Você já percebeu que alguns de seus colegas de trabalho parecem estar sempre estressados, negativos e com uma nuvem pesada e carregada em cima da cabeça? Isso é um forte sinal de insatisfação e, como tal, trabalhar com pessoas infelizes pode ser um tanto complicado como absolutamente frustrante e improdutivo para todos. Isso acontece porque quando nossos colegas não estão bem emocionalmente, todo o ambiente acaba sendo afetado também. Para ajudá-los a vencer este sentimento ruim, é importante estender  a mão para eles e buscar ajudar-lhes do jeito que puder.

Faça isso por empatia, respeito ao momento do outro e também altruísmo profissional, pois ter uma fase ruim pode acontecer com toda e qualquer pessoa. Portanto, ajudar os demais a terem uma postura mais positiva em relação ao seu trabalho é sempre benéfico a todos do grupo pois ajuda a levantar o astral do ambiente.

5 Dicas Para  Ajudar Pessoas Infelizes no Trabalho

Listei algumas dicas que são úteis para ajudar profissionais próximos a você ou até a si mesmo a vencer a infelicidade no trabalho e ter mais conexão com o que você faz. Coloque-as em prática com os seus colegas e perceba uma melhora no ambiente.

1 – Dê Reforços Positivos!

As pessoas infelizes no trabalho costumam ter um grande eco dentro da cabeça para os pontos negativos da empresa. Sejamos sinceros, todo trabalho, por mais que você o adore, têm momentos que podem ser classificados como não tão bons. A diferença entre pessoas que estão bem com as funções profissionais que tem e aquelas que estão infelizes, é a dimensão que esses momentos recebem.

Ao conversar com esse colega você pode dar um patrocínio positivo, ou seja, reforçar os pontos positivos do trabalho, da empresa, da carreira e aqueles que você sabe que ele gosta. Isso vai mudar a energia e ajudar a mantê-la positiva.

2 – Estimule um Ambiente Socialmente Saudável

Sabe qual a principal fonte de infelicidade numa empresa? Aquele momento em que alguns funcionários se reúnem no cafezinho ou no almoço para falar mal dos colegas ausentes ou da própria empresa. Geralmente, essas fofocas têm como objetivo o desejo de transferir a culpa de sua própria frustração para terceiros. Você pode estimular que o ambiente profissional em torno das pessoas infelizes seja mais saudável, evitando que esse tipo de assunto predomine nos momentos de reunião ou, então, afastando esses colegas dessa fonte de assuntos negativos.

3 – Estabeleça Horários Certos Para o Trabalho

PSC

Algumas empresas podem acabar exigindo que seus funcionários trabalhem além do horário com certa frequência, mesmo recebendo horas-extras isso frustra algumas pessoas, que deixam de ter tempo para a sua vida pessoal.

Se isso acontece na empresa em que você trabalha, é importante conversar com o departamento de recursos humanos para que seja possível, pelo menos, fazer um rodízio de funcionários para as horas a mais. As pessoas não felizes que trabalham com você podem estar apenas querendo mais tempo para si mesmas.

4 – Converse Com as Pessoas e Seja Empático

Mostrar-se empático com as pessoas que estão descontentes é uma forma de ajudá-las. Desabafar sem culpas ou medo de ser demitido por suas opiniões é importante para esses colegas. Nos casos em que você não tem tanta intimidade com o outro, chegue devagar, puxe um assunto de trabalho e, conforme a conversa evoluir, diga a ele que percebe sua tristeza e quer saber se pode ajudá-lo de alguma forma prática ou apenas sendo um ouvido amigo.

5 – Sugira uma Mudança Profissional!

Algumas situações de tristeza no trabalho são irreversíveis e o melhor que esse indivíduo pode fazer por sua saúde emocional é mudar de emprego. Sabemos que em tempos de crise não é tão simples, mas não existe compensação verdadeira em trocar sua paz de espírito por dinheiro. Aconselhe esse colega a buscar por suas realizações, seu propósito ou mesmo a uma mudança de função na empresa.

Você convive com pessoas infelizes no trabalho? Deixe seu comentário contando sobre como você tem ajudado esses colegas a terem dias melhores.