Pressmaster/Shutterstock O Coaching de Carreira pode ser aplicado para melhorar os gaps do executivo, melhorar diversos aspectos de sua vida e desenvolver as competências que a empresa precisa do líder

O Coaching para executivos algumas vezes tem a intenção de focar em assuntos que estão relacionados à trajetória de carreira do profissional. Contudo, existem áreas específicas nas quais o coach pode guiar o profissional para que este alcance resultados ainda mais satisfatórios em sua vida.

O processo de Coaching envolve a pesquisa de mercado, identificação das habilidades do presente e futuro e ajuda o executivo a lidar tanto com problemas financeiros como com as incertezas que ele sempre teve e com as que surgem ao longo do caminho.

Já no auxílio para a mudança de carreira, o coach faz pesquisas de oportunidades e desenvolve novas habilidades e competências junto ao coachee, para que este possa alcançar seus objetivos como uma promoção ou aumento de salário.

Também ajuda o profissional na adaptação aos novos desafios em decorrência de promoções e em uma das questões mais trabalhadas no Coaching de Carreira, que é o equilíbrio entre as questões pessoais e as que envolvem o trabalho.

Principais Dificuldades dos Executivos

 Tratando dos fatores que são limitantes na carreira de um executivo, os chamados “descarriladores”, podemos citar a inabilidade de melhorar. Um exemplo disso é que alguns executivos temem contratar uma pessoa que seja mais bem qualificada ou mais competente do que eles, o que acaba por impedir a troca de experiências e o crescimento da empresa e de seus profissionais.

Outra grande dificuldade encontrada é a insegurança e a falta de autoridade perante a sua equipe seus superiores, a inabilidade para agradar e a falta de integridade, que causa a quebra de confiança, fazendo com que o executivo passe a não ser visto como confiável pelos outros na organização.

PSC

Há também aqueles profissionais que são arrogantes e tratam as pessoas ao seu redor com indelicadeza. A consequência disso é uma sensação de desconforto e desarmonia no ambiente de trabalho.

Coaching para Executivos Recém-Contratados

É comum empresas ou executivos que irão assumir uma nova posição contratarem coaches para auxiliá-los na preparação para isso. Durante esse processo, o Coaching de Carreira vai orientar na condução de uma análise política para a consolidação e construção de parcerias eficazes, com o cuidado de que a primeira impressão seja positiva.

Poderá também ajudar o profissional a desenvolver uma estratégia de comunicação, bem como para todos os empregados, no caso do reposicionamento de uma empresa, e na elaboração de planos de gestão.

Gaps mais comuns que levam a falha do novo líder

  • Falta de esclarecimento sobre sua posição e função;
  • Falha em identificar os stakeholders e construir parcerias-chave;
  • Aprender o trabalho de forma lenta;
  • Crítica à cultura existente ou inabilidade de construir uma cultura apropriada;
  • Diferenças interpessoais;
  • Falha em alcançar o equilíbrio necessário entre o trabalho e a vida familiar;
  • Superconfiança nas habilidades gerenciais e profissionais existentes.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Coaching de Carreira voltado para executivos? Aproveite, curta, comente e compartilhe este poderoso conteúdo em suas redes sociais!