A temporada do esporte mais popular do país iniciou. O que podemos aprender com as equipes campeãs? Leia a seguir e conheça um novo modo de apreciar o esporte | Créditos da imagem: DepositPhotos autor: yuran78

Foi dado início à temporada de futebol no Brasil com os primeiros jogos realizados pelos campeonatos estaduais. O ano estará repleto de compromissos para os jogadores das principais equipes brasileiras, que ainda disputarão o Campeonato Brasileiro, o Copa do Brasil, a Libertadores da América e a Copa Sul-Americana.

Se estabelecermos um paralelo da trajetória percorrida pelas equipes de futebol durante uma temporada com a trajetória de uma equipe de uma organização, pode-se perceber inúmeros pontos congruentes, os quais relaciono a seguir.

 

Lições do esporte mais popular do mundo às organizações

 

Um time de futebol é composto por diversos profissionais com distintas especialidades, tais como médicos, preparadores físicos, equipe técnica, jogadores, diretores de futebol, empresários, dentre outros que integram uma estrutura típica de uma organização convencional. As equipes desportivas, assim como as equipes de qualquer organização, perpassam por etapas que as levam até a consecução dos propósitos almejados. Negligenciar qualquer uma das etapas que relaciono a seguir, pode influir significativamente nos resultados do fim do período, comprometendo todo o tempo de trabalho.

Preparação

PSC

Conhecida no mundo do futebol como pré-temporada, esse é um momento que a equipe técnica tem para testar seus jogadores, avaliando as atribuições de cada um e alocando-os nas funções condizentes com suas características e potencialidades. É o momento para que os jogadores se entrosem e alcancem uma condição física satisfatória.

Essa etapa, dentro de uma organização convencional pode ser entendida como a construção de uma equipe, momento em que os gestores preparam seus colaboradores para uma realizar um objetivo em especifico, seja esse uma meta de vendas, o desenvolvimento de um produto, a concretização de um negócio, dentre outras possibilidades.

Essa é uma fase essencial ao sucesso de qualquer equipe pois, sem a devida preparação, os indivíduos podem não possuir as competências que serão exigidas, o grupo pode não estar em sintonia e suas atividades desestruturadas, de forma que os esforços empreendidos não propiciem os resultados esperados.

Metas e desafios

No início de cada período, as equipes delimitam suas metas e, a partir daí, terão conhecimentos dos desafios que serão enfrentados. No caso de uma equipe destacada do futebol brasileiro, a meta será conquistar os campeonatos que disputar. O desafio é o enfrentar as diversas equipes participantes, buscando a vitória em cada um desses embates para, com a soma de pontos, ser campeã.

Tomando como objeto de análise as empresas de distintas áreas de atuação, vemos que as metas podem variar de acordo com o segmento, mas os desafios se repetem: competição acirrada, manutenção das habilidades da equipe, possível substituição de colaboradores que não se adequaram às atividades, lidar com imprevistos, dentre outros.

Em qualquer situação, se existe uma equipe trabalhando conjuntamente em prol de um objetivo comum, a existência de um grande líder pode auferir ganhos imensuráveis a todo grupo, visto que este possui uma notória desenvoltura e capacidade de influenciar seus liderados positivamente, motivando-os para a consecução dos objetivos.

Conquistas e recompensas

Após a superação de muitos desafios e a conquista de diversas etapas, a equipe que se preparou e se manteve coesa e focada no propósito final consegue alcançar seus objetivos e se sagra a campeã. É o caminho natural para os times que trabalham duro, se preparam e confiam na vitória.

As recompensas oferecidas aos colaboradores de uma empresa, e também aos jogadores de um time, são seus proventos. Porém, além do que o dinheiro já proporciona às pessoas, há o orgulho que se sente ao olhar para trás e ver quantos desafios foram superados. Todos os esforços despendidos fazem com que a vitória alcançada seja ainda mais bela e celebrada. E isso, junto com a remuneração adequada, propicia às pessoas a motivação necessária para fazer tudo novamente.

Àquelas equipes que não alcançaram os resultados almejados, resta a enriquecedora experiência de análise dos pontos negativos, para que sejam considerados no planejamento da próxima temporada e trabalhados com mais afinco.

Gostou do conteúdo do meu artigo? Comente e compartilhe com seus amigos.