Grupo de pessoas fazendo sinal positivo, depois de uma sessão de Coaching e de  uma aprendizagem vivencial

Lucky Business/Shutterstock O Coaching traz aprendizados por meio de vivências importantes para a evolução do cliente

O Coaching é um eficaz processo de desenvolvimento hu­mano e aceleração de resultados, que utiliza de distintas técnicas e métodos para propiciar ganhos diversos a quem vivencia esta fantástica oportunidade de evolução. O Coaching é construído a partir da somatória de ciências como a Administração, So­ciologia, Psicologia, Antropologia, Neurociências, Filosofia, Psicologia Positiva entre outras.

Os métodos e as técnicas de Coaching objetivam conduzir o indivíduo a um estado reflexivo durante as sessões, que vão ensejar um maior autoconhe­cimento e despertar o ímpeto pelo autodesenvolvimento sejam em âmbito pessoal, profissional, emocional ou espiritual.

Benefícios das Técnicas do Coaching

Esta metodologia única e poderosa também tem a capacidade de propor­cionar diversos benefícios, alguns deles são:

  • Foco, autoconfiança e resiliência;
  • Autoconhecimento e autodesenvolvimento;
  • Melhoria na comunicação e nos relacionamentos interpessoais;
  • Quebra de crenças limitantes e autossabotadoras;
  • Flexibilidade e melhor gestão do tempo;
  • Liderança e autoliderança;
  • Desenvolvimento e aprimoramento de habilidade e capacidades;
  • Definição de metas e objetivos realistas;
  • Inteligência e controle emocional;
  • Planejamento estratégico pessoal e profissional.

Para alcançar tais benefícios e atingir os propósitos al­mejados pelo grupo é necessário que o coachee pesquise e selecione bem a técnica que será utilizada. Ao longo da minha trajetória no mundo Coaching vi vários coaches falhar em seus percursos por não escolherem bem a abordagem e técnicas certas para atender seus clientes.

Desse modo quero apresentar-lhes algumas técnicas, que em minha opinião, podem ser adaptadas e utilizadas nos atendimentos de Coaching Group, considerando as carac­terísticas e objetivos que cada grupo apresenta.

Técnicas de Aprendizagem Vivencial

A Aprendizagem Vivencial é uma das técnicas que pos­sibilita perceber potencialidades, desejos e possibilidades de um indivíduo. Mas o que é essa técnica? Podendo ser desenvolvida individualmente ou em grupo, a Aprendizagem Vivencial consiste em a partir de uma dinâmica estabelecer pontos específicos a serem trabalhados de forma sistêmica.

PSC

O ciclo da Aprendizagem Vivencial origina-se da História Experiencial e do modelo proposto por David Kolb aplicado para essa metodologia:

<->Vivência -> Relato -> Processamento -> Generalização -> Aplicação <-> 

Essas etapas que compõem o ciclo de Aprendizagem Vivencial possibilitam que seja feita uma reflexão sobre a dinâmica com o intuito de um aprendizado efetivo. O coach desenvolve aqui o papel de facilitador para o processo de reflexão sobre a dinâmica que será aplicada e como um mediador do desenvolvimento do outro. Como nome sugere por meio de vivências práticas o coachee tem a oportunidade de entender seus afortunamentos e também dilemas e com mais clareza e ressignificá-los. Permita-se viver esta experiência também!