Agsandrew/Shutterstock O Coaching Ericksoniano reúne ferramentas e métodos do Coaching e da Linguagem Ericksoniana para desenvolver o potencial infinito do ser humano

Coaching Ericksoniano é uma abordagem que conecta o Coaching e a linguagem ericksoniana, fruto do trabalho de Milton Erickson. É uma formação do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, que agrupa técnicas e ferramentas do modelo ericksoniano às melhores práticas e ferramentas do Coaching, a fim de potencializar ainda mais os resultados.

Esse modelo é baseado nos ensinamentos de Milton Erickson e Betty Erickson, juntamente à potente abordagem do Coaching, além das impressionantes e transformadoras ferramentas e experiências de Desenvolvimento Humano.

Objetivos e Benefícios da Abordagem Ericksoniana no Coaching

O objetivo dessa abordagem é formar coaches com competências ericksonianas de comunicação, questionamento e entendimento, habilitando-os para aplicar as técnicas de estímulo indireto da Hipnoterapia Ericksoniana (veja o verbete “hipnose”) em seus processos de Coaching, fornecendo métodos excepcionais para atuação em qualquer contexto que seja: empresarial, terapêutico, profissional ou pessoal.

A abordagem ericksoniana fornece recursos fantásticos para a comu­nicação em diferentes contextos, seja empresarial, terapêutico ou em Coaching, assim como no desenvolvimento de uma percepção de co­municação aguçada, e representa um processo intenso de extração de aprendizados inconscientes.

Milton Erickson afirmou que há uma forma de linguagem que cria uma conexão peculiar entre duas pessoas e esse fato favorece o estado de transe, o qual ele denomina aprendizado do inconsciente ativo.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”,
é um presente!

Desvendando a Mente Humana

PSC

O autor também concebe que toda comunicação que obtém sucesso é uma forma de transe ou hipnose, pois as pessoas possuem problemas devido aos limites aprendidos. A meta do transe é relaxar esses limites sabidos do panorama de referência habitual do paciente e permitir que o amplo receptáculo das potencialidades, não reconhecidas dele, trabalhe o aprendizado inconsciente ativo e que ele tome o seu lugar.

De início, Milton Erickson exauria o palco mental do embaraço das limitações aprendidas do paciente. Logo em seguida, o auxiliava a fazer o cliente gerar e reestruturar por si mesmo, de dentro da sua condição inconsciente, sem a interrupção de um pensamento consciente sem desvios. O psiquiatra concebia como apropriada qualquer resposta que fosse dada pelo cliente.

Essas respostas ensinaram para Erickson coisas a respeito de “hierarquia comportamental” do cliente e ele fez uso desse conhecimento como uma forma de feedback, que o possibilitava mudar as suas abordagens de forma a se enquadrarem a particularidades dos clientes, para auxiliá-los a encontrar uma direção interna, e a receptividade, que são aspectos do transe.

A ligação afetiva que Erickson fez existir tornou isso totalmente possível. Na dança e na privacidade peculiar que acontecem entre coach e coachee, o sujeito hipnótico toma lugar em um estado que não fica estrito a palavras que são apenas metáforas para a experiência.

Erickson se une ao mundo interno do sujeito hipnótico, fazendo uso de sua habilidade, autoridade e competência para lembrar um contexto de confiança e segurança, para que se torne possível à tomada de lugar do aprendizado inconsciente ativo. A linguagem ericksoniana aplicada ao Coaching amplia consideravelmente as habilidades do coach profissional.