Voltar

Coaching e a Diversidade

Publicado em | 0 comentários
diversidade

Rawpixel.com/Shutterstock No trabalho e na vida, temos que aprender a lidar com a diversidade de pessoas e sua forma de agir e pensar

Segundo o dicionário de Significados, diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta diferentes aspectos, sejam eles: culturais, biológicos, étnicos, religiosos, linguísticos ou de gênero, por exemplo. Isso quer dizer que eu, você, todos nós temos nossa própria forma de sentir, ver e entender as pessoas e o mundo e merecemos ser compreendidos e respeitados por isso.

Ser diverso, múltiplo, também é ser único em nossa forma de agir, ser e pensar. Afinal, cada um tem seu caminho e sua história e, por isso mesmo, é fundamental que todos tenham seu espaço para construir sua identidade e ser o que é melhor para si mesmo e para sua vida.

Coaching e o Respeito à Diversidade

Neste contexto destaca-se exatamente um dos principais e mais importantes princípios do Coaching – a suspensão de todo o tipo de julgamento. Ter esta consciência é fundamental para que possamos nos abrir a conhecer pessoas diferentes de nós, trocar experiências, conhecimentos, aprendizados e crescer mutuamente, sem que preconceitos ou discriminações impeçam isso.

Isso é respeito ao próximo e também uma forma de respeito por si mesmo. Ninguém é melhor ou pior por pensar diferente de nós. Logicamente, que ideias preconceituosas e discriminatórias precisam ser banidas, porém, é importante compreender também que não é por acaso que cada pessoa pensa ou age de um determinado jeito, pois somos o produto de como fomos educados e das influências internas e externas as quais fomos submetidos.

Para a filosofia do Coaching essencial é saber respeitar as diferenças e não deixar que crenças limitantes e preconceitos desvirtuem nossas ações. No trabalho, por exemplo, existe uma diversidade de pessoas com as mais diversas origens, crenças, idades, formações e formas de pensar e agir e, com as quais, temos que nos relacionar diariamente.

E aí, você vai pedir demissão porque ninguém pensa como você ou vai buscar ampliar e conhecer seus colegas e outros pontos de vista? Pergunto isso porque não podemos deixar que nossas diferenças, sejam elas quais forem, sejam impedimento ao desenvolvimento de relações interpessoais positivas, à realização de trabalho em equipe e à construção dos nossos resultados profissionais.

Respeite às Diferenças

Se você tem dificuldades em lidar com as diferenças, eu convido você a abrir sua mente e a buscar ouvir e compreender o outro da mesma maneira que gostaria de ser ouvido e compreendido. Você não é obrigado a aceitar ideias preconceituosas, mas ainda assim deve respeitar o ponto de vista alheio, pois a mudança de mentalidade ocorre de maneira gradual e não por imposição.

Na prática isso quer dizer que toda mudança começa por uma abertura verdadeira para querer mudar, para ressignificar crenças, experiências e valores negativos e rever suas posturas.  Isso pode nem sempre acontecer na velocidade que queremos, mas se há uma disponibilidade para mudar, é fato que já temos meio caminho andado. Pense nisso, faça a sua parte e seja uma pessoa que respeita as diversidades no trabalho, em família, nas amizades, em sociedade e na vida.

E mais, se você quer aprender a construir relacionamentos interpessoais mais positivos e construtivos, melhorar sua forma de compreensão do mundo e das pessoas, minha dica é: invista em seu aprimoramento. Faça a formação Professional & Self Coaching – PSC e obtenha todas as ferramentas necessárias para aprender a ser o melhor profissional e ser humano que você pode ser!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!