Pressmaster/Shutterstock O Coaching com suas técnicas e ferramentas efetivas ajuda profissionais e concurseiros a desenvolver novas habilidades que o levem a conquistar a tão sonhada vaga no serviço público

Muitos são os motivos que levam as pessoas a se interessarem pelo serviço público: estabilidade, benefícios, salários acima da média de mercado, e em alguns casos até seguir carreira dentro do órgão. Mas passar em um concurso público não é tarefa fácil, exige muita dedicação, foco e preparo emocional.

Estes são alguns dos principais elementos necessários para que o “concurseiro” alcance o seu objetivo: ser aprovado em um concurso público. Tudo isso é essencial, pois muitos serão os desafios até a aprovação, como horas e horas de estudo, assimilação de um grande volume de conteúdo, dificuldade de concentração, estresse, cansaço, falta de planejamento, entre outros.

Como o Coaching Para Concursos Funciona

Nesse processo, é preciso ter equilíbrio emocional para lidar com estas dificuldades, com algumas frustrações, com o tempo que deve ser dedicado aos estudos, com a cobrança e pressão que o candidato faz sobre si mesmo para conseguir alcançar o tão sonhado cargo público.

O Coaching é uma excelente alternativa para auxiliar o concurseiro, pois traz uma metodologia de estudo diferenciada, com a qual o indivíduo tem maiores chances de passar no concurso que almeja. O papel do coach é apoiar o coachee na construção de um planejamento, que o leve à ação e faça com que ele mantenha-se focado até a conquista do objetivo.

Além disso, o coachee é levado a descobrir quais são seus maiores dificultadores e com isso encontrar maneiras eficazes de solucionar estas questões, a partir de técnicas e ferramentas adequadas que o coach lhe apresentará.

Entre as técnicas que podem ser utilizadas estão exercícios de memorização, concentração, ferramentas de administração de tempo, bem como exercícios de relaxamento que são realizados antes e após a prova, para que o concurseiro possa controlar a ansiedade e ficar emocionalmente estável.

O Coaching também auxiliará o candidato a desenvolver competências no que diz respeito a:

PSC

Inteligência e controle emocional;

– Comunicação;

– Gestão de tempo;

– Desenvolvimento de habilidades e capacidades;

– Eliminação de bloqueios, medos e distrações;

– Aprimoramento de pontos positivos;

– Foco;

– Motivação;

– Melhoria na concentração.

Uma das melhorias mais importantes que ocorrem assim que o processo de Coaching é associado à preparação para concurso público é a organização da metodologia de estudos, pois muitos concurseiros não sabem por onde devem começar para saírem-se bem nas provas. Para isso, o coach realizará um planejamento que equilibre conhecimento e emoção, com o intuito de que o coachee aumente consideravelmente a sua performance, tenha ele mais experiência ou não em concursos.