Coaching x Consultoria – Round 1. Brincadeiras à parte, ambos são serviços importantes e, por vezes, complementares no universo das empresas e também da carreira dos profissionais. Tanto é que, às vezes, surgem alguns equívocos em relação ao seu significado, o que trataremos de elucidar neste artigo.

O fato é que tanto o coaching quanto a consultoria são processos em que um profissional contratado ajuda uma pessoa ou empresa a alcançar os seus objetivos, por meio de conhecimentos específicos. Os meios para que isso ocorra, porém, são o que diferencia as 2 técnicas. Quer saber mais sobre as semelhanças e diferenças que existem entre elas? Então, continue a leitura a seguir e saiba mais!

Quais são as principais características do coaching e da consultoria?

Para começar, vamos conceituar e explicar o que exatamente são os processos de coaching e de consultoria.

  • Coaching

O coaching é um processo de aceleração de resultados e alcance de metas e objetivos, de forma objetiva, planejada e aperfeiçoada. Realizado por um profissional denominado coach, esse tipo de serviço não inclui uma transferência direta de conhecimento, pois, como prega o coaching, é o coachee (cliente) que possui todas as respostas de que precisa para conquistar o seu estado desejado.

Em outras palavras, por mais que o coach seja um especialista, ele nunca diz ao seu cliente o que ele deve fazer, mas sim o estimula; por meio de perguntas poderosas, técnicas e ferramentas, a conquistar maior autoconsciência. Por isso, no contexto das sessões, o coach atua apenas um apoiador, muito importante, diga-se de passagem, para que a pessoa conquiste plenamente os seus objetivos e seja bem-sucedida na carreira e na vida pessoal.

O coaching bebe de diferentes áreas do conhecimento como fontes de saberes, técnicas e ferramentas: psicologia, desenvolvimento pessoal, gestão de pessoas, administração de empresas, antropologia, sociologia, e por aí vai. Assim, o coach é um profissional que ajuda o indivíduo a conhecer melhor a si mesmo, a definir os seus objetivos com clareza e a traçar um planejamento estratégico para alcançá-los.

  • Consultoria

PSC

A consultoria, por sua vez, é o processo em que uma pessoa ou empresa contrata um serviço especializado, em determinado assunto, para que possa lhe ajudar a alcançar efetivamente um determinado objetivo, por meio de conselhos práticos sobre como agir e não agir.

No universo organizacional, os consultores atuam fazendo um mapeamento integral ou parcial das empresas, apontando os seus pontos fracos, ameaças, oportunidades de melhoria, chances de negócios e sugestões de mudanças específicas que potencializem os seus resultados. Assim, existem consultorias em diversas áreas: jurídico, finanças, tecnologia, marketing, vendas, recursos humanos, comunicação, e por aí vai.

Nesse caso, a expertise, as experiências e o know-how em um assunto específico são as maiores ferramentas de trabalho dos consultores, pois é por meio desses itens que o profissional transfere os seus conhecimentos à empresa/pessoa, apresenta soluções para os seus problemas e ajuda a conquistar alta performance e crescimento.

O que há em comum entre esses processos?

O que ambos têm em comum é que são excelentes métodos de desenvolvimento e modelos muito eficientes de expansão de conhecimentos e maximização de resultados. Por isso, quando os dois processos se unem, a efetividade dessa dupla se torna ainda mais extraordinária.

Para isso, tanto um consultor pode atuar como coach, como um coach pode atuar como consultor. As competências e habilidades técnicas, como também os conhecimentos sobre o comportamento humano, quando agregados, somam muito ao trabalho desses profissionais e ainda mais à contratação dos seus clientes.

O que diferencia os 2 métodos?

O coaching, tanto individual como empresarial, ajuda as pessoas/empresas a definir os seus objetivos, a analisar os seus processos, a compreender o seu estado atual, a definir o seu estado desejado e a organizar-se estrategicamente para alcançar esses objetivos. O coach não ensina as pessoas a alcançar as metas, mas, por meio de perguntas poderosas, auxilia o indivíduo a, ele mesmo, definir ações estratégicas que o conduzam ao estado desejado.

Já a consultoria é geralmente solicitada quando a pessoa ou empresa já diagnosticou algum problema e precisa de uma resolução objetiva. O processo não é tão completo quanto o coach, mas atende a demandas precisas. Por isso, o consultor é um profissional especializado em alguma área do conhecimento, de modo que ele vai avaliar a situação apresentada e propor uma solução especifica. Ao contrário do coach, o consultor, sim, diz o que deve ser feito.

Conclusão

Como podemos compreender, o coaching e a consultoria são dois métodos que levam desenvolvimento e progresso às vidas das pessoas e das empresas, facilitando o alcance dos seus objetivos. No caso do coaching, isso se dá por meio do autoconhecimento, da definição de metas e do planejamento estratégico. Já no caso da consultoria, isso se dá por meio de orientações mais específicas e objetivas, que solucionam de maneira eficaz o problema diagnosticado.

Agora que você conhece um pouco mais sobre essas duas importantes abordagens, convidamos você a conhecer a nossa especialidade e conferir tudo o que o coaching pode oferecer à sua vida e à sua carreira. Para isso, conheça a formação Professional & Self Coaching – PSC e ouse conquistar resultados extraordinários!

E você, ser de luz, já teve alguma experiência com processos de coaching ou de consultoria, seja individualmente, seja na empresa em que trabalha? O que pensa sobre esses 2 métodos? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!