Os processos seletivos têm se tornado cada vez mais complexos, sendo formados por diversas etapas de avaliação do perfil e das competências dos candidatos. No entanto, se há algo que nunca sai desses processos é a temida entrevista de emprego, seja com o gestor da área, seja com profissionais de recursos humanos.

Muitas pessoas perguntam qual é a melhor forma de se comportar em uma entrevista de emprego. O que falar? Como vestir-se para a ocasião? Pensando nisso, preparamos algumas dicas sobre o que é certo e errado em uma entrevista de emprego, de modo que você tenha cada vez mais resultados positivos quando participar. Continue a leitura e boa sorte!

1. Pesquise sobre a empresa e sobre a vaga a que deseja se candidatar

Ao se candidatar para uma vaga, em primeiro lugar, você deve fazer uma análise geral da empresa. Vá ao site e procure informações da organização para saber qual o segmento de atuação, história, diferenciais, identidade institucional e cultura organizacional.

Além disso, releia o anúncio da vaga, prestando atenção ao cargo, ao salário (se for informado), à localização da empresa, ao regime de contratação, às exigências aos candidatos e às principais atividades que serão desenvolvidas no dia a dia de trabalho. Jamais chegue a uma reunião sem conhecimento desses itens básicos.

2. Organize e reveja o seu currículo

Prepare um bom currículo, com informações verdadeiras sobre a sua formação, os seus objetivos, as suas especialidades, as suas experiências profissionais prévias, o seu domínio de idiomas e, caso seja solicitado, a sua pretensão salarial.

Leia o seu currículo com atenção, procurando relembrar as suas experiências profissionais e as atividades que desenvolveu em cada uma delas. É comum que os entrevistadores perguntem momentos marcantes da sua trajetória, então é bom tê-los “frescos” na memória. Procure focar especialmente nas adversidades que soube superar e nos bons resultados que foi capaz de obter.

3. Fique atento ao vestuário

PSC

O terceiro passo é escolher uma roupa adequada ao local. Homens, estejam com a barba feita, evitem regatas e tênis, utilizem camisas e sapatos. O traje social completo, porém, só deve ser utilizado se esse for um costume da empresa. Mulheres, evitem transparências, decotes e roupas muito curtas. Optem por terninhos, camisas e calça.

Escolha uma vestimenta condizente com a empresa. Por exemplo: uma roupa social, no caso de o local ser formal, ou o traje esporte fino, para lugares menos formais. Independentemente do estilo, contudo, lembre-se sempre de que as roupas devem estar limpas e passadas. Não exagere no perfume ou na maquiagem.

4. Seja sincero, mas sem perder a noção

Procure conversar com o entrevistador e responder de forma correta e firme a todas as perguntas feitas. Não enrole e/ou invente uma resposta. Caso você não saiba como responder, simplesmente diga que não sabe. Da mesma maneira, seja sincero com relação às suas competências, defeitos e qualidades. Não afirme que você domina o Excel, por exemplo, sendo que só tem um conhecimento básico do programa.

Essa sinceridade, entretanto, tem limite. Especialmente na hora de responder sobre os seus defeitos, não diga que você se atrasa com frequência ou que briga frequentemente com os seus colegas. Isso certamente o eliminaria da seleção. Procure defeitos menos graves, como ansiedade, nervosismo, impaciência ou timidez.

5. Administre as suas emoções

Ao chegar a uma entrevista de emprego, procure relaxar e deixar o nervosismo de lado. Confie em si mesmo, nas suas habilidades e competências e no seu potencial. Respire fundo e esteja consciente de que aquilo que for verdadeiramente seu vai aparecer no seu caminho de alguma maneira. Confie na vida!

Se desejar, procure ter uma rotina de relaxamento na véspera. Tenha uma boa noite de sono, consuma alimentos leves e medite. Alguns minutos de respiração consciente e profunda podem promover uma grande e positiva transformação no seu estado emocional. Sendo assim, relaxe e tenha em mente que, na pior das hipóteses, você continuará onde está.

6. Treine em casa

No dia a dia, falamos sobre muitas coisas, mas sempre nos sentimos desconfortáveis ao falar sobre nós mesmos. Por isso, pode ser uma boa ideia treinar em casa. Fale em voz alta, mesmo que esteja sozinho no seu quarto. Discorra sobre quem você é na vida pessoal, o que você faz no seu tempo livre, as suas experiências profissionais prévias, as suas qualidades, os seus pontos de melhoria e o que você espera para o futuro da sua carreira.

Algumas pessoas até mesmo pedem para que algum amigo faça com elas uma entrevista fictícia, de modo que a pessoa faça esse exercício de conhecer a si mesma e de falar sobre si com mais tranquilidade. É uma boa ideia também para avaliar o tom de voz, o ritmo de fala, a postura, a gesticulação, entre outros pontos importantes.

7. Seja pontual

Por último, mas definitivamente não menos importante, seja pontual. Atrasos já na entrevista de emprego podem comprometer a sua imagem no processo seletivo. A empresa pode vê-lo como alguém desorganizado, pouco planejado ou mesmo desinteressado na vaga em questão.

Se houver algum motivo de força maior que o impeça de comparecer, entre em contato com alguém da empresa e comunique a sua ausência com antecedência (se possível), citando a razão. Pergunte se há a possibilidade de remarcar a entrevista. Isso indica profissionalismo e é muito melhor do que simplesmente não aparecer sem dar satisfações.

As 7 dicas acima são básicas, mas extremamente úteis para ir bem na entrevista. Além delas, uma metodologia que certamente pode auxiliar em todos os momentos da sua vida profissional é o coaching destinado à carreira.  Trata-se de um processo que auxilia no desenvolvimento humano (pessoal e profissionalmente). É pautado em diversas ciências, como: neurociência, psicologia, administração de empresas, gestão de pessoas, filosofia, sociologia, recursos humanos etc. Vale a pena conferir!

E você, querida pessoa, tem mais alguma dica sobre como se portar ou sobre o que não fazer em uma entrevista de emprego? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!