Voltar

Como o Clima Organizacional Interfere na Saúde do Colaborador

Publicado em | 0 comentários
Clima Organizacional

ProStockstudio/Shutterstock Os conflitos no trabalho afetam diretamente à saúde dos profissionais e diminuem a sua motivação e produtividade

Da junção do ambiente físico com o clima organizacional chegamos à qualidade de vida no trabalho. A lógica é a mesma da vida cotidiana: se vivemos num ambiente saudável e cultivamos emoções positivas temos qualidade de vida.

A diferença primordial é que em casa, com sua família e amigos o maior responsável pela nossa qualidade de vida somos nós mesmos. Se eu não dedico um tempo para uma caminhada diária – ou qualquer outra atividade física – o responsável sou eu, se eu durmo em um colchão ruim pensando que a compra de outro é um gasto desnecessário, a responsabilidade também é exclusivamente minha.

Entretanto, na empresa o grande responsável por promover o bem-estar é a própria empresa. Por isso, meu querido leitor, saiba que você tem o poder de contribuir para a evolução de cada pessoa que trabalha com você. Lembre-se que só com saúde e bem-estar é possível conduzir de forma plena a evolução de cada um de nós e das organizações. Colabore para o bem-estar coletivo!

Clima Organizacional e Saúde no Trabalho

Para além da legislação vigente, é necessário que tratemos os colaboradores como um capital importante e essencial, em que a saúde é um bem irremediável, e no qual precisamos investir continuamente. O investimento em clima organizacional é um investimento no próprio processo produtivo da empresa.

No entanto, é preciso que essa medição de clima seja feita por completo e constantemente, de modo a identificar os pontos fortes e de melhoria. Digo isso porque as cadeiras e mesas podem ser absolutamente confortáveis, mas se a tensão das más relações de trabalho estiver “pesando” o clima, as dores lombares, articulares e de cabeça, com certeza, aparecerão.

A relação entre a mente e a saúde física é direta, quando estamos adoecidos fisicamente isso impacta diretamente em nosso corpo, do mesmo modo é quando nossa mente está em desequilíbrio, o que afeta nosso estado físico em cheio também.

As Relações Interpessoais No Trabalho

Cuidar das relações interpessoais entre colegas e também entre os profissionais e seus gestores é essencial. As empresas são feitas de pessoas, os resultados são construídos por pessoas, sem a junção de seus conhecimentos, habilidades e experiências os objetivos e as metas não são alcançados e nem os projetos obtém o êxito almejado.

No dia a dia, os conflitos abalam a produtividade e, muitas vezes, interferem diretamente na autoestima e autoconfiança do trabalhador. Desmotivado nenhum profissional consegue entregar bons resultados ou se relacionar positivamente com seus pares e superiores. Pelo contrário, tende a disseminar o pessimismo e a contaminar os demais.

Por isso, podemos concluir que a qualidade de vida no trabalho está diretamente ligada a uma boa gestão do clima organizacional. Assim, as empresas em conjunto com seus profissionais devem buscar colaborar ativa e positivamente para que se encontre o equilíbrio nas relações interpessoais e assertividade na tomada de decisão e no alcance dos resultados.

E se você quer melhorar a qualidade do clima organizacional, leve o Coaching para sua empresa. Conheça o Business and Executive Coaching – BEC, a formação que vai levar a metodologia mais efetiva do mundo para a evolução contínua de sua organização.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!