O Brasil é um país que, cada vez mais, tem sido composto por idosos. De acordo com dados do último censo demográfico, realizado em 2018, pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística – IBGE, atualmente, 13% da população de nosso país é constituída por pessoas da terceira idade, e este número só tende a aumentar.

Ainda de acordo com o IBGE, que fez uma projeção de seus dados, em 2050, praticamente um terço da população brasileira será composta por indivíduos com 60 anos ou mais, e em 2060 este número representará 32% da população idosa em nosso país.

Tudo isso vai acontecer, graças aos avanços tecnológicos e da medicina, que têm contribuído, não só para que todos nós tenhamos mais saúde, mas também para que a nossa expectativa de vida aumente cada vez mais, já que hoje esta é de 76 anos e em 2060, será de 81 anos.

Estou trazendo esses dados, para que você entenda a necessidade de criar políticas públicas e mecanismos, que atendam às necessidades desta população e para que todos nós tenhamos a oportunidade de envelhecer com muito mais qualidade de vida.

Para isso, hoje vou te mostrar, como o Coaching pode atuar neste contexto, aumentando, ainda mais as chances das pessoas que fazem parte da terceira idade, sentirem-se muito mais felizes e realizadas ao iniciarem o processo de envelhecimento.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

O que é Coaching para Idosos?

PSC

O Coaching é a melhor e mais completa metodologia de desenvolvimento humano existente no mercado. Trata-se de um processo, que utiliza um mix de conhecimentos, de diversas áreas, como administração, psicologia, neurociência, gestão de pessoas, gestão de tempo, entre diversas outras, e tem como objetivo, contribuir para que cada vez mais pessoas, tanto aqui, quanto ao redor do mundo, tenham a oportunidade de saírem de seus estados atuais, e se direcionarem rumo à concretização de seus sonhos e objetivos.

Neste sentido, o Coaching para Idosos visa, entre outras coisas, aumentar a qualidade de vida, fazer a transição de carreira, deixar a liderança, planejar a aposentadoria, definir novas metas e objetivos e ajudar o idoso a lidar com a terceira idade e com as mudanças que esta nova realidade trarão para a sua vida a partir de agora. Além disso, este poderoso processo auxilia no empoderamento destes indivíduos, para que, assim, eles se mantenham saudáveis, alegres, motivados e ativos.

E se para muitas pessoas, a terceira idade representa apenas o final da linha, doenças, instabilidades, debilidades, entre muitas outras situações, eu, verdadeiramente, acredito no contrário. Vejo este momento como sendo exatamente aquele em que conseguimos entender com mais clareza quem nós somos e o que construímos em nossa vida, carreira e história, ou seja, o momento em que temos muito mais condições e experiência para aproveitar o que de melhor a vida tem para nos oferecer.

Benefícios do Coaching para Idosos

Chegar à idade madura é poder viver seu legado ainda em vida e colher os frutos de tudo aquilo que foi plantado ao longo da sua jornada evolutiva. Logicamente que não é porque envelhecemos que os nossos erros e problemas se tornam menores. A grande diferença é que, nesta fase, podemos desfrutar de uma maturidade maior para rever nossos passos, pedir perdão e nos perdoar, por exemplo.

Continue a leitura e veja como Coaching pode contribuir para que os idosos tenham ainda mais qualidade de vida ao chegarem à terceira idade:

Preparação para a aposentadoria

O Coaching para Idosos atua no sentido de ajudar a trazer mais qualidade de vida à pessoa longeva, dando suporte a que possa preparar-se para aposentadoria, aproveitar suas experiências e conhecimentos e investir numa nova carreira, realizar sonhos adiados, bem como a que o indivíduo possa planejar seus próximos passos, organizar sua vida, vencer problemas pessoais e aproveitar sua vida da melhor maneira possível.

Troca de experiências entre coach e coachee

Além disso, estas sessões, em especial, são verdadeiras trocas de conhecimentos, pois é onde duas pessoas se conectam para interagir e trocar aprendizados. Assim, tanto coach como o coachee saem destes encontros cada vez mais evoluídos.

Novas descobertas

A terceira idade também é uma fase de descobertas, pois existe vida depois da aposentadoria e muito a experimentar, descobrir, explorar e sentir. Por isso, o Coaching para Idosos trabalha para que o idoso traga para seu cotidiano esta consciência de que pode ter uma vida ativa, saudável e feliz, sendo que isso não se resume a jogar damas na pracinha.

Invista em Coaching e chegue a terceira idade com muito mais disposição

Eu particularmente acredito que envelhecer é uma dádiva e uma chance a mais que temos de nos conhecer e viver todos os ciclos da vida e novas experiências em todos os sentidos. Tudo depende da nossa postura em relação a tudo isso. Acredito também que ao vivenciar um processo de Coaching, com tantos recursos de desenvolvimento e transformação, a vida do idoso ganha ainda mais sentido.

Podemos sentar e ver a nossa idade avançar, ou aproveitar o tempo que temos para desfrutar da companhia de nossos amigos, parceiros, filhos e netos, conhecer novas pessoas, fazer viagens, cursos interessantes, cuidar do corpo, mente, alma e sexualidade.

Também podemos aproveitar nossas conquistas e continuar a fazer parte do mundo, não como alguém que está de partida, mas sim, como uma pessoa que ama a vida e quer viver o melhor que ele tem a oferecer.

Se você também acredita em tudo isso, o meu convite e para que você conheça o Professional & Self Coaching – PSC. Trata-se do curso de Coaching do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, voltado para o desenvolvimento humano, que, através de poderosos conhecimentos, técnicas e ferramentas, capacita e empodera o idoso, para que ele se prepare, de forma plena, para os novos desafios que terá a partir do momento que adentrar à terceira idade.

Este empoderamento serve para que o idoso fortaleça a sua autoestima e autoconfiança, no sentido de continuar sentindo-se útil e capaz de transformar a sua realidade, positivamente, de maneira a continuar aproveitando a vida com ainda mais satisfação.

Além disso, o PSC oferece também à pessoa idosa uma nova oportunidade de carreira, pois, ao finalizar o curso, ela estará apta e totalmente preparada a aplicar o processo de Coaching, não só em sua vida, mas também na vida das pessoas ao seu redor, podendo, com isso, potencializar, tanto a sua aposentadoria, quanto a de muitos outros idosos, e ainda conseguir uma renda extra, realizando atendimentos como coach profissional de idosos, ou do nicho que mais se identificar em atender.


 

Permita-se ir além e continue construindo um legado poderoso em sua vida! Invista então no Professional & Self Coaching- PSC e tenha a melhor terceira idade que você pode ter.

Ser de Luz, espero que você tenha gostado deste artigo, pois ele foi feito com muito carinho para você, independentemente da idade que você tenha.

Convido, agora, você a deixar o seu comentário, me dizendo o que achou e a compartilhar suas experiências na terceira idade. E se este conteúdo fez sentido para você, compartilhe com seus amigos, em suas redes sociais, para que também eles possam compreender como o Coaching para idosos é um processo importante, para que estes continuem tendo uma vida plena e cada vez mais feliz.

 

Copyright: Goodluz/Shutterstock