Invista na profissão de Coach Corporativo e estaque-se nesta carreira em 2015 | Depositphotos Wavebreakmedia

Recentemente a revista Exame.com lançou uma pesquisa com recrutadores, que aponta as 42 profissões mais promissoras para o ano de 2015. Como já era de se prever, a função de Coach Corporativo figura entre as 15 primeiras posições, o que evidencia uma demanda real por profissionais com esta formação.

Podemos definir o Coaching Corporativo como uma modalidade voltada ao atendimento das demandas e necessidades das organizações. Isso compreende o desenvolvimento e capacitação de líderes, implantação da cultura de Coaching e também a formação de coaches internos.

Coaching – Um Apoio à Melhor Gestão de Pessoas

Um Coach Corporativo geralmente é um profissional advindo do mundo empresarial, que conhece este ambiente, suas lacunas, linguagem, demandas e tendências. Esta familiaridade facilita até mesmo no momento da negociação, pois quanto mais experiente for o Coach, maiores serão suas chances de ter mais uma empresa como cliente.

O que faz um Coach Corporativo?

Num primeiro momento, este coach trabalha junto à Gestão de Pessoas entendendo os objetivos e quais as necessidades da empresa com relação ao colaborador que passará pelo processo.

O segundo passo é fazer um plano de sessões e iniciar o processo com o coachee (cliente). De modo geral, o trabalho do Coach Corporativo compreende auxiliar o profissional na expansão de suas competências técnicas e comportamentais, que possibilitem o alcance efetivo dos resultados definidos no momento da contratação.

PSC

Destaco também que além de investir no desenvolvimento dos seus colaboradores, o que as empresas buscam, ao contratar um serviço de Coaching, é também fomentar a retenção de seus talentos, reduzir o turnover e garantir a manutenção de um bom clima organizacional.

Certificação como Pré-requisito para a Contratação

Além de ter experiência no mundo corporativo, as empresas exigem, como um dos pré-requisitos para a contratação, que estes profissionais tenham formação e certificações, nacionais e internacionais.

Isso demonstra uma maior valorização e reconhecimento das escolas nacionais e, como um treinamento formal, por meio de um Instituto de Coaching como o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, realmente faz toda a diferença.

Dicas Para Contratar um Coach Corporativo

  1. Verifique se o profissional possui formação e certificações – Uma formação confere mais capacitação e preparo para que o coach possa unir suas experiências e conhecimentos, e atender, com responsabilidade e maestria, as necessidades de seus clientes.
  1. Peça referências – Peça pelo menos três referências, de diferentes empresas, colha informações sobre a reputação do profissional; sua forma de trabalho e os resultados.
  1. Pesquise as experiências – Procure analisar quais são as experiências do profissional a ser contratado, e antes de tomar sua decisão final, avalie se elas são realmente congruentes com o objetivo que a empresa deseja alcançar.

Se você já é Coach formado, possui experiências no segmento empresarial e deseja utilizá-las para aumentar o seu leque profissional, em 2015, invista numa especialização em Coaching Corporativo ou em Coaching Executivo, modalidade voltada para o atendimento de líderes e executivos e também muito procurada pelas organizações.

Faça o Business and Executive Coaching

Pensando em atender esta demanda, o IBC desenvolveu a Formação e Certificação Internacional Business and Executive Coaching. Além de conhecimentos técnicos, no BEC, o profissional expandirá suas habilidades e agregará novas competências para atuar como Coach Corporativo, a profissão que estará em alta não apenas em 2015, mas com certeza, por muitos anos.

Invista em Coaching Corporativo e alcance resultados extraordinários!