso não seja verificado nenhum problema físico, mas sim de fundo, emocional e comportamental, o ideal também é procurar um auxílio especializado, como por exemplo, o de um terapeuta, que poderá lhe ajudar a identificar as origens de seu problema e indicar as melhores formas de tratá-lo.

Invista em sua qualidade de vida, busque dormir bem e tenha dias extraordinários!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!