Londoposit/Depositphotos Empreender um negócio de sucesso exige preparação e planejamento e o investimento contínuo no desenvolvimento do empreendedor

O maior problema em ser um empreendedor ou um presidente é que na verdade nunca se sabe detalhadamente os riscos que serão enfrentados. Certamente Bill Gates não tinha ideia, quando ele desistiu de Harvard para iniciar a Microsoft, que se tornaria o sucesso que é.

Da mesma forma, o florista que precisa encarar a falência também nunca previu que este seria o seu destino. Para ser um empreendedor é preciso ter muitas qualidades, ou ao menos tolerância ao risco.

Existem algumas formas para reduzir o risco. A chave para isto é fazer avaliações de maneira apropriada. O primeiro passo é enxergar a ideia de forma fria e firme, analisando que tipo de negócio você quer iniciar e responder as seguintes perguntas:

Perguntas Para Empreender o Seu Negócio

  • Você está satisfazendo a necessidade do mercado criando esse negócio?
  • Quem comprará seus produtos ou serviços? Eles podem pagar? Eles querem? Onde eles adquirem isso atualmente? Por que eles migrarão para você?
  • O que pode dar errado e se der errado, qual será o seu custo? Você pode pagar?
  • Como está a competição no mercado? Qual a qualidade do trabalho deles e como você pode competir contra eles?
  • Quanto tempo você levará da ideia, a partir do seu desenvolvimento até a sua implementação? Qual será precisamente o custo disso? Você pode pagar por isso? E se levar mais tempo do que o necessário?
  • A sua ideia é nova ou é algo tradicional? Se nova, há demanda para ela? Se não, o mercado está muito saturado?
  • Qual a experiência e perspectiva única que você tem que o permitirá realizar o seu sonho? Você pode aprender o que você não sabe?
  • A demanda para este produto ou serviço está para crescer de forma precisa? Se não, o que você fará?

Invista em seu Desenvolvimento. Invista em Coaching!

Como podemos perceber, não basta apenas ter uma ideia e achar, apenas achar, que ela é o suficiente para empreender e abrir o seu negócio. Antes de tudo é preciso se preparar e fazer um bom planejamento de carreira que lhe permita guiar suas ações e alcançar o resultado desejado.

Todo empreendedor é, antes de tudo, um sonhador. Por isso, para que seu sonho não fracasse na primeira tentativa, é essencial poder contar metodologias efetivas, que ajudem você a conhecer seus pontos fortes e de melhoria, bem como as oportunidades e ameaças de sua futura empresa.

Para isso minha dica é – faça Coaching e invista neste fantástico processo, pois com certeza, esta ação lhe trará grande crescimento profissional e pessoal e desenvolver habilidades e competências essenciais ao seu trabalho como gestor, líder e empreendedor. Invista em você, faça Coaching!

PSC

Gostou do texto? Aproveite estes insights, responda estas perguntas poderosas e faça Coaching! Ah, e compartilhe este artigo em suas redes sociais e com seus amigos.