Liderar uma equipe é, antes de tudo, se preocupar com o recurso humano disponível em um determinado lugar para fazer uma tarefa “x”. O grande desafio da gestão de pessoas é a diversificação. É o fato de você estar trabalhando com diversos indivíduos totalmente diferentes, que apresentam habilidades, práticas, comportamentos, objetivos e emoções distintas.

Em certo ponto, isso é ótimo, pois você terá na sua equipe uma pessoa específica a quem designar para cada momento e atividade. Todavia, você terá que se “desdobrar” como líder, para saber lidar e gerir os diversos perfis de profissionais presentes na sua equipe.

Para auxiliá-lo nesse processo, seguem aqui algumas dicas para que estejamos sempre investindo em uma boa gestão de pessoas nas organizações. Confira-as na sequência e tenha uma ótima leitura!

1. Conheça os seus colaboradores

O primeiro e principal ponto é descobrir quais são as habilidades da sua equipe. Se uma pessoa sabe e gosta de fazer “A”, um bom líder saberá delegar “A” para ela, pois sabe que, fazendo “B”, esse indivíduo ficará insatisfeito e, muito provavelmente, não conseguirá realizar um ótimo trabalho. Assim, procure saber os pontos fortes e de melhoria de cada profissional.

Isso não deve se limitar apenas às questões técnicas, mas também à própria personalidade dos indivíduos. Para conduzir uma reunião, por exemplo, é melhor designar aquele colega comunicativo e extrovertido. Já para um trabalho que demanda mais concentração e análise, talvez um introvertido e focado seja mais adequado.

2. Seja um gestor presente

Você é a âncora da sua equipe, um exemplo a ser seguido. Por isso, procure estar sempre presente, tanto na hora de distribuir as tarefas, quanto na hora de colocar a “mão na massa”. Assim, faça-se presente para orientar os seus colaboradores, mas sem controlá-los a ponto de microgerenciar.

Além disso, tenha em mente que você é o exemplo que os membros da equipe seguem. Por isso, demonstre responsabilidade, disciplina, assiduidade, pontualidade, empenho, motivação, dedicação, enfim, os traços que você deseja ver nos seus próprios liderados.

3. Dê feedbacks

Existe uma ferramenta no coaching chamada feedback. Ela pode ser destinada para a avaliação de desempenho dos seus liderados e serve para mostrar os pontos fortes e de melhoria de cada um deles. A dica é utilizá-la, mostrando a cada colaborador o desempenho satisfatório deles e também aquilo em que eles precisam melhorar.

Assim, faça feedbacks regulares e completos, de modo que cada colaborador compreenda os pontos em que precisa evoluir, bem como mensurar o progresso que já foi feito. Essa ferramenta estimula tanto a motivação dos funcionários como a própria produtividade da empresa.

4. Estimule a comunicação clara

Como gestor, cabe a você explicar aos seus liderados que a comunicação é um mecanismo essencial para todas as atividades que são feitas em equipe. É por meio dela que as pessoas explicam procedimentos, tiram dúvidas, dão sugestões, corrigem erros e se certificam de que todos estejam “na mesma página”.

PSC

Sendo assim, defina canais de comunicação, como as mensagens de texto, as conversas presenciais, os telefonemas e as redes de e-mail. Documente e oficialize as regras e as decisões mais importantes. Além do mais, prontifique-se a esclarecer todos os questionamentos que os colaboradores tiverem. Faça com que se sintam à vontade para perguntar, de modo que ninguém trabalhe com dúvidas.

5. Seja um gestor democrático

A gestão de pessoas deve encarar os funcionários como pessoas, e não como robôs, números ou máquinas. As pessoas não estão ali para obedecer cegamente o que o líder manda, mas também para serem seres pensantes, que contribuem diretamente com ideias, sugestões, opiniões, enfim, que ajam de forma proativa.

A gestão democrática, portanto, é hoje em dia mais regra do que exceção. Antigamente, o líder falava, e o funcionário obedecia. Atualmente, porém, as empresas com olhares mais modernos têm compreendido que, mesmo que o líder tome as decisões finais, ele pode e deve conversar com a equipe para que, juntos, cheguem a uma solução. Várias cabeças pensam melhor do que apenas uma.

6. Invista em capacitação profissional (para si e para a equipe)

Para que as empresas alcancem resultados verdadeiramente expressivos, já não basta fazer boas contratações, embora isso continue sendo importante. É preciso ir além, investindo no potencial de cada colaborador contratado, oferecendo cursos, treinamentos, leituras, participações em eventos, enfim, acesso à informação.

Todo funcionário precisa acompanhar o dinamismo da sua área e manter-se atualizado em relação às notícias e aos avanços que são feitos nela. Sendo assim, as organizações devem investir nessas reciclagens, encarando-as como investimentos, e não como gastos, pois o retorno é muito benéfico na produtividade.

7. Motive a sua equipe

Por fim, não podemos falar em gestão de pessoas sem falar em motivação. O líder deve ser capaz de construir um clima organizacional positivo, em que as pessoas gostem de estar ali. Para isso, é importante incentivar o respeito, a comunicação, a cooperação e o próprio entusiasmo para que resultados positivos sejam obtidos.

A motivação depende, é fato, de salários justos, de benefícios interessantes e de condições de trabalho confortáveis. Contudo, é importante também focar no relacionamento com o colaborador, conhecendo-o e criando laços com ele, de modo que todos se sintam amparados e parte de um grupo unido. Mesmo para corrigir um erro, é possível fazê-lo com ética e cordialidade, sem que o funcionário se sinta mal.

Dica bônus: faça coaching

Para se tornar um líder melhor, é preciso investir. Nesse sentido, o Coaching — e, mais especificamente, o curso Leader Coach, do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC — é um ótimo aliado, para ampliar a sua visão no momento de liderar uma equipe, fazer a gestão de pessoas e até mesmo de uma grande empresa, pois auxiliará no desenvolvimento de habilidades específicas para isso.

E você, ser de luz, tem colocado as dicas acima em prática? Como você avalia o seu estilo de gestão de pessoas, ou a forma como ela ocorre na empresa em que você trabalha? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!