Voltar

Coaching para Professores: desenvolvendo a liderança

Publicado em | 0 comentários
Coaching para Professores

DGLImages/Shutterstock O Coaching para professores ajuda os mestres a desenvolverem novas habilidades e também competências de liderança

Você conhece ou já ouviu falar em Coaching para Professores? Pois bem, esta é uma abordagem voltada a atender as necessidades no que tange o desenvolvimento profissional e pessoal dos mestres. Tem como objetivo dar a eles todo o suporte que precisam para desenvolver novas competências, expandir suas habilidades e impulsionar seus resultados como professor ou líder na escola ou universidade.

Mesmo não sendo desta área, todos nós estamos cientes de que a rotina de um professor, no Brasil, na maioria dos casos, não é compatível com a sua importância social. Os professores são os responsáveis por educar o país e são os primeiros a transformar homens comuns em homens extraordinários.

Ainda assim, seus desafios à frente de uma sala de aula ou na direção de uma unidade escolar não são poucos, aliás, são os mais diversos. Isso exige preparo e também o desenvolvimento de competências de liderança para que possam não apenas compartilhar conhecimentos, mas também aprender a liderar pessoas, inspirar, dar exemplo e agir com mais efetividade.

Coaching Para Professores e Liderança

Não se engane; a liderança é uma competência comportamental essencial a todos os tipos de profissionais e, com os professores, não é diferente. Liderar uma escola; equipe escolar e, desenvolver uma autoridade positiva, frente aos alunos, é muito importante para que o professor possa ter um bom desempenho como líder e, para que sua atuação ao administrar, lecionar e realizar seu trabalho tenha mais chances de sucesso.

O Coaching para Professores atua no desenvolvimento de habilidades técnicas, emocionais e comportamentais em déficit, no aprimoramento de suas competências, a vencer suas atitudes e crenças limitantes e expandir sua mentalidade como líder. Este mix de qualidades é um ponto-chave para que professores tornem-se líderes coaches em suas escolas e saiam–se bem em sua atuação.

Outro aspecto importante que o processo trabalha é no entendimento de que ser líder independe do cargo ou função, ou seja, um professor é um líder quando inspira seus alunos e colegas positivamente, quando dá bons exemplos, age de maneira correta, se comunica de forma assertiva e consegue transmitir, compartilhar seus conhecimentos as pessoas à sua volta.

O Coaching para Professores é ainda um poderoso apoio a que estes maravilhosos profissionais possam vencer suas crenças limitantes, os pensamentos sabotadores que limitam seu desempenho. Também a que possam incorporar habilidades de gestão de pessoas e uma visão de negócios ao seu portfólio de conhecimentos.

Também é essencial a que os mestres escolares desenvolvam maior inteligência emocional para lidar com os desafios da sua profissão, com as pressões, falta de valorização, bem como para que eles consigam desenvolver qualidades fundamentais como: automotivação, planejamento, determinação, resiliência e engajamento.

Tudo isso somado, impacta diretamente na qualidade da liderança do professor, em seu empoderamento profissional e pessoal e na certeza de que dão o seu melhor para fazer valer sua missão de ensinar o outro e aprender, crescer e evoluir também.

O que está esperando então, professor? Conheça a formação Leader Coaching Training – LCT, um curso voltado ao desenvolvimento de habilidades de liderança por meio das técnicas e ferramentas de Coaching, expanda seu leque de possibilidades e aumente suas chances de sucesso como professor e líder.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!