Saiba como o Coaching apoiar tanto recrutadores como candidatos a se saírem bem nas entrevistas de emprego! | Goodluz | DepositPhotos.com

Engana-se quem pensa que os únicos erros e acertos na entrevista de emprego acontecem entre os candidatos. Os recrutadores também são papel importante nessa pequena e breve reunião que acontece, que precisa ser extremamente objetiva, fazendo com que informações cruciais sejam obtidas e transformadas em uma base sólida para a escolha do novo contratado.

O ótimo é que o coaching pode e deve ser uma excelente ferramenta utilizada na hora da entrevista. Veja como isso pode acontecer.

Deveres do Recrutador e do candidato em uma entrevista de emprego

A entrevista de emprego é um momento decisivo. Tanto para o entrevistador como para o candidato. E é por isso que os dois possuem deveres para aproveitar esse tempinho, que na maioria dos casos não passa de 20 minutos e às vezes nem chegam aos 5, para conseguirem os seus objetivos.

E qual é o objetivo de um recrutador? Conseguir entender a personalidade dos candidatos e perceber qual é o mais indicado para trabalhar na empresa. E em relação aos candidatos, quais são os objetivos deles? Mostrar as suas melhores qualidades, ou melhor, as características que mais se adequam ao que a empresa está pedindo.

É fato que nem todos os recrutadores conseguem captar os melhores candidatos e às vezes a empresa acaba perdendo verdadeiras joias para a concorrência. E também é um grande fato que os candidatos às vezes estão num dia ruim ou simplesmente lhes falta tato social para exibirem aquilo que deve ser explicitado para os entrevistadores.

Isso só mostra o quanto as pessoas estão devendo quando o assunto é comunicação. Falta empatia, autoconhecimento, principalmente, eloquência. Tudo isso deve mudar caso você queira ser selecionado para uma empresa de sucesso ou caso você queira recrutar o melhor candidato para a sua empresa.

Dicas de Coaching na Entrevista de Emprego para de dar bem

PSC

O Coaching é excelente nesse quesito e quando o candidato já chega à entrevista com essa mentalidade bem trabalhada, dificilmente o recrutador não se encantará. Tudo o que você, candidato, precisa no momento é chamar a atenção para os seus pontos fortes. Por isso, vá ao local bem vestido, bem alinhado. É muito importante a questão da comunicação visual, pois se trata de um ponto levado em consideração no momento da avaliação feita pelo recrutador.

Entretanto, o segredo mora na habilidade de ser assertivo nas palavras. É algo bastante necessário e demanda eloquência. Saiba escolher bem as suas palavras e o entrevistador vai gostar sempre de ouvir as suas respostas. Mas também passe uma comunicação não verbal interessante. Seja através dos olhares, da postura e da gesticulação. Tudo isso é importante.

E o recrutador, em que ele precisa focar? Bem, claramente ele tem que dar atenção a detalhes da personalidade do candidato. E isso ele fará através da identificação do tom de voz, analisando a postura, como é que ele se senta, como ele se comporta em situações de pressão. A comunicação não verbal é interessante para os dois casos.

O que nunca fazer numa entrevista de emprego?

Algo que o candidato nunca deve fazer numa entrevista de emprego é enrolar ou falar do que não sabe, o que geralmente acontece no primeiro caso. Mostrar-se despreparado e tentar converter isso em uma situação favorável para si não vai dar muito certo, até porque ninguém quer contratar um profissional despreparado.

Então, vá à entrevista sabendo da história da empresa, conhecendo objetivo dela e entendendo o que aquela vaga representa. Vá com as respostas certas para as perguntas necessárias. Por exemplo, coloque-se no lugar do recrutador e veja quais são as habilidades que você buscaria em alguém para tal cargo.

Sempre se mostre motivado e não se deixe dominar pela insegurança do momento. Mostre-se confiante através de respostas seguras. Seja sempre firme no que fala. Mantenha a sua postura.

Já pelo lado do recrutador, o seu dever é estar bastante atento para captar a personalidade da pessoa que está ali na sua frente e identificar se esta se adequa aos requisitos da vaga.

Com essas dicas tanto o recrutador como o entrevistado conseguirão se sair bem. O Coaching na entrevista de emprego é algo extremamente útil e funcional.