Ser de Luz, esta semana vai começar um dos maiores eventos esportivos do planeta: a Copa do Mundo. Por ser realizada no Brasil, o país da seleção mais vitoriosa atualmente, as expectativas sobre a Canarinho são muito grandes!

Com isso, a responsabilidade sobre os atletas que vestem a camisa amarela aumenta! Cada jogo será uma batalha, e cada batalha será assistida por milhões de pessoas. É um momento único na vida profissional de cada jogador que está em campo, pois além de tudo, está sobre eles a responsabilidade de representar a paixão de milhares de pessoas.

Em muitos artigos que escrevi, falei bastante sobre a capacidade de superação que os esportistas têm. Dessa vez, vou fazer diferente! Vou dar quatro dicas essenciais para a Seleção Brasileira de Futebol conquistar o Hexa.

Foco no objetivo: Por onde eles passam é festa! A Seleção sempre chama atenção em qualquer lugar do mundo. Isto ocorre, pois, além de ser a única equipe com 5 títulos mundiais, onde passou grandes atletas como Pelé e Ronaldo, a equipe brasileira é sinônimo de um futebol bonito que, por vezes, foge do pragmatismo e adora o improviso.

Obviamente, a meta principal é ser campeã do mundo. E qual a melhor forma de conquistar um grande objetivo? Dividi-lo em partes menores! Por isso, cada jogo tem que ser jogado com bastante foco e dedicação, pois será uma etapa importante para a conquista da meta principal: ser a primeira seleção a conquistar 6 títulos mundiais.

Vários jogadores, um só time: O futebol é um esporte coletivo, onde cada atleta é fundamental. Por isso, é importante que todos os membros da equipe estejam com as expectativas alinhadas, e tenham em mente que quando entram em campo representam um só time! Sendo assim, é primordial entender o todo, com visão sistêmica, onde cada setor é indissociável.

Por isso, comprometimento e cumplicidade são importantes em uma equipe. Felipão, técnico da Seleção Brasileira, sabe muito bem disso. Quando levou o Brasil ao pentacampeonato mundial, em 2002, a união entre os jogadores e a comissão técnica foi um dos fatores preponderantes para a conquista do título.

PSC

A arte do improviso e as habilidades individuais: Um grande diferencial do futebol brasileiro é a criatividade e inventividade nas jogadas. É preciso que a equipe saiba utilizar toda essa forma ousada de se jogar futebol para surpreender e superar a defesa adversária.

Vença a ansiedade: A ansiedade pré-competição é normal e comum entre atletas, sejam profissionais ou amadores, porém é preciso vencê-la! Isso significa que ela deve estar em um nível no qual não atrapalhe o desempenho do jogador. Por isso, cada um deles deve viver “o hoje”. Voltar a mente apenas para o jogo de agora, ou seja, com serenidade jogar uma partida por vez.       Concentrar-se nos treinamentos é fundamental, assim como aproveitar os momentos liberados para estar em família!

É importante lembrar que o futebol é mais que um jogo físico. Ele vai muito além disso, pois envolve inteligência de jogo e emocional. Para desenvolver a inteligência emocional e se manter calmo nas situações mais adversas do jogo é necessário que o atleta conheça a si mesmo. A partir daí, com o autoconhecimento, será possível ele buscar a automotivação e se manter focado na busca pela vitória.

Os brasileiros são mundialmente conhecidos pela improvisação, protagonizando lances plásticos que foram elevados ao status de arte pelos amantes do esporte. Portanto, manter-se calmo também é importante para sair do pragmatismo e surpreender o adversário! Além do mais, apresentando um futebol bonito, a seleção faz a torcida jogar também ao seu favor – e é assim que a cobrança pela vitória se transforma em apoio!

Com certeza, com essas super dicas, somadas à capacidade técnica que temos, amor à camisa e apoio da torcida podemos ser campeões!

Vamos que vamos, Brasil! Todos em busca do Hexa!