Flexibilização no Trabalho

aka_An_Lee/Shutterstock A flexibilização no trabalho estimula a produtividade e ajuda a aumentar a satisfação dos funcionários

A flexibilização no trabalho é uma ideia que já vem sendo aplicada por uma nova geração de empresas, empreendedores e profissionais no Brasil e no mundo. Vai completamente a contramão do modelo tradicional, pois neste sistema, mais do que entrar e sair em horas determinadas e cumprir uma carga horária maçante; os trabalhadores devem estar focados em produzir, no seu tempo, suas metas e entregar os resultados.

Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, flexibilizar não é deixar que os funcionários façam suas próprias regras e toquem o barco sozinhos na empresa. Os líderes, a hierarquia e as responsabilidades continuam existindo, o que muda é a forma de fazer a gestão das pessoas, dos processos e do desempenho individual e coletivo.

Portanto, o objetivo da flexibilização no trabalho não é simplesmente transgredir as regras. A intenção é oferecer aos colaboradores um sistema mais “mente aberta” onde eles tenham a chance de desenvolver seus projetos, atender suas demandas, em casa ou na empresa e também ter mais qualidade de vida. Compreende ainda oferecer uma oportunidade real de crescimento e amadurecimento na carreira e de desenvolver novas habilidades, como, por exemplo, uma melhor gestão do tempo.

Para saber mais sobre Flexibilidade e Resiliência, clique aqui!

Para a empresa, esta filosofia também traz resultados muito positivos, uma vez que, além de diminuir seus custos com infraestrutura, a organização também consegue diminuir problemas interpessoais, comuns na convivência diária. Além disso, este modelo também ajuda a engajar e motivar os profissionais, atrair novos talentos, desenvolver líderes melhores e impulsiona o desempenho e produtividade da organização em todos os sentidos, uma vez que colaboradores satisfeitos rendem bem mais.

Flexibilização no Trabalho e Produtividade

Para isso, a ideia é criar um ambiente mais produtivo, onde os profissionais possam compartilhar experiências, demonstrar seus conhecimentos e habilidades sem que necessariamente tenha que cumprir X horas por dia. O foco aqui é na produtividade de alto desempenho, na qualidade nas relações interpessoais, das ideias e numa comunicação assertiva, que permita a equipe fazer um trabalho mais efetivo também.

PSC

Este é um processo que começa pelo estabelecimento de confiança e disciplina.  Todos são adultos num ambiente de trabalho e a maturidade e profissionalismo são essenciais para que o modelo com mais flexibilidade dê certo.  Por isso, para trabalhar num ambiente com este, é preciso realmente ter compromisso, foco e responsabilidade com a liberdade dada pela empresa.

 Vantagens de Ser Um Profissional Flexível

 Vale ressaltar que nem todos os profissionais se adéquam ao modelo da flexibilização na empresa, ou seja, para os mais tradicionais esta pode não ser a melhor opção.  Por isso, esta iniciativa é mais recomendada para aquelas pessoas com perfil mais flexível e aberto a novidades, geralmente as novas gerações de profissionais, como os Y e Millennials, por exemplo,

Digo isso porque estes perfis naturalmente gostam de inovações e ter como opções modelos de gestão que, além de crescimento profissional também lhes permita viver novas experiências e ter mais qualidade de vida. Por isso mesmo, não têm medo de mudanças no ambiente de trabalho, já que enxergam este movimento como um processo natural de toda empresa.

Também são profissionais que conseguem transitar melhor em diferentes cenários, que são comprometidos e que dão o seu melhor para vencer os momentos de crise e dificuldades e pensar em soluções efetivas para resolver os problemas e potencializar os resultados.  Boa sorte!