Voltar

Coaching Para Emagrecimento – Um Trabalho Inspirador

Publicado em | 0 comentários

TijanaM/Shutterstock Coaching Para Emagrecimento é um poderoso aliado da perda de peso e do alcance de maior bem-estar

Numa das inúmeras vezes que, acessei a internet para me atualizar, como faço sempre, me deparei com uma notícia que chamou atenção. Lembro que a manchete estava no site da Revista Época, seção Negócios: “Jovem de 150 quilos perde metade do peso e se tornar coach para obesos”.

Trata-se de um jovem britânico que, sozinho, conseguiu perder peso a partir de uma motivação verdadeira de mudança, sem ajuda de remédios nem mesmo orientação médica (embora a ausência do médico seja um risco que não devemos correr). Em resumo, ele emagreceu apenas modificando hábitos alimentares, fazendo exercícios físicos e vencendo os desafios diários normais de quem troca o cachorro-quente pelo iogurte light.

A partir de sua própria história de vida o jovem passou a ministrar palestras e orientar outras pessoas como coach para perda de peso, via Skype, e está para lançar um livro. O que mais me chamou a atenção na história é a capacidade empreendedora desse rapaz de apenas 23 anos. Muitas pessoas conseguem emagrecer, mas poucas veem nisso a possibilidade de construir uma atuação profissional.

Como o Coaching Para Emagrecimento Funciona

O Coaching Para Emagrecimento funciona exatamente igual ao processo de Life Coaching ou mesmo o Executive Coaching. Ele se estabelece numa reunião formal, fazendo um diagnóstico do estado atual, das motivações reais do coachee (cliente), da sua autoimagem, de todos os possíveis problemas neurofisiológicos ou psiquiátricos – como os distúrbios alimentares.

É importante que você, que quer trabalhar com Coaching Para Emagrecimento, tenha uma formação em áreas correlatas: nutrição, educação física, endocrinologia, psicologia. É claro que uma pessoa que não tenha nenhuma formação nessa área (como parece ser o caso do garoto londrino da reportagem) desde que tenha alguma vivência desse campo de trabalho e busque informações a respeito do tema.

Uma vez que já sendo coach, pode também ter bons resultados, mas sempre com muita responsabilidade profissional. O acompanhamento pode ser um pouco diferenciado de acordo com sua atuação.

Um personal Trainer Coach, por exemplo, pode atuar dentro de uma academia fazendo uma sessão de Coaching formal por semana e encontros diários utilizando o Coaching informal. Ou pode aumentar as sessões de Coaching formal no primeiro mês e formatar a agenda de encontros à medida que o cliente evolua.

O emagrecimento, embora não lide com a eminência da morte, como as cuidadoras que tratam da velhice e terapeutas que tratam casos de câncer, têm um dificultador: a condição interna fortemente sabotadora das pessoas, a falta de disciplina e a cultura do prazer.

Nos moldes normais psicólogos, nutricionistas, personais e endocrinologistas atuam quase como vigias dos pacientes. Isso se justifica pela real dificuldade em mudar hábitos e sua cultura alimentar quando a motivação ainda não está formada dentro da pessoa.

É nesse ponto a chave da atuação do coach em emagrecimento, buscar fomentar mudanças duradouras, automotivação, otimismo e crenças positivas sobre si mesmo, de modo que ajudem o coachee a alcançar plenamente seu objetivo de perder peso e, com isso, apoiá-lo a conquistar maior bem-estar, satisfação e resultados extraordinários todos os setores de sua vida.

Gostou de saber um pouco mais sobre Coaching Para Emagrecimento? Então, curta, comente  e compartilhe esta publicação.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!