Você já passou uma noite em claro, ou teve um sono turbulento, de má qualidade? Como você se sentiu no dia seguinte? Se você se sentiu desanimado, cansado, com problemas de concentração e sem vontade de fazer nada, saiba que esses sinais são comuns a todos aqueles que não dormem bem.

Essa sonolência no dia seguinte é a consequência imediata, mas o sono de má qualidade pode prejudicar até mesmo a saúde física e mental em longo prazo. Neste artigo, você vai entender como a sua noite de sono interfere no seu dia e o que é possível fazer para dormir melhor. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância do sono?

Dormir não é apenas uma necessidade fisiológica, pois emocionalmente também precisamos desse tempo de descanso para processar as informações e relaxar. Isso quer dizer que necessitamos de nos desconectar dos acontecimentos, preocupações e sentimentos, bem como de aliviar a nossa mente dos inúmeros estímulos que recebemos ao longo do dia.

Ter uma boa noite de sono é essencial para acordamos cheios de energia, dispostos e motivados. Também é fundamental para melhorar o nosso humor, ter mais qualidade de vida, saúde, bem-estar, enfrentando os nossos desafios diários com mais energia. Isso vale para todo ser humano, pois, durante o sono, o nosso cérebro, por meio da sua neuroplasticidade, passa por uma renovação celular muito importante e que é extremamente benéfica para o nosso organismo.

Esse processo natural do nosso corpo é fundamental à nossa saúde, pois ajuda a reforçar as defesas do nosso sistema imunológico, a melhorar a nossa memória, a aumentar o poder de concentração, a revitalizar as nossas energias, a combater o envelhecimento precoce, entre outros benefícios.

Quais são os malefícios de uma noite mal dormida?

Pessoas que sofrem de insônia sabem bem o que é ter uma noite mal dormida, pois sofrem, constantemente, com as dificuldades para adormecer ou manter-se dormindo. Em decorrência disso, acordam cansadas e com a sensação frequente de que foram “atropeladas por um caminhão”.

Essa dificuldade para dormir está relacionada a diversos fatores, desde os desequilíbrios físicos relacionados a problemas de saúde (excesso de peso e dores), como também a preocupações: dificuldades financeiras, pessoais, familiares e profissionais. Essas, por sua vez, podem desencadear consequências emocionais graves, como: estresse, ansiedade, tristeza e depressão; que também têm a insônia como um dos sintomas mais comuns.

PSC

Mas como evitar isso? O que acontece na nossa rotina quando não conseguimos dormir bem? Existe algum jeito de mudar essa situação? A resposta é sim! Todavia, antes disso, precisamos mudar alguns comportamentos em relação à alimentação, à prática de exercícios físicos, às formas de descanso e também à nossa forma de pensar e agir.

Como dormir bem?

Como sabemos, inúmeros fatores podem diminuir a qualidade do nosso sono e, consequentemente, a nossa disposição e produtividade diárias. Assim, se as dificuldades para dormir se tornarem constantes, o ideal é procurar um médico neurologista, especializado em medicina do sono, e verificar quais são os fatores, externos e internos, que estão provocando a sua insônia.

Caso não seja verificado nenhum problema físico, mas sim de fundo emocional e comportamental, o ideal também é procurar um auxílio especializado, como o de um terapeuta, que poderá ajudá-lo a identificar as origens do seu problema e indicar as melhores formas de tratá-lo.

Além dessa procura por ajuda médica e psicológica, há algumas modificações comportamentais que promovem um sono de qualidade. Confira as principais a seguir!

  • Utilize o seu quarto apenas para dormir e ter relações sexuais. Assim, você estará associando o seu cérebro a essas atividades, especialmente ao anoitecer. Estudos, trabalho, lazer e refeições devem ser feitos em outros ambientes;
  • Defina um horário específico para ir dormir e para se levantar, mesmo aos fins de semana. O cérebro ama a rotina. Assim, quanto mais você reforçar esses horários, mais o órgão produzirá os hormônios certos no momento certo;
  • Além disso, tome sol logo pela manhã e procure praticar atividades físicas ao longo do dia. Essas atitudes promovem a produção do hormônio serotonina, que gera sensação de bem-estar. Ao anoitecer, esse hormônio se converte em melatonina, que é o hormônio que nos deixa com sono;
  • Após o pôr do sol, “comunique” o seu cérebro de que a hora de dormir está chegando. Para já ir entrando no clima, diminua o ritmo das suas atividades e reduza a iluminação artificial. As lâmpadas, computadores e aparelhos celulares confundem a mente, fazendo-a acreditar que ainda é dia.
  • Após as 3h da tarde, segundo os especialistas, é bom cortar o consumo de substâncias estimulantes, como café, energéticos, refrigerantes, doces e comidas calóricas ou gordurosas. Também é importante evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas, caso você já esteja com dificuldades para dormir;
  • No jantar, faça uma refeição leve. Você não deve se deitar com sono, mas também é muito ruim deitar-se de barriga cheia. Por isso, evite comer nas 2 horas que antecedem a sua hora de dormir. O estômago cheio pode tirar o sono;
  • Só vá para a cama quando realmente sentir-se sonolento. Se você se deitar e o sono não chegar em até meia hora, levante-se, saia do quarto e faça uma atividade relaxante e monótona, como a leitura, a oração e a meditação. Um banho morno ou quente e um chazinho não estimulante também podem ajudar. Quando sentir-se com sono novamente, volte para a cama;
  • Por fim, faça do seu quarto um ambiente confortável para dormir. Deixe a televisão e as luzes apagadas, tornando o ambiente o mais escuro possível. Desligue também tudo aquilo que faça barulho. Se estiver frio, esquente o ambiente. Se estiver calor, esfrie-o. Use roupas confortáveis e adequadas para as condições climáticas do momento.

Invista na sua qualidade de vida, busque dormir bem e tenha dias extraordinários. Coloque as dicas acima em prática e veja como os seus dias serão muito mais saudáveis, alegres e produtivos em todas as áreas da sua vida!

E você, ser de luz, como tem cuidado da qualidade das suas noites de sono? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!