Coaching Education

Tashatuvango / Shutterstock O Coaching Education apresenta ao coachee( cliente) os princípios básicos que regem um processo de Coaching

 

É importante compartilhar com o coachee como é o processo de Coaching, para ele sempre se lembrar de não se esquecer de se lembrar da importância de manter o comprometimento consigo, “foco e ação”.  O Coaching Education é uma forma sintetizada de passar a essência e a profundidade do processo de Coaching. O coach deve ter a habilidade de explicar como o processo de Coaching funciona e convidar o coachee a acreditar que, por meio dele e do seu comprometimento, ele poderá alcançar o seu objetivo.

O coach faz o Coaching Education, explicando a nomenclatura do Coaching, seu modelo de trabalho e sua forma de proceder durantes os encontros.  Este é um momento importante, pois através deste alinhamento e do que o coachee disser, serão definidas as tarefas visando à otimização dos seus resultados dentro do tempo definido.

A Essência do Coaching Education

Ao fazer o Coaching Education é importante que o coach (profissional) apresente ao coachee (cliente) os princípios básicos que regem um processo de Coaching, sendo principalmente a parceria, um pacto entre duas pessoas ou um grupo de pessoas, criando um ambiente sinergético, um local seguro, em que se comprometem a dar o melhor de si para acelerarem o alcance de objetivos, metas e resultados.  Pode funcionar como uma alavanca, como uma âncora, para que ao se conectarem, um tenha a melhor parte do outro.

É importante, que antes se inicie o processo de Coaching, seja feito o Coaching Education com o coachee para que ele compreenda exatamente o que é esse processo e como ele será conduzido. Nesse momento, orienta-se destacar os seguintes itens, que são indispensáveis:

  • O que é Coaching
  • A história do Coaching
  • A diferença do Coaching e de outros ramos de atuação
  • O que faz um coach
  • Quem é o coachee
  • Comprometimento do coachee
  • Como funciona o processo de Coaching
  • Quando uma pessoa deve buscar um processo de Coaching
  • Quando uma empresa deve buscar um trabalho de um coach
  • Como acontecerão os encontros (período, se presencial ou online etc.)
PSC

Além disso, os Princípios Absolutos do Coaching, que devem ser passados durante o Coaching Education são:

Princípios Absolutos do Coaching

1. Suspender todo Tipo de Julgamento

O coach precisa, imprescindivelmente, compreender e respeitar o modelo de mundo do coachee. A ausência de julgamento é essencial para promover mudanças satisfatórias na vida do coachee da forma que ele quer e não da maneira como o coach considera ideal.

Independentemente do que acontecer num atendimento de Coaching, a regra sempre será: suspenda todo tipo de julgamento. Essa ação vai acelerar o seu processo como um excelente profissional de Coaching.

2. Foco no futuro (Estado desejado)

Coaching é uma abordagem orientada ao futuro, à conquista de objetivos que promovam mudanças positivas e duradouras na vida do coachee. Este é o seu grande diferencial: foco no estado desejado, onde o coachee está e o que é necessário fazer e acontecer para ele chegar aonde quer.

3. Ação (Tarefas)

O conhecimento é o que inspira as pessoas a buscarem o processo de mudar. Assim como a prática é o que leva os indivíduos a se transformarem. Coaching só é Coaching se houver ações específicas, constantes no sentido de alcançar os objetivos determinados pelo coachee. Entrar em ação significa ir além.

4. Confidencialidade e ética

Coaching é uma relação mútua de confiança, comprometimento e parceria. Os conteúdos abordados na sessão pertencem exclusivamente ao coachee. Manter o sigilo e a confidencialidade é um princípio absoluto para que um coach tenha bastante sucesso. As informações obtidas em processos de Coaching são de posse do coachee e para serem utilizadas se faz indispensável o consentimento do mesmo.

Por tudo isso, podemos dizer que o Coaching é um maravilhoso sistema de cocriação, onde coach e coachee unem o seu melhor visando o alcance dos resultados extraordinários que a pessoa busca.

Gostou de conhecer como funciona o Coaching Education? Curta, comente e compartilhe o tema em suas redes sociais!