A mesma pessoa gorda e magra, mostrando a importância de se relacionar bem com sua imagem e ter uma boa autopercepção

Undrey/Shutterstock Uma Autopercepção distorcida prejudica o processo de emagrecimento e pode levar à distúrbios alimentares graves

Para conquistar o emagrecimento que você busca, um dos princípios fundamentais do Coaching  tem muito a nos ensinar sobre autopercepção, pois diz que todas as respostas estão dentro de nós, e, se é verdade que todas as respostas e todas as curas estão dentro de nós, também é verdade que muitas das nossas doenças e males nascem de dentro.

A partir dessa reflexão, pensemos na construção da nossa identidade a partir do nosso corpo. Nosso corpo é o tempo todo objetivado por discursos que dizem como ele deve ou não deve ser. Nosso corpo não é nosso, ele é, antes, o resultado da cultura na qual estamos inseridos.

A cultura deixa marcas em nosso corpo, desde as marcas literais, como as marcas tribais de identidade, ou mesmo as tatuagens, até marcas subjetivas como a indústria da magreza ao moldar nosso corpo. Nessa referência do olhar externo, da cultura, é que nosso interior é formado.

Enxergue a si Mesmo em sua Essência

O olhar do outro se torna referência de nós mesmos. Ou mesmo o outro-espelho. É difícil percebermos que o que vemos no espelho não somos nós, mas uma representação de nós, que nunca é a mesma.

Você acha que a imagem na fotografia é você? Não, querido ser de luz. Não é você, pois é um mero reflexo de luzes que, no máximo, formam uma porção representativa. No entanto o olhar do outro e o outro-espelho criam a referência da nossa imagem. Responda a pergunta: Como você é?

O Conceito de Autoimagem

PSC

O conceito de autoimagem refere-se, portanto, a uma experiência psicológica, subjetiva, individual, sobre a aparência (Necessidade de Estética) e o funcionamento do próprio corpo. Esse conceito engloba alguns fatores físicos como: seu tamanho, postura, tônus muscular, formato de partes do corpo e movimento, entre outros; fatores psicológicos como suas emoções, sentimentos, pensamentos e comportamentos.

Inclui ainda os fatores sociais como: o modo como você se relaciona com os outros ou como se comporta em grupos (ou ainda se você evita a convivência social).

Efeitos da Distorção da Autoimagem na Autopercepção

A análise desses três fatores pode contribuir para uma eventual distorção da imagem corporal. Para tratar de males relacionados à imagem que temos de nós é preciso separar duas situações: aquela em que o sujeito está insatisfeito com sua imagem; e aquela em que o sujeito tem uma imagem distorcida de si.

No primeiro caso poderemos identificar processos negativos vinculados a uma má aceitação de si mesmo que pode causar depressão, isolamento, e outros problemas relacionados com a satisfação pessoal, a autorrealização, autoestima e correlatos.

No segundo caso, quando temos uma distorção de imagem, o caso é clínico, é patológico, pois, na distorção, a pessoa se vê diferente do que os outros veem e do que o reflexo mostra, ou seja, uma pessoa mesmo estando excessivamente magra, abaixo do peso e correndo riscos à saúde física, ainda se acha gorda e se recusa a comer – exemplo de problemas psiquiátricos como: anorexia e bulimia nervosa.

Cuide de sua Saúde e Valorize-se Mais!

Por isso, devemos estar atentos aos nossos sinais ou mesmo aos sinais de amigos e parentes, quando aparentam insatisfação exagerada com a própria imagem e a definem de maneira distorcida. Devemos, em primeiro lugar, nos sentir bem, felizes e confortáveis com a pessoa que somos e com tudo que isso representa.

Estar gordo ou magro é apenas um estado físico que, pode ser mudado, caso haja um desejo verdadeiro. Entretanto, para isso deve-se privilegiar sempre à saúde e não apenas a estética, pois do que adianta estar bonito e desmaiar de fome, não é mesmo? Procure a linha do meio e conquiste autossatisfação e equilíbrio físico e mental e, principalmente, valorize o ser humano maravilhoso que, com certeza, sei que você é.