Competências Transversais

MichaelJung/Shutterstock Desenvolver as competências transversais é fundamental ao sucesso na carreira

Imagine um profissional que domina todos os conhecimentos técnicos de sua área de formação, porém que não possui as competências transversais, ou seja, as habilidades para tornar isso realidade. Por melhor que seja, ele terá grandes dificuldades em demonstrar seu potencial e destacar-se no mercado de trabalho do modo como deseja.

As competências transversais são aquelas qualidades e diferenciais que nos ajudam a transformar nosso potencial profissional em resultados reais e tangíveis em nossa carreira. Dentre estas, destacamos: marketing pessoal, liderança, inteligência emocional, gestão, tolerância, comunicação escrita e oral, relacionamento interpessoal, flexibilidade e proatividade, por exemplo.

Esta junção de conhecimentos técnicos, comportamentais e emocionais é o que potencializa o desenvolvimento do profissional, uma vez que não basta apenas ter o saber técnico e não saber como promovê-lo na prática. Neste contexto, faz toda diferença ter uma metodologia efetiva que acelere os resultados neste sentido e, com certeza para isso, a melhor é o Coaching.

Coaching Para Potencializar Competências Transversais

Coaching é um processo altamente efetivo quando o objetivo é o desenvolvimento dos gaps no que tange o aprimoramento das competências dos profissionais. Além de ajudar a identificar quais são as lacunas, oferece todo o suporte necessário a que a pessoa consiga desenvolver seus pontos fortes e trabalhar aqueles que precisam ser desenvolvidos.

Por meio de técnicas, ferramentas e métodos de aceleração de resultados, esta metodologia proporciona um poderoso autoconhecimento, o que permite ao profissional potencializar suas competências positivas e eliminar as crenças e comportamentos que podem limitar seu sucesso na carreira.

Assim, o Coaching atua no sentido de empoderar o coachee (cliente), tanto maximizando suas habilidades técnicas, fazendo uma ponte com suas competências transversais, reunindo seus diferenciais e impulsionando seus resultados como um todo. Para isso, trabalha ativamente no desenvolvimento de aspectos relacionados à: comunicação, liderança, gestão de negócios, processos e pessoas e também ao marketing pessoal; elemento essencial para todo profissional saber se apresentar bem em público e “se vender” de modo efetivo e sempre positivo.

PSC

Se não bastasse tudo isso, o Coaching dá um upgrade poderoso na carreira do profissional, pois impulsiona o aprendizado das suas competências transversais, agregando ainda mais valor ao que ele já domina tecnicamente.

Na prática, isso se revela por meio de um especialista muito mais assertivo em suas ações, que tem inteligência emocional, proatividade, compreende melhor o universo empresarial e que sabe o que quer e como pode usar o que sabe para conquistar suas metas e objetivos.

Portanto, se você quer desenvolver suas competências transversais e habilidades técnicas e comportamentais de forma rápida, objetiva e planejada, tenha no Coaching todo o subsídio para isso. Para isso, minha dica é – faça o Professional & Self Coaching – PSC e ouse conquistar resultados extraordinários em sua carreira.