Docstockmedia/ Shutterstock Axiomas são “as verdades” incontestáveis que guiam nossas crenças e ações

Axioma (Axios) é uma palavra, de origem grega, que denomina aquilo que é: válido ou digno. Em nossa vida prática podemos considerar os axiomas como aquelas verdades que temos como absolutas e inquestionáveis.

Estas, por sua vez, são responsáveis por guiar nossos pensamentos e comportamentos ao longo de nossa jornada. É certo que os axiomas nem sempre podem ser provados. Entretanto, por estas “verdades”, passarem a fazer parte da nossa identidade e cultura, elas acabam sendo consideradas como óbvias e realmente existentes.

Um exemplo de axioma seria a existência de Deus. Nenhum de nós o viu, em carne e osso, pessoalmente, porém, como até mesmo para a Ciência: não há um efeito sem uma causa, para quem acredita, sua existência é incontestável.

Para crer em Deus é suficiente lançar os olhos às obras da criação. O universo existe; ele tem, portanto, uma causa. Duvidar da existência de Deus seria negar que todo efeito tem uma causa, e avançar que o nada pode fazer alguma coisa.”; declarou o escritor Allan Kardec.

Os Axiomas e as Crenças Limitantes

 Embora haja um lado positivo, os axiomas também são representados por crenças limitantes; fatores estes que impedem nosso crescimento pessoal e profissional. Alimentar estes argumentos, que bloqueiam a visão para uma realidade diferente e positiva, faz com que o ser humano se limite em sua vida.

PSC

Pensamentos e ações, ainda que inconscientes, como – Eu não posso fazer isso; Isso não é para mim; Eu não mereço sucesso; Eu não sou capaz de aprender; Eu não consigo sozinho, entre outros, são alguns exemplos de axiomas que alimentamos, quando somos levados a acreditar, sem contestar, que isso realmente é uma verdade.

O Coaching, com suas técnicas e ferramentas efetivas, ajuda o indivíduo a rever suas crenças negativas, e com isso, traz à pessoa a oportunidade de eliminar os axiomas limitadores que impedem seu desenvolvimento.

O processo proporciona ainda um poderoso autoconhecimento, e isto, permite  identificar as fontes de bloqueios emocionais, profissionais, pessoais e afetivos. Para isso, o cliente é estimulado a compreender quem ele é, na essência, a visualizar seus reais valores e valorizar suas capacidades e habilidades em todos os níveis.

Além disso, o Coaching ajuda o coachee (cliente) a formar um novo sistema de crenças, mais positivo e compatível com seus anseios, e que lhe permita crescer, realizar seus sonhos e objetivos de vida e, especialmente, que esteja livre de tantas influências externas negativas.  Permita-se vivenciar todos os benefícios desta extraordinária metodologia e eliminar seus axiomas sabotadores. Faça Coaching!

Gostou do texto? Comente e compartilhe em suas redes sociais!