Turgaygundogdu/Shutterstock Embora sejam abordagens diferentes, o Coaching e a Psicologia ajudam na evolução do ser humano e em seu bem-estar e felicidade

Coaching x Psicologia – você sabe quais são as suas diferenças? Posso antecipar que uma destas metodologias tem foco no passado enquanto que a outra no presente e também no futuro. Quer saber mais sobre as diferenças de cada uma? Continue lendo este poderoso artigo e confira!

A Psicologia

Vamos começar elucidando o que é Psicologia. Esta palavra tem origem no grego, mais precisamente nos termos: Psico (alma ou atividade mental) e Logia (estudo), ou seja, é o estudo científico dos estados mentais, conscientes e inconscientes, do ser humano, sua interação com o meio e seus comportamentos em todas as suas instâncias.

A Psicologia é uma análise mais profunda do indivíduo, do seu eu interior, subjetivo, da luz e sombra, e da sua forma de ser, pensar e agir e também trata das doenças emocionais. Para isso, este processo se volta ao passado, à origem do que somos e vivemos; tentando compreender como nossas experiências anteriores, influenciam positiva ou negativamente, em nossa vida atual, nos fazem adoecer ou nos limitam em determinados aspectos.

Este entendimento faz parte do processo terapêutico, que diferente do Coaching, pode durar anos e anos para chegar ao fim. Na terapia psicológica, a cura do paciente é gradativa e se dá no seu próprio tempo, quando é claro, ele está pronto para dar um passo adiante, vencer sua doença emocional, seus traumas, medos, tristezas, vivenciar um novo momento em sua vida e deixar para trás suas fontes de dores e tristezas.

Este tempo maior é importante e necessário porque para determinados problemas é mais difícil ressignificar acontecimentos negativos, de forma rápida. Com disse, é necessário respeitar o tempo da pessoa e seu amadurecimento em relação ao fato.

O Coaching

Embora utilize ferramentas, métodos e técnicas da Psicologia, o Coaching é um processo muito diferente, pois trabalha com início, meio e fim, desde a contratação do serviço. Para isso, o coachee (cliente) deve estar física e emocionalmente pleno de suas capacidades, para que assim, possa assumir consigo mesmo um compromisso verdadeiro de dedicar-se 100% ao alcance das metas e objetivos projetados para sua vida e carreira.

PSC

No Coaching, o cliente já entra sabendo que irá trabalhar determinado alvo, dentro de x prazo, com x plano de ação, para conquistar seu Y estado desejado. Por isso mesmo, o foco é no tempo presente e nos resultados pessoais e ou profissionais que a pessoa deseja alcançar.

Para isso, o indivíduo deve estar aberto a reconhecer seus pontos de melhoria, disposto a trabalhá-los como também a eliminar os comportamentos e crenças limitantes que estão lhe impendido de alcançar suas realizações.

Obviamente que neste caminho, em alguns momentos, o coach e coachee terão que voltar-se aos acontecimentos passados, entretanto, o Coaching não irá focar nestes aspectos em si, mas sim, em ajudar o cliente a desenvolver estratégias efetivas, hoje, para identificar estas más influencias; vencê-las; seguir em frente e definitivamente conquistar suas metas e sonhos.

Agora que você compreendeu melhor as diferenças entre Coaching x Psicologia, escolha a metodologia que melhor atende você neste momento. Como sou Coach, minha dica para você que deseja crescer, pessoal e profissionalmente, de forma planejada, objetiva e acelerada, é – faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC e ouse ir além em sua vida!