Cine Coaching

LooAll/Shutterstock O Cine Coaching é uma ferramenta de Coaching que potencializa o desenvolvimento do cliente poderosamente

Filmes têm por característica natural chamar a atenção por meio de suas histórias que atraem a nossa atenção e despertam em nós as mais variadas emoções. Seja por possuir um roteiro interessante, seja pelos atores renomados que compõem seu elenco, seja pelos efeitos especiais, fato é que desde o seu surgimento, filmes e cinema funcionam como um universo mágico, cheio de ensinamentos.

Quem nunca se identificou com o personagem de um filme ou se pegou refletindo sobre a “moral da história”? Os filmes, por meio de suas histórias, ativam nossa mente. Assistir a um filme pode ajudar a mudar nossos pensamentos e também alterar a forma como agimos e vemos o mundo. Independentemente do gênero, os filmes tem o poder de transmitir mensagens como se fossem verdadeiras lições de vida, afetando diretamente o nosso real cenário, fazendo com que tenhamos momentos de reflexão.

Desde o nosso nascimento, todas as nossas memórias boas e ruins, os incidentes, e as conquistas são guardadas em nossa mente e com o passar do tempo essa série de eventos formulam a nossa história. Quando falamos de nossa vida para alguém, contamos em forma de história, justamente por esse motivo.

Quando assistimos a um filme, encaramos a história da mesma maneira. Vemos a vida das pessoas em forma de série e, quando assistimos ao fim é comum relacionarmos o que assistimos à nossa história de vida, e começarmos a pensar, a refletir sobre nossa vida dentro daquele mesmo contexto e por alguns minutos tomarmos a ficção como realidade.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!Conheça mais sobre essa metodologia, acesse
“Tudo Sobre Coaching”!

Cine Coaching

Por esse motivo é comum que o coach indique ao coachee (cliente) alguns filmes como tarefa de Coaching. O objetivo dessa tarefa, conhecida como Cine Coaching, é justamente causar reflexão através da história de vida de um personagem. É fazer com que o Coachee, ao terminar de assistir ao filme, faça uma relação do que acabou de absorver de informação, com o universo do Coaching e com a sua própria vida.

PSC

É comum que no encontro seguinte o coach faça ao coachee perguntas para verificar o que seu cliente entendeu do filme e da lição que foi transmitida ao assisti-lo, se o Coachee fez alguma relação da história que assistiu com sua vida, e qual foi à evolução de seu cliente depois dessa tarefa de Coaching.

A grande maioria dos filmes indicados no Cine Coaching são filmes motivacionais e inspiracionais, com exemplos de superação e determinação, com histórias que realmente mexem com nossos sentidos.

Os personagens que o Coachee vai encontrar na lista de filmes recomendados pelo Coach vivem situações que exigem mudança – sejam de comportamento, de atitude ou de reação emocional – e também não encontraram respostas prontas.

Mas, com o auxílio e perguntas recebidas, conseguem descobrir suas próprias respostas. Da mesma forma é a atuação do coach, ele não dá resposta, mas faz com o que Coachee pense no que está fazendo, o incita à reflexão, formulando perguntas para ele.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

O Cine Coaching é, portanto, uma das melhores formas de elevar o nível de consciência e aprendizado do coachee, por poder mostrá-lo, muitas vezes, a sua própria história sendo contada por personagens, levando o mesmo a identificar-se e mudar o roteiro de sua própria história.

Reflita: Com qual filme você mais se identificou em sua vida? De que maneira você relaciona o Coaching com os aprendizados adquiridos ao assisti-lo? Comente, opine e compartilhe também sua sugestão.