Profissional autônomo trabalhando em notebook

Jacob Lund Profissional autônomo trabalhando em notebook

Os profissionais autônomos são aqueles que trabalham por conta própria, exercendo uma atividade econômica sem nenhum vínculo empregatício com uma organização.  Por não serem formalizados, estes trabalhadores atuam como pessoa física oferecendo produtos ou serviços ao mercado, diretamente aos seus clientes.

Neste sentido, um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA constatou que, em 2015, houve um aumento de 19,8% na quantidade de autônomos, no Brasil. Este número é reflexo direto da crise econômica que assola o país, que desempregou milhões de profissionais e obrigou parte da população a investir em novas alternativas na carreira.

Os desafios são muitos, e para superar a dificuldade de encontrar um novo emprego, a solução que muitos profissionais encontraram foi recorrer a um negócio próprio e investir em empreendedorismo. Entretanto, tudo isso deve ser muito bem pensando, pois uma empresa, mesmo que informal, exige muitas habilidades e conhecimentos do candidato a empreendedor.

 

Coaching Para Autônomos

Neste cenário informal encontramos dois contextos distintos. Um é o do profissional que optou por trabalhar de forma autônoma e que deseja ampliar seu leque de possibilidades, desenvolver novas competências, organizar seu trabalho, criar uma constância, construir uma carteira de clientes, ter rendimentos fixos e consolidar-se nesta forma de atuação.

O outro é o daquele que acabou de perder seu emprego é quer pegar o dinheiro do acerto ou de suas economias e começar um negócio do zero, que não tem nenhuma experiência na área, mas que compreende a importância estar preparado para os desafios de empreender e, por isso, busca uma metodologia efetiva que lhe ajude neste sentido.

PSC

Para isso, o processo de Coaching, com suas ferramentas, técnicas e metodologias é a opção ideal, uma vez que ajuda o cliente a organizar suas ideias, planejar seu negócio, identificar seus pontos fortes e gaps no que tange aspectos técnicos, emocionais e comportamentais, como também a trabalhar, com assertividade, para que o novo ofício surta os resultados desejados.

Por laborar de forma independente é importante que o profissional também tenha bem claro quais são as suas metas e objetivos e um plano de ações congruente para realizá-las. O Coaching é eficaz porque vai ajudar a pessoa a compreender melhor o seu momento atual, as mudanças em seu estilo de vida, a controlar a ansiedade e a lidar com a instabilidade financeira inicial e natural de um novo negócio.

Além disso, este poderoso processo vai dar todo o suporte a que o profissional autônomo possa desenvolver novas competências e habilidades, aprimorar seus conhecimentos, fortalecer sua autoestima, autoconfiança, automotivação e resiliência para superar as dificuldades, medos, crenças limitantes e ir além.

Com o auxílio do Coaching ele poderá ainda expandir suas possibilidades, projetar seu futuro, administrar melhor seu empreendimento e definir com mais clareza e objetividade qual é o seu propósito pessoal e profissional e alinhá-los de forma positiva e congruente.

Se você também é autônomo e quer investir em seu crescimento, minha dica final é, invista na formação Professional & Self Coaching – PSC e ouse ir além em sua carreira e sua vida de forma autônoma.