Voltar

Coaching e Mentoring na gestão de pessoas

Publicado em | 0 comentários

As empresas têm investido cada vez mais na gestão de pessoas como uma forma de aumentar seus resultados e lucros. Neste sentido, incentivar o desenvolvimento dos colaboradores torna-se um diferencial competitivo e essencial para as organizações que buscam se destacar no mercado.

Existem diversas metodologias que focam no crescimento e evolução dos profissionais. Entre elas estão o coaching e mentoring que, embora muitas pessoas pensem que são a mesma coisa, apresentam significado e função bastante distintos.

Depositphotos.com / .shock Coaching e Mentoring são metodologias que focam no crescimento dos profissionais.

Diferenças entre Coaching x Mentoring
O Coaching é a melhor e mais eficaz metodologia de desenvolvimento e capacitação humana que existe. Esta é a carreira que mais cresce no Brasil e no mundo, e pode ser considerada uma verdadeira filosofia de vida, que influencia na maneira de ser, viver, agir e conduzir pessoas e organizações.

Para realizar mudanças eficazes, permanentes e fazer com que metas e objetivos sejam alcançados em um curto espaço de tempo, o Coaching se utiliza de conhecimento, técnicas e ferramentas de diversas áreas, como psicologia, neurociência, administração, gestão de pessoas, entre outras

No ambiente organizacional, o Coaching é um excelente aliado para a preparação e desenvolvimento de profissionais. Isso porque ele trabalha no aprimoramento de habilidades e competências, além de desenvolver a liderança, comunicação, negociação, inteligência emocional, foco, gestão de tempo e planejamento estratégico.

O Coaching também leva à maximização de performances, uma vez que emprega a quebra de comportamentos limitantes e comportamentos sabotadores, incentivando o trabalho em equipe, elaboração de metas e objetivos tangíveis, a harmonização entre vida pessoal e profissional, motivação de funcionários e relacionamento interpessoal.

Todas essas mudanças são possíveis graças à parceria entre o profissional que conduz o processo, chamado de coach, e o profissional submetido a ele, chamado de coachee. Por meio de perguntas poderosas, o coach estimula o coachee a desenvolver todo o seu potencial e, ainda, descobrir as respostas que precisa para alcançar seus objetivos.

O Mentoring, por outro lado, é uma forma de aconselhamento e tutoria de profissionais em que uma pessoa mais experiente orienta e auxilia novos colaboradores em seus cargos, demandas e atividades. A função desse indivíduo é repassar seus conhecimentos para que o novo profissional possa executar seu trabalho de forma eficiente.

Essas orientações são fundamentais para profissionais que estão iniciando a carreira ou que acabaram de entrar em uma organização. O processo tem duração média de três a seis meses, ou até a pessoa conseguir realizar seu trabalho sem a dependência de seu tutor.

Vale destacar, por fim, que Coaching e Mentoring são metodologias que devem ser aplicadas de acordo com as necessidades de cada organização. Cabe à área de Recursos Humanos a função de identificar as deficiências e carências da empresa e saber qual o método mais indicado.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!