Pessoas Criativas

G-stockstudio/Shutterstock O Coaching pode ajudar pessoas criativas a direcionar sua criatividade para os resultados que deseja alcançar

Conheço muitas pessoas criativas, capazes de imaginar coisas incríveis, ter ideias inspiradoras, diferentes, mas que não conseguem tornar nada efetivamente realidade. Sabe por que isso acontece? Porque elas ainda não encontraram um meio efetivo para transformar seus pensamentos em algo concreto, como projetos, sonhos e resultados na vida e carreira, por exemplo.

Como consequência disso estes talentos podem acabar se perdendo ao longo do caminho e caindo numa zona de conforto existencial, onde o tudo penso, nada faço é o que predomina. Imagine, então, se mentes brilhantes como Steve Jobs, Leonardo da Vinci, Walt Disney, Beethoven e Santos Dumont; tivessem represado sua criatividade! Com certeza, não teríamos conhecido algumas obras – primas da humanidade.

Não pense, entretanto, que apenas estes talentos merecem destaque. Tenho certeza de que assim como estes exemplos, você também possui habilidades diferenciadas e uma criatividade única. Por isso, se não ainda sabe como demonstrar seus talentos de forma prática, o Coaching, com suas ferramentas e métodos, pode ajudar no desenvolvimento do seu “eu criativo”.

A Criatividade é Um Dom – Desenvolva o Seu!

Entretanto, não basta ser criativo, é preciso saber o que fazer com a sua criatividade, pois esta habilidade se mostra de várias formas e não apenas por meio de inventos memoráveis ou criações grandiosas. A simplicidade também é essencial, pois muitas vezes são as ideias mais simples que resolvem os grandes problemas. Portanto, jamais se subestime!

Existem profissionais que são extremamente criativos quando precisam resolver problemas sobre pressão e encontrar rapidamente soluções para questões do dia a dia no trabalho. Outros conseguem criar, com as próprias mãos, ferramentas e objetos que se tornam úteis. E há ainda outros que idealizam coisas fundamentais a milhões de outras pessoas.  O que seria da nossa vida sem o celular, por exemplo?

O mais interessante é que mesmo em diferentes contextos, em todos os casos, todas as ideias são muito importantes. Quando conseguimos dar vazão e encontrar alguma utilidade para elas, melhor ainda, pois este é um ciclo extremante fértil, onde uma ideia traz outra e faz com que a pessoa consiga criar para si e para o mundo formas de externalizar seus talentos e potencial.

Como Pessoas Criativas Podem se Beneficiar do Coaching

PSC

O Coaching para pessoas criativas apoia o individuo a organizar suas ideias e traçar planos de ações efetivos e que lhe permitam colocar verdadeiramente em prática, suas metas, objetivos e sonhos. O processo ajuda o profissional criativo a direcionar sua criatividade para o alvo certo, ou seja, para alcance dos resultados que ele deseja conquistar, mas sem perder o foco no meio do caminho.

Exercitando sua criatividade no dia a dia e, de forma certa, logo a pessoa percebe que seu talento sempre existiu, bastava apenas que ela soubesse o que fazer com ele, como e quando. O Coaching ajuda a expandir o que estava escondido para a própria pessoa e, que muitas vezes, todos percebem menos ela mesma.

Então, se o objetivo do coachee é conseguir uma promoção na carreira, o coach vai ajudar este cliente a encontrar meios efetivos de transformar suas ideias em ações que verdadeiramente ajudem a potencializar sua ascensão. Para isso vai trabalhar também seu autoconhecimento, de modo que o indivíduo reconheça seu “eu criativo”, suas qualidades, dons, seu potencial para ter boas ideias e, para que assim, assim aumente a autoestima e sua confiança em si mesmo.

A partir deste autodescobrimento, a pessoa sente-se muito mais empoderada para colaborar com suas ideias em todos os ambientes, para participar de novos projetos no trabalho, compartilhar sua visão, propor inovações, empreender suas ideias e tirar da mente aquilo que antes era apenas um espectro de sua potencialidade e tornar isso realidade.

Por fim, se você também é uma pessoa criativa, mas sente dificuldades de colocar para fora suas ideias, conheça o processo de Coaching e também a formação Professional & Self Coaching – PSC e obtenha todos os recursos para transformar seu potencial infinito em possibilidades de sucesso e felicidade também.