Alphaspirit/Shutterstock Ferramentas de Coaching ajudam a quebrar o gelo entre as pessoas, a criar um ambiente mais amigável e abertura para integrar de maneira positiva os colaboradores

Imagine chegar a seu primeiro dia de trabalho e não ter ninguém para te receber, explicar sobre suas demandas e apresentar à empresa, como também os seus colegas e novo chefe. Ruim, né? Essa também é uma das razões que fazem com a integração de funcionários seja tão importante e necessária.

Esta ação é decisiva para garantir que o colaborador, desde o primeiro momento, tenha uma boa impressão do local e sinta-se pertencente aquele ambiente onde, a partir de então, irá desempenhar seu trabalho. Outras funções da integração são: unir as equipes, diminuir a distância entre os colegas e gestores e também manter a qualidade do clima organizacional.

Como o Coaching Ajuda na Integração

O Coaching é uma metodologia tão versátil que pode ser aplicada em diversos momentos da empresa, inclusive na integração de novos colaboradores. Ajuda a quebrar o gelo, diminuir a ansiedade normal do primeiro dia e a deixar os profissionais mais à vontade para conhecer o outro e se apresentar também.

Ferramentas de autoconhecimento como, por exemplo, a dos Perfis Comportamentais (Teste dos Bichos), é uma excelente opção. Essa autoavaliação é feita de forma lúdica e divertida, classifica o profissional de acordo com suas competências e habilidades comportamentais, segundo as imagens de quatro animais (Tubarão, Lobo, Gato e Águia).

Além disso, o Coaching, com suas técnicas, estimula a que os colaboradores mais antigos possam receber bem os novos colegas. Mas como ele faz isso? Estimulando a criação do senso coletivo, promovendo a eliminação de julgamentos e o respeito às diferenças.

Para isso, trabalha a autopercepção do profissional, para que possa colocar-se no lugar do outro e recebê-lo da melhor maneira possível. Este acolhimento é fundamental para que o funcionário recém-contratado possa saber que pode contar com seus novos colegas e que terá as condições necessárias para realizar suas tarefas com assertividade.

Mais Benefícios do Coaching

PSC

Do mesmo modo, o Coaching ajuda o gestor a desenvolver relações interpessoais positivas com seus liderados, uma comunicação mais assertiva, bem como uma gestão do tempo efetiva, de modo que consiga acompanhar o novo colaborador, ensinar-lhe sobre a empresa e o trabalho, sem deixar de estar disponível para atender aos demais funcionários também.

Por isso, tanto para as empresas quanto para seus gestores e colaboradores, investir em Coaching é sempre sinônimo de sucesso e retorno garantido. Está precisando de uma metodologia rápida, efetiva e que atenda, especificamente, suas necessidades, mas sempre com um diferencial a mais?

Encontrou! E o nome desta solução é – Professional & Self Coaching – PSC, a formação que leva sua empresa sempre além.  Invista no PSC!