Voltar

Como a Dopamina Pode te Ajudar?

Publicado em | 0 comentários
Dopamina

greanggrai hommalai/Shutterstock A Dopamina é um poderoso neurotransmissor responsável pela nossa sensação de bem-estar e prazer

Certamente você já ouviu falar que quando praticamos esportes, nossos hobbies ou atividades que gostamos muito, o nosso corpo produz uma substância chamada dopamina. Ela é a responsável por fazer com que tenhamos a gostosa sensação de prazer e bem- estar em todas estas situações.

A dopamina é um neurotransmissor cerebral, proveniente do aminoácido tirosina que é oriundo de uma substância chamada fenilalanina. É um elemento poderoso que influencia diretamente em nosso foco, produtividade, desempenho e motivação. Segundo especialistas, ela também ajuda a combater distúrbios como a depressão, esquizofrenia, o transtorno do déficit de atenção e até a doença de Parkinson.

Esta molécula é tão importante porque atua exatamente no setor de recompensas de nossa mente. Ou seja, nós somos motivados por ela a realizar nossos sonhos, metas, objetivos, tarefas para nos sentirmos mais satisfeitos, aminados e felizes em nossa vida.

Benefícios da Dopamina

A dopamina está presente na motivação do atleta que corre uma maratona inteira, que faz musculação todos os dias em busca de um corpo forte e no apaixonado ao encontrar a pessoa amada. Também se mostra em nosso contexto profissional, por meio o alto desempenho do líder ou colaborador dedicado e comprometido com os resultados do seu trabalho.

Traz a sensação de gratificação e o empoderamento que a pessoa precisa para reconhecer seu mérito. Isso acontece porque este neurotransmissor também é responsável por nos ajudar a manter o foco naquilo que temos que fazer, a resistir às distrações e impulsionar a motivação para terminar o que começamos.

Efeitos da Baixa na Dopamina

Quando os níveis de dopamina estão em baixa, o indivíduo pode sofrer de apatia, desmotivação, desconcentração e ficar praticamente sem vontade de fazer nada, nem mesmo se alimentar. Outros sintomas da deficiência desta molécula são: fadiga, cansaço, procrastinação, problemas de memória, diminuição da libido, dificuldades para dormir, se concentrar e sentir satisfação ou prazer na vida.

Entretanto, não é preciso recorrer ao uso de açúcar, comida, sexo, drogas, ser altamente competitivo ou alimentar vícios para elevar a dopamina em nosso organismo. Como é um neurotransmissor natural, ela pode ser estimulada de forma natural também, por meio da escolha certa dos alimentos e do estilo de vida.

Dicas Para Elevar sua Satisfação Naturalmente

Nesta poderosa lista entram itens como: banana, cacau (chocolate), amêndoas, café, folhas verdes, feijão, maçã, açafrão, chá verde e aveia, por exemplo. Além disso, investir na prática de exercícios físicos, em meditação e numa vida saudável emocional, financeira e fisicamente também pode ajudar a elevar sua dopamina e a sensação de bem-estar, aqui e agora.

Neste sentido, ressalto que exagerar nos doces ou no consumo de alimentos e bebidas não é o mais recomendando para aumentar sua dopamina. Digo isso porque estes são tipos de prazeres efêmeros, que acabam logo, e que levam a pessoa a um ciclo vicioso, onde você sempre precisará de mais e mais para sentir-se “bem”. Duas consequências disso são as compulsões e obesidade.

Fique atento, busque ter hábitos, comportamentos e relações saudáveis, tenha uma mente aberta e positiva, uma rotina bem estruturada e mantenha sua dopamina sempre equilibrada. Estas ações, com certeza, vão trazer sensações e resultados extraordinários para sua vida.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!