Análise Swot Pessoal

Chase4concept/Shutterstock Uma análise Swot pessoal ajuda a identificar nossas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças

Para ter equilíbrio é essencial planejar não apenas sua carreira profissional, mas também pensar em como projetar outros aspectos de sua vida e, uma forma poderosa de fazer isso, é por meio da análise de swot pessoal. Esta, por sua vez, consiste em aplicar esta ferramenta, muito usada pelas organizações, para avaliar seus próprios resultados.

Originalmente, o Swot foi desenvolvido por Albert Humphrey, professor da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, como um mecanismo para as empresas fazerem uma autoanálise. Expandindo para a vida pessoal, também passou a ser aplicado para que pessoas como eu e você pudessem descobrir quais são suas: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

Portanto, podemos dizer que esta também é uma ferramenta de autoconhecimento, uma vez que nos convida a identificar quais são os nossos pontos fortes e de melhoria e a entender como isso afeta positiva e negativamente nossos resultados, felicidade, bem-estar e sucesso. Vamos ver então, exemplos de como usar a análise de swot pessoal.

Como Utilizar a Análise Swot Pessoal

O autoconhecimento é sempre um caminho maravilhoso, pois além de expandir nossa mente, ele também expande as nossas possibilidades. Quanto mais nos conhecemos e sabemos quem somos, mais nos empoderamos, nos curamos, nos sentimos merecedores, capazes, temos chance de aprender a lidar melhor com nossas sombras e de potencializar o que há de bom em nós.

Vamos então ver com análise swot pessoal pode nos ajudar neste autoencontro. Em se tratando de sua vida amorosa, do seu relacionamento afetivo responda:

  • Quais são suas fraquezas?
  • Quais são suas oportunidades?
  • Quais são suas ameaças?
  • Quais são suas forças?

O mesmo pode se aplicado à sua vida financeira, familiar e social. Tente visualizar e colocar no papel pelo menos cinco elementos relativos a cada um dos itens acima. Depois, analise cada resposta e busque entender como cada elemento, afeta positiva ou negativamente, a sua vida atual. Em seguida, pense e trace estratégias e também defina um plano de ação consistente, de modo que possa mudar comportamentos e crenças limitantes e conquistar efetivamente os seus resultados pessoais.

PSC

Se, por exemplo, você identificou que uma das ameaças ao seu relacionamento é o seu ciúme, insira pelo menos uma solução possível (Coaching ou terapia) para lhe ajudar a que este sentimento não prejudique mais sua relação. O próximo passo é colocar isso em prática e buscar auxílio para desenvolver maior autocontrole, segurança e inteligência emocional.

Como podemos perceber, a análise swot pode ser aplicada de diversas formas em nossa vida pessoal e nos ajudar em nosso processo evolutivo e de autoconhecimento. Aproveite a dica e faça também a sua autoavaliação e impulsione sua felicidade e sucesso.