Coaching para vestibular

arek_malang Coaching para vestibular

A época de vestibular é, sem dúvida, uma das fases mais cansativas e estressantes que vivenciamos ao longo de nossas vidas. A pressão, o desgaste físico e mental e, principalmente, a cobrança interna e externa para ser aprovado neste tipo de exame costuma causar efeitos nocivos durante o período de estudo para a realização da prova.

O desgaste deste momento é tão grande que além da dificuldade de concentração e organização dos estudos, ele também pode desencadear problemas e transtornos psicológicos como irritação, enxaquecas, estresse, depressão, dores abdominais e musculares, entre outros.

O estudante pode até estar bem preparado e capacitado para o exame, mas se não aprender a controlar a ansiedade e o nervosismo dificilmente terá um bom desempenho. Isso porque estes comportamentos sabotadores podem impedir os indivíduos de desenvolverem seu raciocínio lógico, sua inteligência e até mesmo dificultar a lembrança das matérias estudadas antes do vestibular.

Neste sentido, o Coaching para vestibular pode ser um grande aliado para aqueles que buscam ser bem sucedidos na realização da prova. Trata-se de um nicho do Coaching especialmente desenvolvido para orientar, ajudar e estimular estudantes e pessoas que buscam passar no exame e conquistar uma vaga na tão sonhada universidade.

Esta metodologia é de fundamental importância para quem está estudando ou pretende iniciar seus estudos para a temida prova. Isso porque ele trabalha pontos chaves essenciais para o sucesso do objetivo almejado como desenvolvimento de disciplina, organização, foco e produtividade; técnicas de aprendizagem contínua; definição de metas tangíveis antes e durante a prova; aconselhamento e orientação profissional; orientação na escolha da melhor carreira; planejamento de estudos; desenvolvimento de metodologias de estudo próprias para cada matéria; eliminação de crenças limitantes e comportamentos sabotadores; desenvolvimento de automotivação, autoestima e autodesenvolvimento constante; aperfeiçoamento de habilidades relacionadas a inteligência emocional, estratégias, visão sistêmica, criatividade, entre outros;

Benefícios do Coaching para vestibular

PSC

 

Confira alguns dos muitos benefícios que o Coaching para vestibular oferece para estudantes:

  • Gestão eficaz de tempo e horários;
  • Planejamento de estudos;
  • Aumento da motivação e autodesenvolvimento contínuo;
  • Desenvolvimento de foco, produtividade e comprometimento com os estudos;
  • Desenvolvimento de competências fundamentais para a realização da prova como inteligência emocional, visão sistêmica, autoconfiança, entre outras;
  • Desenvolvimento de emoções positivas;
  • Eliminação de crenças e comportamentos sabotadores como medo, insegurança, estresse, angústia, negativismo e outros;
  • Tomada de decisões assertivas;
  • Capacidade de lidar com desafios e pressões de forma positiva.

Dicas de Coaching para vestibulandos

 

Confira algumas dicas de Coaching que podem ajudar vestibulandos durante o processo de vestibular:

·         Pensamento de vencedor

Um dos principais aspectos que o Coaching trabalha é na motivação constante e na mudança de mentalidades destrutivas por pensamentos otimistas e vencedores. Isso porque segundo a psicologia positiva quando o indivíduo mantém atitudes positivas ele estimula também o seu cérebro a realizar comportamentos que levem a uma ação positiva.

Por isso, se você está passando pela fase de pré-vestibular procure manter seus pensamentos sempre confiantes e positivos. Não deixe o medo de questionamentos como “eu não estudei o suficiente”, “eu não vou dar conta” ou “eu não sou inteligente o bastante para passar na prova” te impedir de conquistar o seu objetivo, pelo contrário, dê o seu melhor, estude, se comprometa com a sua meta e mantenha pensamentos de quem realmente busca ser um vencedor como “eu posso”, “eu sou capaz”, “eu vou conseguir”.

·         Mensure seus resultados

Outra dica valiosa é mensurar seus resultados diariamente ou semanalmente para avaliar se os seus esforços estão verdadeiramente te deixando mais próximo da conquista do seu objetivo ou se é preciso reavaliar alguns aspectos e mudar alguns pontos do processo.

Esta mensuração servirá como uma espécie de indicador para avaliar como está os seus estudos, seu rendimento, seu foco etc. Na prática, isso pode ser feito verificando quantas questões tem acertado durante os testes de cada matéria, contabilizando o tempo gasto durante os estudos, avaliando o seu grau de absorção das matérias, entre outras coisas.

·         Tríade do tempo

Um dos impedimentos mais comuns presente na vida de quem estuda para o vestibular está na dificuldade de conciliar tempo e priorizar matérias mais importantes durante o tempo de estudo.

Uma dica é fazer uso de uma importante ferramenta do Coaching chamada Tríade do Tempo. Nela, é possível distribuir as demandas de estudo por ordem de prioridade e tempo separando-as e classificando-as da seguinte forma:

Circunstanciais – aquelas que não necessitam de tanto esforço e dedicação pois são mais fáceis e menos complexas;

Urgentes – aquelas que necessitam de total atenção principalmente nos dias que antecedem a prova;

Importantes – aquelas matérias que devem ser estudadas e revisadas diariamente, pois são as mais aplicadas nas provas;

Este instrumento pode ser um grande aliado na busca por organização, prioridades e prazos de estudos para a realização do exame.

Outras dicas importantes para vestibular

 

  • Mantenha sempre a calma;
  • Controle a sua respiração;
  • Tome bastante água antes, durante e após a prova;
  • Se alimente de forma saudável e adequada antes da prova;
  • Procure relaxar nos momentos que antecederem o vestibular;
  • Tenha uma boa e relaxante noite de sono antes de realizar o exame;
  • Não desperdice o seu tempo de estudos;
  • Esteja totalmente focado em seu objetivo;
  • Lembre-se que este é um momento passageiro, dedique-se e com certeza os resultados serão satisfatórios;
  • Tenha pausas ou momentos de descanso e descontração entre um estudo e outro. Isso é importante para te ajudar a eliminar a adrenalina acumulada durante este período.

E você, já enfrentou essa fase? Quais estratégias e artifícios você também considera importantes salientar para quem busca passar no vestibular? Deixe o seu comentário e contribua com o conhecimento.