Coachtório – O Ambiente Seguro no Processo de Coaching - JRM Coaching

Coachtório – O Ambiente Seguro no Processo de Coaching

Por: José Roberto Marques | Blog | 06 de março de 2016

Olimpik/Shutterstock O Coachtório é um ambiente seguro e o local onde o coach realiza suas sessões de Coaching

O Coachtório é considerado é o lugar confiável e transmissor de sensações de segurança utilizado pelo coach para atender o coachee. Coachtório é uma espécie de consultório onde coach e coachee se encontram para realizar as sessões de Coaching.

Esse local de atendimento é montado com a finalidade de suprir as necessidades do coach, além de transmitir confiabilidade a seus clientes, tanto externos quanto internos, já que por mais bem-sucedido que ele seja, este profissional precisa de colaboradores e parcerias a fim de conseguir que o seu negócio atinja o seu objetivo central: gerar lucratividade, respeitando sempre os valores e princípios éticos e morais.

Para quem deseja atuar como um coach profissional é imprescindível ter um coachtório. O mobiliário desse consultório de Coaching deve, obrigatoriamente, fazer uso de duas poltronas confortáveis para a sessão. Essas poltronas precisam estar posicionadas uma de frente para a outra, sempre com o coachee se sentando de maneira que seu lado direito fique livre, sem nenhum bloqueio.

A Importância do Coachtório

As pessoas possuem as suas particularidades e é preciso tomar cuidado com isso. Muitas de nossas ações e posturas corporais provocam ou inibem reações nos indivíduos com os quais interagimos. Existem inúmeras razões para isso.

O nosso cérebro está divido em dois lados essenciais. O lado direito é o lado da força, da liderança, por isso esse lado do corpo do coachee é tão importante e deve ser deixado livre para que inconscientemente seja transmitida a ideia de que você está apoiando seu coachee durante o processo.

A nossa psique varia de acordo com a posição em que nos encontramos em relação à outra pessoa, e quando se olha “olho no olho”, isso significa estar no tempo presente, com a chance de ouvir mais intensamente, na essência. Outro aspecto muito importante é a colocação de um tapete que circunde as duas poltronas.

Esse detalhe aparentemente banal é decisivo para que aquele ambiente seja simbolicamente delimitado como um espaço de interação entre o coach e coachee. Isso é denominado psicogeografia. Psicogeografia é a tarefa de fornecer uma demarcação simbólica, mas visualmente perceptível, que gere, psiquicamente, estímulos associados ao valor daquele espaço.

Cuidados no Coachtório

É preciso tomar o cuidado de não inserir no espaço nenhum símbolo que remeta a uma cultura ou religião. O coachtório é um lugar neutro.O que faz sentido para uma pessoa não necessariamente faz sentido para outra. Símbolos são elementos que nos suscitam memórias e essas nem sempre são positivas.

As sensações de afeto, confiança e paz que uma pessoa cristã-católica pode sentir ao ver um crucifixo, por exemplo, podem não ser as mesmas sensações geradas quando esse símbolo for visto por um evangélico, de uma linha mais tradicional ou mesmo por um ateu.

Como coach esteja sempre atento a todos os detalhes e garantir que seu coachtório realmente seja um ambiente seguro, onde todos os seus coachees sintam-se confortáveis e confiantes para externalizar suas emoções e pensamentos e realmente chegar ao seu estado desejado de forma objetiva, acelerada e extraordinária.