Profissional correndo atrás do tempo vivendo a Lei da Causa e Efeito

Manop/Shutterstock Tudo que fazemos ou deixamos de fazer tem leva a um resultado ou a falta dele!

Eu recordo de uma vez, ainda criança, morava na fazenda, quando brincava com meu estilingue e a pedra atingiu um pássaro preto, e ele morreu! Um crime terrível para uma criança, naquele momento eu era “o menino mal que matou o pássaro preto”. Isso torturou a minha mente por muito tempo.  Como eu – um garoto tão bom; poderia ter matado um passarinho? Não podia, isso era crime, caso de polícia. E me perguntava: Por que isso aconteceu? Por que tinha que ser comigo? Por que atirei naquela direção? Por que ele morreu? Por quê? Confesso que precisei de um bom tempo para me perdoar pela morte terrível do pássaro preto, pois estava confuso e mão entendia ao certo tudo aquilo.

Você, que está lendo esse artigo agora, deve estar se perguntando – o que esta história tem a ver com a Lei da Causalidade? O que a morte de um passarinho tem a ver com Causa e Efeito? Explico! Porque depois de entender e de ressignificar o que eu fiz, este fato real da minha infância me faz pensar no poder que as crianças possuem de criar uma conexão primaria e intensa com a Lei da Causa e Efeito.  De certo modo foi isso o que eu fiz também!

Digo isso porque os fatos e os acontecimentos despertam sua curiosidade em analisar profundamente os porquês e aguça ainda mais o seu desejo de entender como as coisas acontecem e deixam de acontecer. A facilidade que as crianças têm de conectar eventos e fazer questionamentos interessantes e reflexivos; saiba que tudo isso tem a ver com o Coaching – a arte de fazer perguntas.

Lei da Causa e Efeito e Coaching

Os porquês vêm atribuídos pelo desejo de entender os fatos, gerar reflexão e dar um significado ou novo significado aquilo que ainda não se tinha percebido. No Coaching, como costumo dizer – As perguntas são as respostas. Na Lei da Causa e Efeito – “Você é responsável pelas coisas que acontecem na sua vida”. A recompensa no futuro ou no agora, foram formadas pelas atitudes que teve no passado. Como plantar jiló e colher amoras? – Impossível!

A Causa está ligada a ação. O resultado é o Efeito do que você pensa e faz. E no Coaching o movimento de mudança é a percepção do estado atual e a projeção de qual lugar você deseja chegar. Saber quais são os comportamentos que precisam ser aprimorados para alcançar seus sonhos e ter resultados extraordinários. São as ferramentas e os processos diários que ajudam a equilibrar a causa e o efeito de forma responsável e congruente com os seus maiores desejos.

Eu te convido a pensar sobre as suas metas de vida, aquilo que já conquistou e sobre o que ainda deseja conquistar. De tudo que você já formou para si mesmo e para quem esteve ao seu lado, em todas as áreas da vida, seja no que tange – relacionamento, saúde, espiritualidade, carreira, família, amigos e finanças… Em algum momento você já refletiu qual o caminho que você está fazendo para chegar aos seus resultados? O quanto você se responsabiliza pelos efeitos em sua vida?

Quais são os Resultados das suas Ações?

PSC

Os comportamentos que tivemos no passado são o retrato do que somos hoje. E a maneira que percebemos nossa atitude atual, será a base para construirmos os nossos resultados futuros. Tudo isso, num nível menor ou maior; produtivo ou improdutivo; no leva a colher o que plantamos. Fazer ou não fazer, ambos significam fazer alguma coisa, estar sem fazer nada é fazer alguma coisa, e tudo é questão de escolha. Já pensou o que anda fazendo com o seu tempo? Quais as suas tomadas de decisão e quais são os resultados que você reconhece?

Tudo o que nós pensamos, a forma como reagimos, sentimos e agimos; como também a maneira que como nos comportamos reflete diretamente em nosso crescimento, sucesso e, em tudo que estamos plantando hoje e desejamos colher amanhã. A causa é o inicio de todo efeito. Nesse movimento é essencial à construção clara da causa e centralizar suas energias sobre ela, e todo o sistema se encarregará de cuidar do efeito.

A pergunta-chave é: Você está na causa ou efeito?

Você deixa as coisas acontecerem com você?

(   ) Sim  (   )Não

Você se coloca na posição de vítima?

(   ) Sim  (   )Não

Você está no comando da sua vida?

(   ) Sim  (   )Não

Os resultados que você está criando são congruentes as suas aspirações?

(   ) Sim  (   )Não

Você culpa o governo, a economia, a crise o planeta terra pela situação da sua vida atual?

 (   ) Sim  (   )Não

Muitos acham que estão do lado do efeito, com o medo de se responsabilizarem por seus resultados. E na verdade grande parte das pessoas está na causa, na ausência de comportamento e de ações congruentes com o efeito que se deseja causar.

Assuma suas Responsabilidades!

É fácil transferir a responsabilidade quando o efeito não foi alcançado da maneira que esperava. O difícil, para muitos, é assumir a causa – Lembre-se: tudo depende somente dos esforços dispensados e da intensão genuína de atingir o que se deseja.  Assumir o compromisso, responsabilizando-se por suas decisões e ações, projetando seus sonhos, traçando metas, caindo e se reerguendo mais forte; sendo o protagonista da sua história, ousando ir além, construindo pontes, agradecendo as pequenas conquistas do cotidiano.

Na vida tudo é treino, e para exercitar a fique na causa. Deixo algumas dicas valiosas:

  1. Faça o que tem que ser feito!
  2. Se for para fazer – Faça agora!
  3. Não espero que o outro faça por você.
  4. Tenhas seus próprios planos!
  5. Reconheça e aceite os seus erros – E faça diferente em outra oportunidade.
  6. Seus resultados dependem das suas ações de hoje – Faça boas escolhas.

Lembre-se, conscientização não é culpa, é a percepção das coisas que já fez e que poderiam ter sido realizadas de outra maneira.  No Coaching a Lei Causa e Efeito se relaciona muito com as ações – o que você pode fazer por você mesmo para melhorar em cada área da sua vida? – quanto mais você se conhece mais intensifica seu pensamento fortalecedor e positivo. Estar na causa é assumir os seus maiores desejos e fazer o seu melhor para alcançá-los plenamente.

Tudo é consiste em caminhar o caminho, acumular experiências e treinar para ser cada vez melhor. É como aprender a tocar um instrumento musical novo, ou aprender uma nova língua. Se treinar, se planejar, assumir e exercitar, como se disso dependesse da sua vida, é muito provável que o grupo da causa aumente. Experimente e motive-se.