Voltar

Coaching x Consultoria: Diferenças e Características

Publicado em | 0 comentários

Kzenon/Shutterstock Tanto o Coaching como a Consultoria traz poderosos benefícios à pessoas, profissionais e empresas

Coaching x Consultoria – round um. Brincadeiras a parte, estes são serviços importantes e, por vezes, complementares no universo das empresas e também da carreira dos profissionais. Tanto é que, às vezes, surgem alguns equívocos em relação ao seu significado, o que tratarei de elucidar neste artigo. Confira!

Diferenças e Características – Coaching X Consultoria

Coaching

Coaching é um processo de aceleração de resultados e alcance de metas e objetivos, de forma objetiva, planejada e otimizada. Realizado por um profissional denominado coach, neste tipo de serviço não há uma transferência direta de conhecimento, pois como prega o Coaching é o coachee (cliente) que possuiu todas as respostas que precisa para conquistar seu estado desejado.

Em outras palavras, por mais que o coach seja um especialista, ele nunca diz ao seu cliente o que ele deve fazer, mas sim o estimula por meio de perguntas poderosas e técnicas e ferramentas, a que conquiste maior autoconsciência. Por isso, no contexto das sessões, o coach atua apenas um apoiador, muito importante, diga-se de passagem, a que pessoa conquiste plenamente seus alvos e sejam bem- sucedida na carreira e na vida pessoal.

Consultoria

A Consultoria por sua vez é onde uma pessoa ou empresa contrata um serviço especializado, em determinado assunto, para que possa lhe ajudar a alcançar efetivamente determinado objetivo, por meio de conselhos práticos sobre como agir e não agir. No universo organizacional, os consultores atuam fazendo um mapeamento integral ou parcial das empresas, apontando seus pontos fracos, ameaças, oportunidades de melhoria, chances de negócio e propondo sugestões de mudanças específicas que potencializem os seus resultados.

Neste caso, a sua expertise, experiências e seu know how, em um assunto específico, são suas maiores ferramentas de trabalho, pois é por meio delas que o consultor transfere seus conhecimentos a empresa, apresenta soluções para seus problemas e lhe ajudar a conquistar alta performance e crescimento.

O que ambos têm em comum é que são excelentes métodos de desenvolvimento e modelos muito eficientes de expansão de conhecimentos e maximização de resultados. Por isso, quando os dois processos se unem, a efetividade desta dupla se torna ainda mais extraordinária.

Para isso, tanto um consultor pode atuar como coach como um coach como consultor. As competências e habilidades técnicas, como também os conhecimentos sobre o comportamento humano, quando agregados, somam muito ao trabalho destes profissionais e ainda mais à contratação de seus clientes.

Agora que você conhece um pouco mais sobre estas duas importantes abordagens, convido você a conhecer a minha especialidade e ver tudo o que o Coaching pode oferecer à sua vida e carreira. Conheça a formação Professional & Self Coaching – PSC e ouse conquistar resultados extraordinários!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!