© Depositphotos.com / piotr_marcinski A relação entre coach e coachee é de foco, comprometimento e apoio mútuo. Esta é uma parceria em que cada um doa seu melhor em prol de um objetivo comum.

O Coaching é o maior e melhor programa de capacitação e desenvolvimento humano do país. Trata-se de um conjunto de técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências — como a psicologia, gestão de pessoas, administração, recursos humanos, Programação Neurolinguística (PNL), sociologia, entre outras — que visa o alcance de resultados rápidos e permanentes em qualquer contexto, tanto pessoal quanto profissional.

Este é um poderoso processo que objetiva levar um indivíduo de seu estado atual até seu estado desejado em um curto espaço de tempo, isso por meio do desenvolvimento de habilidades, aprimoramento de competências e mudanças de pensamentos e comportamentos.

Todo o processo de Coaching é conduzido com o auxílio de um profissional chamado coach, que tem papel fundamental na busca pela conquista e realização de todos os sonhos, metas e objetivos do cliente — também conhecido como coachee.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!Conheça mais sobre essa metodologia,
acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Como funciona a relação entre coach e coachee

A relação entre coach e coachee é de foco, comprometimento e apoio mútuo. É uma parceria em que cada um doa seu melhor em prol de um objetivo comum.

A função do coach é de despertar e estimular o potencial infinito de seu coachee para que este conquiste, efetivamente, tudo o que deseja de forma acelerada e assertiva, independente do âmbito: pessoal ou profissional.

PSC

Este processo é realizado por meio das chamadas sessões de Coaching, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais e têm duração média de uma a duas horas — definido em comum acordo entre os dois.

Em cada sessão, coach e coachee trabalham com foco na conversação: o coach conduz o processo por meio do diálogo aberto, utilizando-se de perguntas poderosas, observações, questionamentos, feedbacks e a aplicação de diversas ferramentas que propiciam o desenvolvimento do cliente.

Esta relação cria um ambiente totalmente seguro para a definição de metas e objetivos e, principalmente, para a tomada de decisão, um fator fundamental para o alcance do objetivo almejado.

Ao final de cada sessão, coach e coachee estipulam tarefas que o cliente deve realizar durante o intervalo até o próximo encontro, tudo com o objetivo de gerar ação e deixar o coachee cada vez mais perto da realização de sua meta.

É importante lembrar que o coaching é um processo que necessita de total disposição, foco, dedicação e empenho tanto do coach quanto do coachee para que os resultados esperados sejam efetivamente satisfatórios.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Princípios absolutos do Coaching

Confira quais são os quatro princípios absolutos do Coaching, essenciais para a realização de uma sessão de Coaching entre coach e coachee:

Suspensão do julgamento
A ausência de julgamento em uma sessão é fundamental para promover o alcance dos objetivos determinados pelo cliente da maneira que ele quer, e não na visão do coach.

Independente da situação abordada, o coach deve ter uma atuação completamente imparcial e livre de julgamentos para que o processo aconteça de maneira assertiva.

Foco no futuro
O Coaching é um método totalmente orientado ao futuro, ao estado desejado pelo cliente. Para isso é importante verificar onde o coachee está e delimitar o que é necessário fazer para que ele chegue aonde deseja no menor tempo possível.

Tarefas
O Coaching não é Coaching sem ações que direcionem o coachee ao alcance rápido de seus objetivos. Por isso, são determinadas tarefas específicas, propostas pelo próprio cliente e com o apoio do coach, para que ele fique cada dia mais próximo da realização do que deseja.

Confidencialidade e ética
Coaching é uma relação de respeito, comprometimento e confiança. Tudo o que é abordado durante as sessões permanece apenas entre coach e coachee. O sigilo é fundamental para qualquer processo de Coaching.

Este artigo foi útil para você? Deixe seu comentário, dúvidas ou sugestões e compartilhe o conhecimento!