Descubra os benefícios do Coaching para pessoas, empresas e líderes | Depositphotos pressmaster

Coaching é um processo acelerador de resultados, e notoriamente, vive hoje seu apogeu no Brasil. Nos Estados Unidos, desde a década de 1980, já existem registros de sua utilização no meio corporativo. Entretanto, foi Timothy Gallwey, dez anos antes, um dos primeiros a chamar a atenção do mundo para os seus benefícios.

Em seu primeiro livro, intitulado “The Inner Game Of Tennis”, ou “O Jogo Interior do Tênis”; Tim, que na época era treinador, apresenta suas primeiras teorias sobre o poder do Coaching. Nele, o coach esportivo defende a importância de atletas trabalharem não apenas o aprimoramento técnico e físico, mas também os aspectos emocionais e psicológicos que influenciam, positiva e negativamente, em seus resultados.

Desde então, o Coaching evoluiu muito e foi incorporado a diversos outros esportes e áreas do conhecimento humano. Hoje, as organizações brasileiras também já descobriram nesta metodologia uma forte aliada no que tange o desenvolvimento contínuo de seus profissionais e maximização de seus recursos.

As empresas passaram a utilizar o Coaching para implantar novas culturas de gestão, pautadas na formação de líderes diferenciados, mais humanos e preparados para lidar com as constantes mudanças do cenário organizacional e com suas distintas gerações de colaboradores.

Coaching e Benefícios

Há alguns anos, os processos de Coaching, no Brasil, eram oferecidos apenas para os executivos do alto escalão, das multinacionais estrangeiras instaladas por aqui. Atualmente, com a eficácia comprovada desse processo, tanto as pequenas, médias como grandes empresas têm levado seus benefícios a outros setores e, apostando em Coaching, para desenvolver seus profissionais e alcançar grandes resultados.

Profissionais que passam por este processo têm uma extraordinária oportunidade de aprimoramento tanto no que tange a carreira como também a sua vida pessoal. O Coaching proporciona maior autoconhecimento, uma definição mais clara das metas, o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentos, como também o alcance planejado dos objetivos.

O Poder do Líder Coach

PSC

Além disso, cada vez mais, as empresas buscam formar líderes com as competências de Coaching, os chamados: líderes coaches. Gestores com esse perfil tornam-se ainda mais assertivos em sua liderança, têm maior inteligência emocional e social, e conseguem pensar e agir, estrategicamente, no que se refere às pessoas e os processos da organização.

Com isso, o líder coach é diferenciado, vai além, pois consegue criar um ambiente mais favorável ao desenvolvimento de projetos, crescimento das equipes e ao alcance, contínuo, de grandes resultados.

E você, já conhece os benefícios do Coaching? Compartilhe aqui sua experiência!