Fizkes/Shutterstock O Coaching de Saúde é um nicho bastante promissor e que pode apoiar os profissionais de saúde e seus clientes a conquistar maior bem-estar e sucesso

Classificar e conceituar o Coaching são tarefas das mais árduas. Entre metodologia e filosofia, ele assume muitas facetas. Para mim, a principal característica deste processo de desenvolvimento humano é ser algo universal.

O Coaching se adéqua a qualquer situação profissional ou pessoal, a qualquer cultura, a todas as formas de trabalho, às diversas dimensões da vida humana. Se ele pôde se originar no treinamento esportivo e foi fácil e rapidamente incorporado pelo meio empresarial. Quantas outras possibilidades há para o Coaching, não é mesmo?

Aqui trataremos da dimensão profissional do coach e de como este pode manter-se no mercado atuando nesse nicho bastante em voga. Assim, esta profissão é uma oportunidade de carreira que vem se alargando em todas as suas áreas. Com o segmento de saúde não é diferente, tendo a possibilidade de um projeto profissional bastante sólido para aqueles que se interessam nessa atividade como profissão.

Origens do Coaching de Saúde

Coaching em Saúde não é algo necessariamente novo. Com os estudos de Martin Seligman, já na década de 90, os profissionais de Psicologia passaram a conhecer mais os pressupostos dessa filosofia/ metodologia e encontrar conjunções entre essas ciências. Logo os neurocirurgiões e outros profissionais médicos também se interessaram e, daí por diante essa especialidade em Coaching foi tomando uma “cara”, foi criando uma identidade.

Hoje, muitos profissionais da saúde atuam aplicando métodos do Coaching e muitos coaches passaram a buscar formação em saúde como forma de aproveitar o bom andamento dessa área.

PSC

Enfermeiros e técnicos em enfermagem, cuidadores, médicos de diversas especialidades, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas holísticos, psicólogos, psicanalistas, nutricionistas, educadores físicos, técnicos em segurança do trabalho. Estes entre diversos outros profissionais podem tirar proveito do Coaching de Saúde, inclusive você mesmo, atuando com processo de autocura que, para o Coaching, é o mais forte elemento de desenvolvimento humano. Quanto mais você se conhece, mais você se desenvolve; se cura e se potencializa.

O coach em Saúde também pode nortear programas de qualidade nas empresas, o que agrega valor e traz benefícios diretos aos seus colaboradores. As empresas com essa preocupação destacam- se em rentabilidade, são bem vistas pelos funcionários em seus processos corporativos, no planejamento e na maneira de fazer seu gerenciamento.

Segundo um estudo norte-americano, para cada dólar investido em qualidade de vida dentro das empresas, se obtém de 2 a 5 U$ em retorno.  A redução de custos com a saúde dos colaboradores é considerável, além de diminuição dos níveis de estresse e aumento da produtividade.

O coach em saúde é treinado e capacitado para perceber a situação de forma abrangente e sistêmica. Na metodologia do Coaching ele observa a vida de seus clientes, suas aspirações e necessidades e trabalha com o coachee em prol de seu estado desejado.

O que está esperando então? Quer saber mais sobre este assunto, leia minha coleção sobre  este tema –    Coaching de Saúde