O Coaching é um processo em que é necessário estabelecer confiança entre todos os envolvidos, ou seja, entre o coach, profissional que realiza o atendimento, e o coachee, cliente que leva a sua demanda até o coach e que será apoiado por este na descoberta de seu estado atual e alcance de seu estado desejado.

Para que esta confiança seja verdadeiramente estabelecida, alguns fatores são essenciais, como, por exemplo, o local onde o atendimento do coach é realizado, que precisa ser realmente acolhedor, no sentido de fazer com que o coachee sinta-se a vontade e possa se dispor a dar prosseguimento ao processo de uma forma geral.

Para que você entenda de forma um pouco mais aprofundada sobre este ambiente que estou falando, convido você a me acompanhar nesta leitura e conhecer o coachtório.

O que é coachtório?

O Coachtório é considerado o lugar confiável e transmissor de sensações de segurança, utilizado pelo coach para atender o coachee. Coachtório é uma espécie de consultório onde coach e coachee se encontram para realizar as sessões de Coaching.

Esse local de atendimento é montado com a finalidade de suprir as necessidades do coach, além de transmitir confiabilidade a seus clientes, tanto externos quanto internos, já que, por mais bem-sucedido que ele seja, este profissional precisa de colaboradores e parcerias, a fim de fazer com que o seu negócio atinja o seu objetivo central: contribuir para que cada vez mais pessoas saiam de seus estados atuais e se direcionem a seus estados desejados, efetivamente e na prática.

Para quem deseja atuar como um coach profissional é imprescindível ter um coachtório, uma que será nele que os encontros com o coachee acontecerão e o processo terá efetivo andamento.

PSC

No que diz respeito à configuração do coachtório, o mobiliário deste consultório de Coaching deve, obrigatoriamente, fazer uso de duas poltronas confortáveis para a sessão. Essas poltronas precisam estar posicionadas uma de frente para a outra, sempre com o coachee se sentando de uma maneira que seu lado direito fique livre, sem nenhum bloqueio.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Cuidados no Coachtório

Para alcançar resultados verdadeiramente extraordinários através do processo de Coaching, dentro do coachtório, é fundamental tomar alguns cuidados, no sentido de tornar o ambiente o mais seguro possível.

Continue a leitura e veja, a seguir, quais são estes cuidados:

Itens e artigos religiosos

É preciso tomar o cuidado de não inserir no espaço nenhum símbolo que remeta a uma cultura ou religião. O coachtório é um lugar neutro. O que faz sentido para uma pessoa não necessariamente faz sentido para outra. Símbolos são elementos que nos suscitam memórias e essas nem sempre são positivas.

As sensações de afeto, confiança e paz que uma pessoa cristã-católica pode sentir ao ver um crucifixo, por exemplo, podem não ser as mesmas sensações geradas quando esse símbolo for visto por um evangélico, de uma linha mais tradicional ou mesmo por um ateu.

Organização

Outro fator que também traz sensação de bem-estar para os coachees é a organização do coachtório. Neste sentido, é fundamental que o ambiente seja verdadeiramente organizado, com papéis e livros em seus devidos lugares, bem como com a sua mobília distribuída pela sala, para que assim o cliente sinta-se acolhido e em um ambiente seguro.

Além disso, deve-se dar atenção também as cores das paredes, dos móveis e demais objetos espalhados pela sala, devendo estas serem os mais leves possível, para que, dessa maneira, o coachee não se sinta desconfortável e acabe não se abrindo para que o processo aconteça, efetivamente e na prática.

Conforto

Como eu disse no início do texto, para que o processo de Coaching no coachtório realmente aconteça é essencial que se coloque duas cadeiras, uma de frente para a outra, e que o lado direito do coachee fique livre, com o objetivo dele poder visualizar as metas e objetivos que deseja alcançar ao longo das sessões.

Neste sentido, como as sessões podem horas, dependendo do processo a ser desenvolvido, é essencial oferecer o máximo de conforto ao coachee, ou seja, escolher cadeiras confortáveis, em que ele possa se sentir à vontade, bem como ter água, café, lanche, entre outros itens que lhe remetam, realmente e verdadeiramente, a um ambiente seguro, em que ele será acolhido e, com isso, conseguirá atingir os resultados extraordinários que almeja para crescer pessoal e profissionalmente.

Outras dicas essenciais

As pessoas possuem as suas particularidades e é preciso tomar cuidado com isso. Muitas de nossas ações e posturas corporais provocam ou inibem reações nos indivíduos com os quais interagimos. Existem inúmeras razões para isso.

O nosso cérebro está dividido em dois lados essenciais. O lado direito é o lado da força, da liderança, por isso esse lado do corpo do coachee é tão importante e deve ser deixado livre para que inconscientemente seja transmitida a ideia de que você está apoiando seu coachee durante o processo.

A nossa psique varia de acordo com a posição em que nos encontramos em relação à outra pessoa, e quando se olha “olho no olho”, isso significa estar no tempo presente, com a chance de ouvir mais intensamente, na essência. Outro aspecto muito importante é a colocação de um tapete que circunde as duas poltronas.

Esse detalhe aparentemente banal é decisivo para que aquele ambiente seja simbolicamente delimitado como um espaço de interação entre o coach e coachee. Isso é denominado psicogeografia. Psicogeografia é a tarefa de fornecer uma demarcação simbólica, mas visualmente perceptível, que gere, psiquicamente, estímulos associados ao valor daquele espaço.

Como coach é fundamental estar sempre atento a todos os detalhes e garantir que seu coachtório realmente seja um ambiente seguro, onde todos os seus coachees sintam-se confortáveis e confiantes para externalizar suas emoções e pensamentos e realmente chegar ao seu estado desejado de forma objetiva, acelerada e extraordinária.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Faça Coaching e torne-se um coach de sucesso!

Se você gostou deste conteúdo e ficou curioso e interessado por entender, de forma mais aprofundada, o processo de Coaching, convido você a conhecer a melhor e mais completa formação em Coaching do país: o Professional & Self Coaching – PSC.

Trata-se de um curso que, além de transformar positivamente a vida, pessoal, profissional e empresarial, das pessoas, também as habilita a se tornarem coaches profissionais. Isso quer dizer que ao realizar o PSC, o indivíduo tem a oportunidade de desenvolver uma nova carreira, uma vez que fica habilitado para realizar atendimentos enquanto profissional da área de Coaching.

Com isso, ele tem a oportunidade, não só de aplicar os conhecimentos, técnicas e ferramentas do Coaching em sua própria vida, mas também na vida das pessoas que contratarem seus serviços, podendo, através disso, ajudá-las a alcançarem seus estados desejados e também obter uma renda extra, como foi o que aconteceu com a Crislei Leonel, que, depois de uma temporada fora do Brasil, descobriu no Coaching uma nova motivação para a sua vida, pessoal e profissional:

Permita-se ir além e invista nesta poderosa metodologia de desenvolvimento humano!

Entre agora mesmo em contato com um de nossos consultores, inscreva-se para a próxima turma do PSC em sua cidade e alcance resultados extraordinários em sua carreira!

Gostou deste conteúdo, Ser de Luz? Deixe o seu comentario, me dizendo o que você achou e lembre-se de continuar me acompanhando, pois diariamente trago novidades para potencializar a sua performance pessoal, profissional e empresarial.

Copyright: Olimpik/Shutterstock